A QUALIDADE DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA VOZ DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: QUALITY OF SCIENCE EDUCATION IN THE VOICE OF TEACHERS FROM SECONDARY PROFESSIONAL EDUCATION
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34161 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi investigar como docentes da educação profissional técnica de nível médio constroem perspectivas sobre a qualidade do ensino de ciências, como orientadoras da prática. O corpus analisado resultou de entrevistas com uma professora de Química e outra de Biologia, atuantes em escolas técnicas federais distintas do Rio de Janeiro. Constructos da filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin fundamentaram a análise das enunciações. Ambas as professoras se apropriam fundamentalmente da perspectiva de educação científica de qualidade dominante em seu contexto institucional. No discurso de Taís, a qualidade é alinhada com a formação para o mercado de trabalho. No discurso de Cleo, a qualidade é objeto de luta contra a concepção utilitarista do ensino de ciências e em defesa da formação integral. The aim of this study was to investigate how teachers of professional technical education build perspectives on the quality of science education as practice guidelines. The data analyzed resulted from interviews with a chemistry teacher and a biology teacher who taught in distinct federal technical schools of Rio de Janeiro. The analysis is based on concepts from Mikhail Bakhtin's philosophy of language. Both teachers primarily appropriate the perspective of quality of science education which is dominant in their institutional context. According to Taís, the quality is in line with the training for the job market. In the speech of Cleo, the quality is the subject of combating the utilitarian conception of science education and in defense of integral formation. |
id |
UFMG-11_d7441c47d78d10355ac15efb53c16681 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34161 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A QUALIDADE DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA VOZ DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: QUALITY OF SCIENCE EDUCATION IN THE VOICE OF TEACHERS FROM SECONDARY PROFESSIONAL EDUCATIONQualidade do Ensino de Ciências; Educação Profissional Técnica de Nível Médio; Análise Bakhtiniana do Discurso.O objetivo deste trabalho foi investigar como docentes da educação profissional técnica de nível médio constroem perspectivas sobre a qualidade do ensino de ciências, como orientadoras da prática. O corpus analisado resultou de entrevistas com uma professora de Química e outra de Biologia, atuantes em escolas técnicas federais distintas do Rio de Janeiro. Constructos da filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin fundamentaram a análise das enunciações. Ambas as professoras se apropriam fundamentalmente da perspectiva de educação científica de qualidade dominante em seu contexto institucional. No discurso de Taís, a qualidade é alinhada com a formação para o mercado de trabalho. No discurso de Cleo, a qualidade é objeto de luta contra a concepção utilitarista do ensino de ciências e em defesa da formação integral. The aim of this study was to investigate how teachers of professional technical education build perspectives on the quality of science education as practice guidelines. The data analyzed resulted from interviews with a chemistry teacher and a biology teacher who taught in distinct federal technical schools of Rio de Janeiro. The analysis is based on concepts from Mikhail Bakhtin's philosophy of language. Both teachers primarily appropriate the perspective of quality of science education which is dominant in their institutional context. According to Taís, the quality is in line with the training for the job market. In the speech of Cleo, the quality is the subject of combating the utilitarian conception of science education and in defense of integral formation.CECIMIG-FaE-UFMG2021-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3416110.1590/1983-21172013150305 Ensaio Research in Science Education; Vol. 15 No. 3 (2013)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 15 Núm. 3 (2013)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 15 n. 3 (2013)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34161/27655Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessSchwartz, Luziane Beyruth Rezende, Flavia 2021-07-06T22:49:00Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34161Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-07-06T22:49Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A QUALIDADE DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA VOZ DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: QUALITY OF SCIENCE EDUCATION IN THE VOICE OF TEACHERS FROM SECONDARY PROFESSIONAL EDUCATION |
title |
A QUALIDADE DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA VOZ DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: QUALITY OF SCIENCE EDUCATION IN THE VOICE OF TEACHERS FROM SECONDARY PROFESSIONAL EDUCATION |
spellingShingle |
A QUALIDADE DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA VOZ DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: QUALITY OF SCIENCE EDUCATION IN THE VOICE OF TEACHERS FROM SECONDARY PROFESSIONAL EDUCATION Schwartz, Luziane Beyruth Qualidade do Ensino de Ciências; Educação Profissional Técnica de Nível Médio; Análise Bakhtiniana do Discurso. |
title_short |
A QUALIDADE DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA VOZ DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: QUALITY OF SCIENCE EDUCATION IN THE VOICE OF TEACHERS FROM SECONDARY PROFESSIONAL EDUCATION |
title_full |
A QUALIDADE DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA VOZ DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: QUALITY OF SCIENCE EDUCATION IN THE VOICE OF TEACHERS FROM SECONDARY PROFESSIONAL EDUCATION |
title_fullStr |
A QUALIDADE DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA VOZ DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: QUALITY OF SCIENCE EDUCATION IN THE VOICE OF TEACHERS FROM SECONDARY PROFESSIONAL EDUCATION |
title_full_unstemmed |
A QUALIDADE DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA VOZ DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: QUALITY OF SCIENCE EDUCATION IN THE VOICE OF TEACHERS FROM SECONDARY PROFESSIONAL EDUCATION |
title_sort |
A QUALIDADE DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA VOZ DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: QUALITY OF SCIENCE EDUCATION IN THE VOICE OF TEACHERS FROM SECONDARY PROFESSIONAL EDUCATION |
author |
Schwartz, Luziane Beyruth |
author_facet |
Schwartz, Luziane Beyruth Rezende, Flavia |
author_role |
author |
author2 |
Rezende, Flavia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schwartz, Luziane Beyruth Rezende, Flavia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade do Ensino de Ciências; Educação Profissional Técnica de Nível Médio; Análise Bakhtiniana do Discurso. |
topic |
Qualidade do Ensino de Ciências; Educação Profissional Técnica de Nível Médio; Análise Bakhtiniana do Discurso. |
description |
O objetivo deste trabalho foi investigar como docentes da educação profissional técnica de nível médio constroem perspectivas sobre a qualidade do ensino de ciências, como orientadoras da prática. O corpus analisado resultou de entrevistas com uma professora de Química e outra de Biologia, atuantes em escolas técnicas federais distintas do Rio de Janeiro. Constructos da filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin fundamentaram a análise das enunciações. Ambas as professoras se apropriam fundamentalmente da perspectiva de educação científica de qualidade dominante em seu contexto institucional. No discurso de Taís, a qualidade é alinhada com a formação para o mercado de trabalho. No discurso de Cleo, a qualidade é objeto de luta contra a concepção utilitarista do ensino de ciências e em defesa da formação integral. The aim of this study was to investigate how teachers of professional technical education build perspectives on the quality of science education as practice guidelines. The data analyzed resulted from interviews with a chemistry teacher and a biology teacher who taught in distinct federal technical schools of Rio de Janeiro. The analysis is based on concepts from Mikhail Bakhtin's philosophy of language. Both teachers primarily appropriate the perspective of quality of science education which is dominant in their institutional context. According to Taís, the quality is in line with the training for the job market. In the speech of Cleo, the quality is the subject of combating the utilitarian conception of science education and in defense of integral formation. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34161 10.1590/1983-21172013150305 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34161 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172013150305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34161/27655 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 15 No. 3 (2013) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 15 Núm. 3 (2013) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 15 n. 3 (2013) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711164592029696 |