Livro didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9999 |
Resumo: | A adoção de livros didáticos de Ciências que incorporem abordagens metodológicas inovadoras pode contribuir para mudanças na prática docente. O objetivo deste artigo é discutir a função pedagógica do livro didático e sua relação com o professor e analisar concepções de um grupo de professores que adotou um livro didático inovador a respeito das características que eles identificam nesse livro. A análise dessas concepções evidencia uma tensão entre o anseiode adotar mudanças de estratégias indicadas pelo livro didático e as dificuldades de desenvolver práticas diferenciadas das convencionais. Essa tensão leva os professores à, contraditoriamente, apontarem aspectos inovadores do livro, tanto de forma positiva como de forma negativa.Reflexões relativas à formação de professores são discutidas ao final do artigo. |
id |
UFMG-11_d3ba9eac6d485d759c89a2a17ae0fb7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9999 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Livro didático inovador e professores: uma tensão a ser vencidaA adoção de livros didáticos de Ciências que incorporem abordagens metodológicas inovadoras pode contribuir para mudanças na prática docente. O objetivo deste artigo é discutir a função pedagógica do livro didático e sua relação com o professor e analisar concepções de um grupo de professores que adotou um livro didático inovador a respeito das características que eles identificam nesse livro. A análise dessas concepções evidencia uma tensão entre o anseiode adotar mudanças de estratégias indicadas pelo livro didático e as dificuldades de desenvolver práticas diferenciadas das convencionais. Essa tensão leva os professores à, contraditoriamente, apontarem aspectos inovadores do livro, tanto de forma positiva como de forma negativa.Reflexões relativas à formação de professores são discutidas ao final do artigo.CECIMIG-FaE-UFMG2008-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9999Ensaio Research in Science Education; Vol. 7 No. 2 (2005); 119-130Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 7 Núm. 2 (2005); 119-130Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 7 n. 2 (2005); 119-1301983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9999/6971Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, Maria Helena da Silvados Santos, Widson Luiz PereiraMol, Gerson de Souza2019-02-01T19:54:23Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9999Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:23Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Livro didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida |
title |
Livro didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida |
spellingShingle |
Livro didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida Carneiro, Maria Helena da Silva |
title_short |
Livro didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida |
title_full |
Livro didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida |
title_fullStr |
Livro didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida |
title_full_unstemmed |
Livro didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida |
title_sort |
Livro didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida |
author |
Carneiro, Maria Helena da Silva |
author_facet |
Carneiro, Maria Helena da Silva dos Santos, Widson Luiz Pereira Mol, Gerson de Souza |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Widson Luiz Pereira Mol, Gerson de Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Maria Helena da Silva dos Santos, Widson Luiz Pereira Mol, Gerson de Souza |
description |
A adoção de livros didáticos de Ciências que incorporem abordagens metodológicas inovadoras pode contribuir para mudanças na prática docente. O objetivo deste artigo é discutir a função pedagógica do livro didático e sua relação com o professor e analisar concepções de um grupo de professores que adotou um livro didático inovador a respeito das características que eles identificam nesse livro. A análise dessas concepções evidencia uma tensão entre o anseiode adotar mudanças de estratégias indicadas pelo livro didático e as dificuldades de desenvolver práticas diferenciadas das convencionais. Essa tensão leva os professores à, contraditoriamente, apontarem aspectos inovadores do livro, tanto de forma positiva como de forma negativa.Reflexões relativas à formação de professores são discutidas ao final do artigo. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9999 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9999 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9999/6971 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 7 No. 2 (2005); 119-130 Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 7 Núm. 2 (2005); 119-130 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 7 n. 2 (2005); 119-130 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711162181353472 |