AS RELAÇÕES ENTRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E REPRESENTAÇÕES MULTIMODAIS: THE RELATIONSHIP BETWEEN THE SIGNIFICANT LEARNING AND MULTI-MODALS REPRESENTATIONS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34764 |
Resumo: | A linha de pesquisa em multimodos de representações vem atualmente sendo destacada como instrumento de instrução na educação científica. Partindo dos fundamentos que justificam um encaminhamento didático à luz dos multimodos de representações, este trabalho procura mostrar que há compatibilidade desses fundamentos com a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Procuramos relacionar conceitos integrantes da Teoria da Aprendizagem Significativa com a linha de multímodos de representação, argumentando também sobre a pertinência existente entre ambas nas situações de ensino-aprendizagem que ocor rem na sala de aula. The multi-modes in representation line research has been highlighted as an instruction instrument in the scientific education. From the concepts that justify a didactic procedure due to the multi-modes of representations, this paper tries to show that there is certain compatibili ty among these concepts with theories of the significant learning of Ausubel. The integrating concepts of Significant Learning Theory were related to the multi-modes line of representation by discussing its impor tance in all teaching-learning situations that occur in the classroom. |
id |
UFMG-11_d293805098f29c1d4ba808696aa05997 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34764 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS RELAÇÕES ENTRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E REPRESENTAÇÕES MULTIMODAIS: THE RELATIONSHIP BETWEEN THE SIGNIFICANT LEARNING AND MULTI-MODALS REPRESENTATIONSAprendizagem Significativa; Representações Multimodais; Educação Científica.A linha de pesquisa em multimodos de representações vem atualmente sendo destacada como instrumento de instrução na educação científica. Partindo dos fundamentos que justificam um encaminhamento didático à luz dos multimodos de representações, este trabalho procura mostrar que há compatibilidade desses fundamentos com a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Procuramos relacionar conceitos integrantes da Teoria da Aprendizagem Significativa com a linha de multímodos de representação, argumentando também sobre a pertinência existente entre ambas nas situações de ensino-aprendizagem que ocor rem na sala de aula. The multi-modes in representation line research has been highlighted as an instruction instrument in the scientific education. From the concepts that justify a didactic procedure due to the multi-modes of representations, this paper tries to show that there is certain compatibili ty among these concepts with theories of the significant learning of Ausubel. The integrating concepts of Significant Learning Theory were related to the multi-modes line of representation by discussing its impor tance in all teaching-learning situations that occur in the classroom.CECIMIG-FaE-UFMG2011-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3476410.1590/1983-21172010120303Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 3 (2010)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 3 (2010)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 3 (2010)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34764/27458Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessZompero, Andreia de Freitas Laburú , Carlos Eduardo 2021-06-21T18:07:11Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34764Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-21T18:07:11Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS RELAÇÕES ENTRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E REPRESENTAÇÕES MULTIMODAIS: THE RELATIONSHIP BETWEEN THE SIGNIFICANT LEARNING AND MULTI-MODALS REPRESENTATIONS |
title |
AS RELAÇÕES ENTRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E REPRESENTAÇÕES MULTIMODAIS: THE RELATIONSHIP BETWEEN THE SIGNIFICANT LEARNING AND MULTI-MODALS REPRESENTATIONS |
spellingShingle |
AS RELAÇÕES ENTRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E REPRESENTAÇÕES MULTIMODAIS: THE RELATIONSHIP BETWEEN THE SIGNIFICANT LEARNING AND MULTI-MODALS REPRESENTATIONS Zompero, Andreia de Freitas Aprendizagem Significativa; Representações Multimodais; Educação Científica. |
title_short |
AS RELAÇÕES ENTRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E REPRESENTAÇÕES MULTIMODAIS: THE RELATIONSHIP BETWEEN THE SIGNIFICANT LEARNING AND MULTI-MODALS REPRESENTATIONS |
title_full |
AS RELAÇÕES ENTRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E REPRESENTAÇÕES MULTIMODAIS: THE RELATIONSHIP BETWEEN THE SIGNIFICANT LEARNING AND MULTI-MODALS REPRESENTATIONS |
title_fullStr |
AS RELAÇÕES ENTRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E REPRESENTAÇÕES MULTIMODAIS: THE RELATIONSHIP BETWEEN THE SIGNIFICANT LEARNING AND MULTI-MODALS REPRESENTATIONS |
title_full_unstemmed |
AS RELAÇÕES ENTRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E REPRESENTAÇÕES MULTIMODAIS: THE RELATIONSHIP BETWEEN THE SIGNIFICANT LEARNING AND MULTI-MODALS REPRESENTATIONS |
title_sort |
AS RELAÇÕES ENTRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E REPRESENTAÇÕES MULTIMODAIS: THE RELATIONSHIP BETWEEN THE SIGNIFICANT LEARNING AND MULTI-MODALS REPRESENTATIONS |
author |
Zompero, Andreia de Freitas |
author_facet |
Zompero, Andreia de Freitas Laburú , Carlos Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Laburú , Carlos Eduardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zompero, Andreia de Freitas Laburú , Carlos Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Significativa; Representações Multimodais; Educação Científica. |
topic |
Aprendizagem Significativa; Representações Multimodais; Educação Científica. |
description |
A linha de pesquisa em multimodos de representações vem atualmente sendo destacada como instrumento de instrução na educação científica. Partindo dos fundamentos que justificam um encaminhamento didático à luz dos multimodos de representações, este trabalho procura mostrar que há compatibilidade desses fundamentos com a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Procuramos relacionar conceitos integrantes da Teoria da Aprendizagem Significativa com a linha de multímodos de representação, argumentando também sobre a pertinência existente entre ambas nas situações de ensino-aprendizagem que ocor rem na sala de aula. The multi-modes in representation line research has been highlighted as an instruction instrument in the scientific education. From the concepts that justify a didactic procedure due to the multi-modes of representations, this paper tries to show that there is certain compatibili ty among these concepts with theories of the significant learning of Ausubel. The integrating concepts of Significant Learning Theory were related to the multi-modes line of representation by discussing its impor tance in all teaching-learning situations that occur in the classroom. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34764 10.1590/1983-21172010120303 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34764 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172010120303 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34764/27458 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 3 (2010) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 3 (2010) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 3 (2010) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711165081714688 |