EDUCAÇÃO CONTINUADA EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO CECIRS ENTRE OS ANOS DE 1985 E 2000: UM ESTUDO DAS CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS DO PROFESSOR VICENTE HILLEBRAND: CONTINUED EDUCATION IN SCIENCE AND MATHEMATICS AT THE CECIRS BETWEEN THE YEARS 1985 AND 2000: A STUDY OF THE EDUCATIONAL CONCEPTIONS VICENTE HILLEBRAND TEACHER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balestrin, Glauce Agnes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Borges, Regina Maria Rabello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33798
Resumo: O presente artigo tem por objetivo reconstruir a trajetória de vida profissional do professor Vicente Hillebrand, responsável pela educação matemática no Centro de Ciências do Rio Grande do Sul (CECIRS), a fim de compreender como foi o trabalho desenvolvido por ele na educação continuada de professores e, ainda, de que forma as interações que ele estabeleceu com seus colegas no CECIRS influenciaram suas concepções educacionais. Evidenciou-se que essas interações proporcionaram a ele um crescimento diferenciado, uma vez que todos os integrantes do centro podiam colaborar para modificar as concepções de seus colegas por meio de um esforço coletivo e contínuo. Verificou-se, também, que repensar suas concepções educacionais permitiu ao professor Vicente Hillebrand contribuir de forma valiosa para a atuação pedagógica dos professores que participaram dos grupos de estudos, o que se refletia diretamente na qualidade do ensino nas escolas. This article presents the historical reconstruction of the continued formation of teachers highlighting Professor Vincente Hillebrand's job, responsible for Mathematics Education at the Centre, in order to understand how was his work with the teachers continued formation and how the connections he stablished with other teachers influenced his educational conceptions at that time. It was evident that these interactions have provided him a different type of growth, since all the Centre's members could work together to change the views of their colleagues through a collective and continuous effort. It was also verified that rethinking their educational conceptions allowed the teacher Vicente Hillebrand to make a valuable contribution in the educational performance of teachers who participated in the study group , which was directly reflected in the quality of education in schools.
id UFMG-11_e636cf6d8895bde64b453b5a46fc9069
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/33798
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO CONTINUADA EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO CECIRS ENTRE OS ANOS DE 1985 E 2000: UM ESTUDO DAS CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS DO PROFESSOR VICENTE HILLEBRAND: CONTINUED EDUCATION IN SCIENCE AND MATHEMATICS AT THE CECIRS BETWEEN THE YEARS 1985 AND 2000: A STUDY OF THE EDUCATIONAL CONCEPTIONS VICENTE HILLEBRAND TEACHERCentro de Ciências do Rio Grande do Sul; Educação Continuada em Ciências e Matemática; Concepções Educacionais.O presente artigo tem por objetivo reconstruir a trajetória de vida profissional do professor Vicente Hillebrand, responsável pela educação matemática no Centro de Ciências do Rio Grande do Sul (CECIRS), a fim de compreender como foi o trabalho desenvolvido por ele na educação continuada de professores e, ainda, de que forma as interações que ele estabeleceu com seus colegas no CECIRS influenciaram suas concepções educacionais. Evidenciou-se que essas interações proporcionaram a ele um crescimento diferenciado, uma vez que todos os integrantes do centro podiam colaborar para modificar as concepções de seus colegas por meio de um esforço coletivo e contínuo. Verificou-se, também, que repensar suas concepções educacionais permitiu ao professor Vicente Hillebrand contribuir de forma valiosa para a atuação pedagógica dos professores que participaram dos grupos de estudos, o que se refletia diretamente na qualidade do ensino nas escolas. This article presents the historical reconstruction of the continued formation of teachers highlighting Professor Vincente Hillebrand's job, responsible for Mathematics Education at the Centre, in order to understand how was his work with the teachers continued formation and how the connections he stablished with other teachers influenced his educational conceptions at that time. It was evident that these interactions have provided him a different type of growth, since all the Centre's members could work together to change the views of their colleagues through a collective and continuous effort. It was also verified that rethinking their educational conceptions allowed the teacher Vicente Hillebrand to make a valuable contribution in the educational performance of teachers who participated in the study group , which was directly reflected in the quality of education in schools.CECIMIG-FaE-UFMG2015-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3379810.1590/1983-211720175170111Ensaio Research in Science Education; Vol. 17 No. 1 (2015)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 17 Núm. 1 (2015)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 17 n. 1 (2015)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33798/26980Copyright (c) 2015 Ensaio Pesquisa em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBalestrin, Glauce Agnes Borges, Regina Maria Rabello2021-07-07T18:54:58Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33798Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-07-07T18:54:58Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO CONTINUADA EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO CECIRS ENTRE OS ANOS DE 1985 E 2000: UM ESTUDO DAS CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS DO PROFESSOR VICENTE HILLEBRAND: CONTINUED EDUCATION IN SCIENCE AND MATHEMATICS AT THE CECIRS BETWEEN THE YEARS 1985 AND 2000: A STUDY OF THE EDUCATIONAL CONCEPTIONS VICENTE HILLEBRAND TEACHER
title EDUCAÇÃO CONTINUADA EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO CECIRS ENTRE OS ANOS DE 1985 E 2000: UM ESTUDO DAS CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS DO PROFESSOR VICENTE HILLEBRAND: CONTINUED EDUCATION IN SCIENCE AND MATHEMATICS AT THE CECIRS BETWEEN THE YEARS 1985 AND 2000: A STUDY OF THE EDUCATIONAL CONCEPTIONS VICENTE HILLEBRAND TEACHER
spellingShingle EDUCAÇÃO CONTINUADA EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO CECIRS ENTRE OS ANOS DE 1985 E 2000: UM ESTUDO DAS CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS DO PROFESSOR VICENTE HILLEBRAND: CONTINUED EDUCATION IN SCIENCE AND MATHEMATICS AT THE CECIRS BETWEEN THE YEARS 1985 AND 2000: A STUDY OF THE EDUCATIONAL CONCEPTIONS VICENTE HILLEBRAND TEACHER
Balestrin, Glauce Agnes
Centro de Ciências do Rio Grande do Sul; Educação Continuada em Ciências e Matemática; Concepções Educacionais.
