Livro didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Maria Helena da Silva
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: dos Santos, Widson Luiz Pereira, Mol, Gerson de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9999
Resumo: A adoção de livros didáticos de Ciências que incorporem abordagens metodológicas inovadoras pode contribuir para mudanças na prática docente. O objetivo deste artigo é discutir a função pedagógica do livro didático e sua relação com o professor e analisar concepções de um grupo de professores que adotou um livro didático inovador a respeito das características que eles identificam nesse livro. A análise dessas concepções evidencia uma tensão entre o anseiode adotar mudanças de estratégias indicadas pelo livro didático e as dificuldades de desenvolver práticas diferenciadas das convencionais. Essa tensão leva os professores à, contraditoriamente, apontarem aspectos inovadores do livro, tanto de forma positiva como de forma negativa.Reflexões relativas à formação de professores são discutidas ao final do artigo.
id UFMG-11_d3ba9eac6d485d759c89a2a17ae0fb7d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9999
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Livro didático inovador e professores: uma tensão a ser vencidaA adoção de livros didáticos de Ciências que incorporem abordagens metodológicas inovadoras pode contribuir para mudanças na prática docente. O objetivo deste artigo é discutir a função pedagógica do livro didático e sua relação com o professor e analisar concepções de um grupo de professores que adotou um livro didático inovador a respeito das características que eles identificam nesse livro. A análise dessas concepções evidencia uma tensão entre o anseiode adotar mudanças de estratégias indicadas pelo livro didático e as dificuldades de desenvolver práticas diferenciadas das convencionais. Essa tensão leva os professores à, contraditoriamente, apontarem aspectos inovadores do livro, tanto de forma positiva como de forma negativa.Reflexões relativas à formação de professores são discutidas ao final do artigo.CECIMIG-FaE-UFMG2008-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9999Ensaio Research in Science Education; Vol. 7 No. 2 (2005); 119-130Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 7 Núm. 2 (2005); 119-130Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 7 n. 2 (2005); 119-1301983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9999/6971Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, Maria Helena da Silvados Santos, Widson Luiz PereiraMol, Gerson de Souza2019-02-01T19:54:23Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9999Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:23Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Livro didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida
title Livro didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida
spellingShingle Livro didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida
Carneiro, Maria Helena da Silva
title_short Livro didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida
title_full Livro didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida
title_fullStr Livro didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida
title_full_unstemmed Livro didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida
title_sort Livro didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida
author Carneiro, Maria Helena da Silva
author_facet Carneiro, Maria Helena da Silva
dos Santos, Widson Luiz Pereira
Mol, Gerson de Souza
author_role author
author2 dos Santos, Widson Luiz Pereira
Mol, Gerson de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Maria Helena da Silva
dos Santos, Widson Luiz Pereira
Mol, Gerson de Souza
description A adoção de livros didáticos de Ciências que incorporem abordagens metodológicas inovadoras pode contribuir para mudanças na prática docente. O objetivo deste artigo é discutir a função pedagógica do livro didático e sua relação com o professor e analisar concepções de um grupo de professores que adotou um livro didático inovador a respeito das características que eles identificam nesse livro. A análise dessas concepções evidencia uma tensão entre o anseiode adotar mudanças de estratégias indicadas pelo livro didático e as dificuldades de desenvolver práticas diferenciadas das convencionais. Essa tensão leva os professores à, contraditoriamente, apontarem aspectos inovadores do livro, tanto de forma positiva como de forma negativa.Reflexões relativas à formação de professores são discutidas ao final do artigo.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9999
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9999/6971
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 7 No. 2 (2005); 119-130
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 7 Núm. 2 (2005); 119-130
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 7 n. 2 (2005); 119-130
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162181353472