PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: O MUSEU COMO ESPAÇO FORMATIVO: SCIENCE TEACHING PRACTICE: MUSEUMS AS A TRAINING SPACE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34729
Resumo: A formação inicial de professores de ciências tem desenvolvido de forma incipiente o tema da educação em museus e centros de ciências. Nesse sentido, este artigo apresenta apontamentos sobre a formação que futuros professores tiveram para atuar em um centro de ciências (CDCC/ USP), suas concepções sobre as características da educação escolar e extra-escolar e as contribuições formativas oferecidas por esse espaço, na perspectiva de compreendê-lo como um lócus formativo na prática de ensino de ciências. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, com a realização de entrevistas semi-estruturadas com quatro licenciandas-mediadoras, atuantes no centro de ciências mencionado. A inserção do estágio em espaços extra-escolares na prática de ensino também pode configurar-se como alternativa viável para a formação docente em Ciências. The initial training of science teachers has hardly explored the theme of education in museums and science centers. This paper focused on this theme by investigating future teachers who work at a science center (CDCC/USP), their views on the characteristics of school and extra-school education, and the contributions provided by this space, with a view to recognize it as a training space for science teaching practice. The study used a qualitative approach through semi-structured interviews with four undergraduate-mediators working at the science center in question. Trainee programs at extra-school spaces can also represent a viable alternative to initial training of science teachers.
id UFMG-11_ccb1051830d0d0c87edc93a0f55faa2c
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34729
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: O MUSEU COMO ESPAÇO FORMATIVO: SCIENCE TEACHING PRACTICE: MUSEUMS AS A TRAINING SPACEEducação em Museus; Prática de Ensino; Formação Docente.A formação inicial de professores de ciências tem desenvolvido de forma incipiente o tema da educação em museus e centros de ciências. Nesse sentido, este artigo apresenta apontamentos sobre a formação que futuros professores tiveram para atuar em um centro de ciências (CDCC/ USP), suas concepções sobre as características da educação escolar e extra-escolar e as contribuições formativas oferecidas por esse espaço, na perspectiva de compreendê-lo como um lócus formativo na prática de ensino de ciências. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, com a realização de entrevistas semi-estruturadas com quatro licenciandas-mediadoras, atuantes no centro de ciências mencionado. A inserção do estágio em espaços extra-escolares na prática de ensino também pode configurar-se como alternativa viável para a formação docente em Ciências. The initial training of science teachers has hardly explored the theme of education in museums and science centers. This paper focused on this theme by investigating future teachers who work at a science center (CDCC/USP), their views on the characteristics of school and extra-school education, and the contributions provided by this space, with a view to recognize it as a training space for science teaching practice. The study used a qualitative approach through semi-structured interviews with four undergraduate-mediators working at the science center in question. Trainee programs at extra-school spaces can also represent a viable alternative to initial training of science teachers.CECIMIG-FaE-UFMG2011-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3472910.1590/1983-21172011130309Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 3 (2011)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 3 (2011)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 3 (2011)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34729/27420Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessOvigli, Daniel Fernando Bovolenta 2021-06-19T22:07:40Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34729Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-19T22:07:40Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: O MUSEU COMO ESPAÇO FORMATIVO: SCIENCE TEACHING PRACTICE: MUSEUMS AS A TRAINING SPACE
title PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: O MUSEU COMO ESPAÇO FORMATIVO: SCIENCE TEACHING PRACTICE: MUSEUMS AS A TRAINING SPACE
spellingShingle PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: O MUSEU COMO ESPAÇO FORMATIVO: SCIENCE TEACHING PRACTICE: MUSEUMS AS A TRAINING SPACE
Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta
Educação em Museus; Prática de Ensino; Formação Docente.
title_short PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: O MUSEU COMO ESPAÇO FORMATIVO: SCIENCE TEACHING PRACTICE: MUSEUMS AS A TRAINING SPACE
title_full PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: O MUSEU COMO ESPAÇO FORMATIVO: SCIENCE TEACHING PRACTICE: MUSEUMS AS A TRAINING SPACE
title_fullStr PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: O MUSEU COMO ESPAÇO FORMATIVO: SCIENCE TEACHING PRACTICE: MUSEUMS AS A TRAINING SPACE
title_full_unstemmed PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: O MUSEU COMO ESPAÇO FORMATIVO: SCIENCE TEACHING PRACTICE: MUSEUMS AS A TRAINING SPACE
title_sort PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: O MUSEU COMO ESPAÇO FORMATIVO: SCIENCE TEACHING PRACTICE: MUSEUMS AS A TRAINING SPACE
author Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta
author_facet Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Museus; Prática de Ensino; Formação Docente.
topic Educação em Museus; Prática de Ensino; Formação Docente.
description A formação inicial de professores de ciências tem desenvolvido de forma incipiente o tema da educação em museus e centros de ciências. Nesse sentido, este artigo apresenta apontamentos sobre a formação que futuros professores tiveram para atuar em um centro de ciências (CDCC/ USP), suas concepções sobre as características da educação escolar e extra-escolar e as contribuições formativas oferecidas por esse espaço, na perspectiva de compreendê-lo como um lócus formativo na prática de ensino de ciências. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, com a realização de entrevistas semi-estruturadas com quatro licenciandas-mediadoras, atuantes no centro de ciências mencionado. A inserção do estágio em espaços extra-escolares na prática de ensino também pode configurar-se como alternativa viável para a formação docente em Ciências. The initial training of science teachers has hardly explored the theme of education in museums and science centers. This paper focused on this theme by investigating future teachers who work at a science center (CDCC/USP), their views on the characteristics of school and extra-school education, and the contributions provided by this space, with a view to recognize it as a training space for science teaching practice. The study used a qualitative approach through semi-structured interviews with four undergraduate-mediators working at the science center in question. Trainee programs at extra-school spaces can also represent a viable alternative to initial training of science teachers.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34729
10.1590/1983-21172011130309
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34729
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172011130309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34729/27420
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 3 (2011)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 3 (2011)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 3 (2011)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711165042917376