title_short EDUCAÇÃO CONTINUADA EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO CECIRS ENTRE OS ANOS DE 1985 E 2000: UM ESTUDO DAS CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS DO PROFESSOR VICENTE HILLEBRAND: CONTINUED EDUCATION IN SCIENCE AND MATHEMATICS AT THE CECIRS BETWEEN THE YEARS 1985 AND 2000: A STUDY OF THE EDUCATIONAL CONCEPTIONS VICENTE HILLEBRAND TEACHER
title_full EDUCAÇÃO CONTINUADA EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO CECIRS ENTRE OS ANOS DE 1985 E 2000: UM ESTUDO DAS CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS DO PROFESSOR VICENTE HILLEBRAND: CONTINUED EDUCATION IN SCIENCE AND MATHEMATICS AT THE CECIRS BETWEEN THE YEARS 1985 AND 2000: A STUDY OF THE EDUCATIONAL CONCEPTIONS VICENTE HILLEBRAND TEACHER
title_fullStr EDUCAÇÃO CONTINUADA EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO CECIRS ENTRE OS ANOS DE 1985 E 2000: UM ESTUDO DAS CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS DO PROFESSOR VICENTE HILLEBRAND: CONTINUED EDUCATION IN SCIENCE AND MATHEMATICS AT THE CECIRS BETWEEN THE YEARS 1985 AND 2000: A STUDY OF THE EDUCATIONAL CONCEPTIONS VICENTE HILLEBRAND TEACHER
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO CONTINUADA EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO CECIRS ENTRE OS ANOS DE 1985 E 2000: UM ESTUDO DAS CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS DO PROFESSOR VICENTE HILLEBRAND: CONTINUED EDUCATION IN SCIENCE AND MATHEMATICS AT THE CECIRS BETWEEN THE YEARS 1985 AND 2000: A STUDY OF THE EDUCATIONAL CONCEPTIONS VICENTE HILLEBRAND TEACHER
title_sort EDUCAÇÃO CONTINUADA EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO CECIRS ENTRE OS ANOS DE 1985 E 2000: UM ESTUDO DAS CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS DO PROFESSOR VICENTE HILLEBRAND: CONTINUED EDUCATION IN SCIENCE AND MATHEMATICS AT THE CECIRS BETWEEN THE YEARS 1985 AND 2000: A STUDY OF THE EDUCATIONAL CONCEPTIONS VICENTE HILLEBRAND TEACHER
author Balestrin, Glauce Agnes
author_facet Balestrin, Glauce Agnes
Borges, Regina Maria Rabello
author_role author
author2 Borges, Regina Maria Rabello
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balestrin, Glauce Agnes
Borges, Regina Maria Rabello
dc.subject.por.fl_str_mv Centro de Ciências do Rio Grande do Sul; Educação Continuada em Ciências e Matemática; Concepções Educacionais.
topic Centro de Ciências do Rio Grande do Sul; Educação Continuada em Ciências e Matemática; Concepções Educacionais.
description O presente artigo tem por objetivo reconstruir a trajetória de vida profissional do professor Vicente Hillebrand, responsável pela educação matemática no Centro de Ciências do Rio Grande do Sul (CECIRS), a fim de compreender como foi o trabalho desenvolvido por ele na educação continuada de professores e, ainda, de que forma as interações que ele estabeleceu com seus colegas no CECIRS influenciaram suas concepções educacionais. Evidenciou-se que essas interações proporcionaram a ele um crescimento diferenciado, uma vez que todos os integrantes do centro podiam colaborar para modificar as concepções de seus colegas por meio de um esforço coletivo e contínuo. Verificou-se, também, que repensar suas concepções educacionais permitiu ao professor Vicente Hillebrand contribuir de forma valiosa para a atuação pedagógica dos professores que participaram dos grupos de estudos, o que se refletia diretamente na qualidade do ensino nas escolas. This article presents the historical reconstruction of the continued formation of teachers highlighting Professor Vincente Hillebrand's job, responsible for Mathematics Education at the Centre, in order to understand how was his work with the teachers continued formation and how the connections he stablished with other teachers influenced his educational conceptions at that time. It was evident that these interactions have provided him a different type of growth, since all the Centre's members could work together to change the views of their colleagues through a collective and continuous effort. It was also verified that rethinking their educational conceptions allowed the teacher Vicente Hillebrand to make a valuable contribution in the educational performance of teachers who participated in the study group , which was directly reflected in the quality of education in schools.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33798
10.1590/1983-211720175170111
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33798
identifier_str_mv 10.1590/1983-211720175170111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33798/26980
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Ensaio Pesquisa em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Ensaio Pesquisa em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 17 No. 1 (2015)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 17 Núm. 1 (2015)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 17 n. 1 (2015)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164511289344