Modelos e modelizações no ensino: um estudo da cadeia alimentar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paz, Alfredo Mullen da
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Abegg, Ilse, Alves Filho, José de Pinho, Oliveira, Vera Lúcia Bahl de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9981
Resumo: Este trabalho aborda o processo de modelização no Ensino de Ciências Naturais, mais especificamente no ensino de Biologia. Primeiramente, abordam-se conceitualmente modelos emodelizações no ensino de ciências. Após esse procedimento é apresentado o exemplo de modelização da cadeia alimentar e, por fim, descreve-se uma situação transcorrida em sala de aulana qual é analisado o processo de ensino aprendizagem, mediado pelos modelos. Para tanto, utilizou-se uma situação didática desenvolvida na 4ª série do ensino fundamental sobre o tema “cadeia alimentar”. Foram utilizados nesse processo de ensino, os modelos e representações apresentadas em livros didáticos de diferentes séries, inclusive dos níveis médio e superior. Como conclusões, apontamos que os modelos devem ser utilizados como recursos aproximativos e não como realidades; como instrumentos de explicação e previsão produzidos com a intenção de uma melhor compreensão dos problemas educativos enfrentados. Nesse processo, é fundamental o papel do professor na implementação das situações de interação e aprendizagem necessárias
id UFMG-11_ca99621f0472a9bc67b906bb64881d51
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9981
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Modelos e modelizações no ensino: um estudo da cadeia alimentarEste trabalho aborda o processo de modelização no Ensino de Ciências Naturais, mais especificamente no ensino de Biologia. Primeiramente, abordam-se conceitualmente modelos emodelizações no ensino de ciências. Após esse procedimento é apresentado o exemplo de modelização da cadeia alimentar e, por fim, descreve-se uma situação transcorrida em sala de aulana qual é analisado o processo de ensino aprendizagem, mediado pelos modelos. Para tanto, utilizou-se uma situação didática desenvolvida na 4ª série do ensino fundamental sobre o tema “cadeia alimentar”. Foram utilizados nesse processo de ensino, os modelos e representações apresentadas em livros didáticos de diferentes séries, inclusive dos níveis médio e superior. Como conclusões, apontamos que os modelos devem ser utilizados como recursos aproximativos e não como realidades; como instrumentos de explicação e previsão produzidos com a intenção de uma melhor compreensão dos problemas educativos enfrentados. Nesse processo, é fundamental o papel do professor na implementação das situações de interação e aprendizagem necessáriasCECIMIG-FaE-UFMG2009-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9981Ensaio Research in Science Education; Vol. 8 No. 2 (2006); 133-1146Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 8 Núm. 2 (2006); 133-1146Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 8 n. 2 (2006); 133-11461983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9981/6953Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaz, Alfredo Mullen daAbegg, IlseAlves Filho, José de PinhoOliveira, Vera Lúcia Bahl de2019-02-01T19:54:20Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9981Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:20Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelos e modelizações no ensino: um estudo da cadeia alimentar
title Modelos e modelizações no ensino: um estudo da cadeia alimentar
spellingShingle Modelos e modelizações no ensino: um estudo da cadeia alimentar
Paz, Alfredo Mullen da
title_short Modelos e modelizações no ensino: um estudo da cadeia alimentar
title_full Modelos e modelizações no ensino: um estudo da cadeia alimentar
title_fullStr Modelos e modelizações no ensino: um estudo da cadeia alimentar
title_full_unstemmed Modelos e modelizações no ensino: um estudo da cadeia alimentar
title_sort Modelos e modelizações no ensino: um estudo da cadeia alimentar
author Paz, Alfredo Mullen da
author_facet Paz, Alfredo Mullen da
Abegg, Ilse
Alves Filho, José de Pinho
Oliveira, Vera Lúcia Bahl de
author_role author
author2 Abegg, Ilse
Alves Filho, José de Pinho
Oliveira, Vera Lúcia Bahl de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paz, Alfredo Mullen da
Abegg, Ilse
Alves Filho, José de Pinho
Oliveira, Vera Lúcia Bahl de
description Este trabalho aborda o processo de modelização no Ensino de Ciências Naturais, mais especificamente no ensino de Biologia. Primeiramente, abordam-se conceitualmente modelos emodelizações no ensino de ciências. Após esse procedimento é apresentado o exemplo de modelização da cadeia alimentar e, por fim, descreve-se uma situação transcorrida em sala de aulana qual é analisado o processo de ensino aprendizagem, mediado pelos modelos. Para tanto, utilizou-se uma situação didática desenvolvida na 4ª série do ensino fundamental sobre o tema “cadeia alimentar”. Foram utilizados nesse processo de ensino, os modelos e representações apresentadas em livros didáticos de diferentes séries, inclusive dos níveis médio e superior. Como conclusões, apontamos que os modelos devem ser utilizados como recursos aproximativos e não como realidades; como instrumentos de explicação e previsão produzidos com a intenção de uma melhor compreensão dos problemas educativos enfrentados. Nesse processo, é fundamental o papel do professor na implementação das situações de interação e aprendizagem necessárias
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9981
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9981/6953
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 8 No. 2 (2006); 133-1146
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 8 Núm. 2 (2006); 133-1146
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 8 n. 2 (2006); 133-1146
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162155139072