O discurso pedagógico de um professor e a elaboração de conhecimentos científicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lenice Heloisa de Arruda
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Schnetzler, Roseli Pacheco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10394
Resumo: O trabalho enfoca o discurso de um formador (professor universitário) visando a elaboração de conceitos científicos em seus alunos (futuros professores de Biologia), no contexto de uma disciplina de conteúdo específico (Fisiologia). Para tal, foram observadas, registradas e transcritas aulas teóricas e práticas do formador, gravadas em áudio. Os dados da investigação são construídos e interpretados segundo procedimentos teórico-metodológicos de uma perspectiva histórico-cultural e enunciativa, adotando-se a análise microgenética para investigar o discurso pedagógico do formador. Os resultados revelam aspectos que caracterizam a complexidade das interações professor-aluno em sala de aula, evidenciando estratégias discursivas, por parte do formador, que na visão daquele formador asseguram a transmissão de conhecimentos e a consideração das idéias dos alunos.
id UFMG-11_dd99268bf4e976e32a5f79c9b61a6a35
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/10394
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling O discurso pedagógico de um professor e a elaboração de conhecimentos científicos370.1O trabalho enfoca o discurso de um formador (professor universitário) visando a elaboração de conceitos científicos em seus alunos (futuros professores de Biologia), no contexto de uma disciplina de conteúdo específico (Fisiologia). Para tal, foram observadas, registradas e transcritas aulas teóricas e práticas do formador, gravadas em áudio. Os dados da investigação são construídos e interpretados segundo procedimentos teórico-metodológicos de uma perspectiva histórico-cultural e enunciativa, adotando-se a análise microgenética para investigar o discurso pedagógico do formador. Os resultados revelam aspectos que caracterizam a complexidade das interações professor-aluno em sala de aula, evidenciando estratégias discursivas, por parte do formador, que na visão daquele formador asseguram a transmissão de conhecimentos e a consideração das idéias dos alunos. CECIMIG-FaE-UFMG2009-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10394Ensaio Research in Science Education; Vol. 11 No. 1 (2009); 55-70Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 11 Núm. 1 (2009); 55-70Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 11 n. 1 (2009); 55-701983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10394/7351Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Lenice Heloisa de ArrudaSchnetzler, Roseli Pacheco2019-02-01T19:54:55Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10394Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:55Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O discurso pedagógico de um professor e a elaboração de conhecimentos científicos
title O discurso pedagógico de um professor e a elaboração de conhecimentos científicos
spellingShingle O discurso pedagógico de um professor e a elaboração de conhecimentos científicos
Silva, Lenice Heloisa de Arruda
370.1
title_short O discurso pedagógico de um professor e a elaboração de conhecimentos científicos
title_full O discurso pedagógico de um professor e a elaboração de conhecimentos científicos
title_fullStr O discurso pedagógico de um professor e a elaboração de conhecimentos científicos
title_full_unstemmed O discurso pedagógico de um professor e a elaboração de conhecimentos científicos
title_sort O discurso pedagógico de um professor e a elaboração de conhecimentos científicos
author Silva, Lenice Heloisa de Arruda
author_facet Silva, Lenice Heloisa de Arruda
Schnetzler, Roseli Pacheco
author_role author
author2 Schnetzler, Roseli Pacheco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lenice Heloisa de Arruda
Schnetzler, Roseli Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv 370.1
topic 370.1
description O trabalho enfoca o discurso de um formador (professor universitário) visando a elaboração de conceitos científicos em seus alunos (futuros professores de Biologia), no contexto de uma disciplina de conteúdo específico (Fisiologia). Para tal, foram observadas, registradas e transcritas aulas teóricas e práticas do formador, gravadas em áudio. Os dados da investigação são construídos e interpretados segundo procedimentos teórico-metodológicos de uma perspectiva histórico-cultural e enunciativa, adotando-se a análise microgenética para investigar o discurso pedagógico do formador. Os resultados revelam aspectos que caracterizam a complexidade das interações professor-aluno em sala de aula, evidenciando estratégias discursivas, por parte do formador, que na visão daquele formador asseguram a transmissão de conhecimentos e a consideração das idéias dos alunos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10394
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10394/7351
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 11 No. 1 (2009); 55-70
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 11 Núm. 1 (2009); 55-70
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 11 n. 1 (2009); 55-70
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711163073691648