SABERES POPULARES E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UM OLHAR A PARTIR DA LITERATURA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: FOLK WISDOM AND SCIENCE EDUCATION: A REVIEW FROM THE NATIONAL LITERATURE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Patrícia Maria Azevedo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cunha Flor, Cristhiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10094
Resumo: Apresentamos um olhar para a literatura na área de Educação Científica sobre o tema saberes populares, procurando compreender como este é tratado pela pesquisa em Ensino de Ciências. Realizamos uma revisão em seis periódicos nacionais da área de ensino/aprendizagem de ciências publicados entre 2000 e 2012 e, posteriormente, buscamos outras publicações dos autores levantados. Após a leitura dos trabalhos, construímos quatro categorias: Reflexões teóricas; Novas alternativas didáticas; Troca de conhecimentos com a comunidade; Investigação das transformações ocorridas ao longo do tempo. A pesquisa sobre a inserção de saberes populares no Ensino de Ciências ainda é incipiente e concentra-se no desenvolvimento de novas alternativas didáticas, o que mostra um movimento no sentido de aproximar, por meio da pesquisa, os saberes populares do conhecimento escolar. We present a Science Education literature review about folk wisdom, trying to understand how this subject is approached by research in science education. We did a revision in six Brazilian periodicals that published articles about science education/science learning, between 2000 and 2012 and, subsequently, sought other publications from the same authors. After reading the papers, we classified them in four categories: Theoretical reflections; New educational alternatives; Knowledge exchange with the community; Investigation of transformation over time. Research on folk wisdom's inclusion in science education is still incipient and focuses on the development of new teaching alternatives. This shows a movement in the sense to approximate, through the research, conventional knowledge to school knowledge.
id UFMG-11_d02e03e2a4d80b4226d088862d6008aa
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/10094
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling SABERES POPULARES E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UM OLHAR A PARTIR DA LITERATURA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: FOLK WISDOM AND SCIENCE EDUCATION: A REVIEW FROM THE NATIONAL LITERATURESaberes Populares; Ensino de Ciências; Revisão de Literatura.Apresentamos um olhar para a literatura na área de Educação Científica sobre o tema saberes populares, procurando compreender como este é tratado pela pesquisa em Ensino de Ciências. Realizamos uma revisão em seis periódicos nacionais da área de ensino/aprendizagem de ciências publicados entre 2000 e 2012 e, posteriormente, buscamos outras publicações dos autores levantados. Após a leitura dos trabalhos, construímos quatro categorias: Reflexões teóricas; Novas alternativas didáticas; Troca de conhecimentos com a comunidade; Investigação das transformações ocorridas ao longo do tempo. A pesquisa sobre a inserção de saberes populares no Ensino de Ciências ainda é incipiente e concentra-se no desenvolvimento de novas alternativas didáticas, o que mostra um movimento no sentido de aproximar, por meio da pesquisa, os saberes populares do conhecimento escolar. We present a Science Education literature review about folk wisdom, trying to understand how this subject is approached by research in science education. We did a revision in six Brazilian periodicals that published articles about science education/science learning, between 2000 and 2012 and, subsequently, sought other publications from the same authors. After reading the papers, we classified them in four categories: Theoretical reflections; New educational alternatives; Knowledge exchange with the community; Investigation of transformation over time. Research on folk wisdom's inclusion in science education is still incipient and focuses on the development of new teaching alternatives. This shows a movement in the sense to approximate, through the research, conventional knowledge to school knowledge.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/1009410.1590/1983-21172015170202Ensaio Research in Science Education; Vol. 17 No. 2 (2015)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 17 Núm. 2 (2015)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 17 n. 2 (2015)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10094/26752Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessXavier, Patrícia Maria AzevedoCunha Flor, Cristhiane2021-07-07T19:11:59Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10094Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-07-07T19:11:59Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv SABERES POPULARES E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UM OLHAR A PARTIR DA LITERATURA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: FOLK WISDOM AND SCIENCE EDUCATION: A REVIEW FROM THE NATIONAL LITERATURE
title SABERES POPULARES E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UM OLHAR A PARTIR DA LITERATURA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: FOLK WISDOM AND SCIENCE EDUCATION: A REVIEW FROM THE NATIONAL LITERATURE
spellingShingle SABERES POPULARES E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UM OLHAR A PARTIR DA LITERATURA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: FOLK WISDOM AND SCIENCE EDUCATION: A REVIEW FROM THE NATIONAL LITERATURE
Xavier, Patrícia Maria Azevedo
Saberes Populares; Ensino de Ciências; Revisão de Literatura.
title_short SABERES POPULARES E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UM OLHAR A PARTIR DA LITERATURA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: FOLK WISDOM AND SCIENCE EDUCATION: A REVIEW FROM THE NATIONAL LITERATURE
title_full SABERES POPULARES E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UM OLHAR A PARTIR DA LITERATURA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: FOLK WISDOM AND SCIENCE EDUCATION: A REVIEW FROM THE NATIONAL LITERATURE
title_fullStr SABERES POPULARES E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UM OLHAR A PARTIR DA LITERATURA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: FOLK WISDOM AND SCIENCE EDUCATION: A REVIEW FROM THE NATIONAL LITERATURE
title_full_unstemmed SABERES POPULARES E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UM OLHAR A PARTIR DA LITERATURA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: FOLK WISDOM AND SCIENCE EDUCATION: A REVIEW FROM THE NATIONAL LITERATURE
title_sort SABERES POPULARES E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UM OLHAR A PARTIR DA LITERATURA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: FOLK WISDOM AND SCIENCE EDUCATION: A REVIEW FROM THE NATIONAL LITERATURE
author Xavier, Patrícia Maria Azevedo
author_facet Xavier, Patrícia Maria Azevedo
Cunha Flor, Cristhiane
author_role author
author2 Cunha Flor, Cristhiane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Patrícia Maria Azevedo
Cunha Flor, Cristhiane
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes Populares; Ensino de Ciências; Revisão de Literatura.
topic Saberes Populares; Ensino de Ciências; Revisão de Literatura.
description Apresentamos um olhar para a literatura na área de Educação Científica sobre o tema saberes populares, procurando compreender como este é tratado pela pesquisa em Ensino de Ciências. Realizamos uma revisão em seis periódicos nacionais da área de ensino/aprendizagem de ciências publicados entre 2000 e 2012 e, posteriormente, buscamos outras publicações dos autores levantados. Após a leitura dos trabalhos, construímos quatro categorias: Reflexões teóricas; Novas alternativas didáticas; Troca de conhecimentos com a comunidade; Investigação das transformações ocorridas ao longo do tempo. A pesquisa sobre a inserção de saberes populares no Ensino de Ciências ainda é incipiente e concentra-se no desenvolvimento de novas alternativas didáticas, o que mostra um movimento no sentido de aproximar, por meio da pesquisa, os saberes populares do conhecimento escolar. We present a Science Education literature review about folk wisdom, trying to understand how this subject is approached by research in science education. We did a revision in six Brazilian periodicals that published articles about science education/science learning, between 2000 and 2012 and, subsequently, sought other publications from the same authors. After reading the papers, we classified them in four categories: Theoretical reflections; New educational alternatives; Knowledge exchange with the community; Investigation of transformation over time. Research on folk wisdom's inclusion in science education is still incipient and focuses on the development of new teaching alternatives. This shows a movement in the sense to approximate, through the research, conventional knowledge to school knowledge.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10094
10.1590/1983-21172015170202
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10094
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172015170202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10094/26752
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 17 No. 2 (2015)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 17 Núm. 2 (2015)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 17 n. 2 (2015)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162662649856