APRENDIZAGEM E METACOGNIÇÃO NO ENSINO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: LEARNING AND METACOGNITION ON SCIENTIFIC METHODOLOGY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34802 |
Resumo: | É necessário construir novas metodologias que auxiliem o aprendiz na percepção de seus processos de aprendizagem. Relatou-se o uso de estratégias metacognitivas para ensinar método científico a 23 estudantes de pós-graduação. Baseado na abordagem construtivista, utilizou-se técnicas de mobilização para promover o conflito cognitivo entre as crenças dos alunos sobre o pensar científico e tarefas simuladas durante um curso de metodologia científica. Diários de campo foram usados para favorecer no estudante a consciência dos seus processos de aprendizagem e como ferramenta de observação das diferenças indivi duais na recepção das informações e possíveis transferências. Concluiu-se que os relatos permitiram observar efeitos abrangentes no comporta mento e no pensar dos estudantes. There's a need of new methodologies to assist the learner in the perception of their learning processes. This paper reports the use of metacognitive strategies to teach scientific method to 23 graduate health students. Based on the constructivist approach we used techniques of mobilization to promote cognitive conflict between the beliefs of students about scientific thinking and simulated tasks for a scientific methodology course. A reflective journal was used to encourage the student awareness of their learning processes and as a tool for observation of individual differences in receiving information and possible knowledge transfers.It was concluded that the reports allowed observe widespread effects on the behavior and thinking of students. |
id |
UFMG-11_efad635daba958f5b477bbf1a52b20fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34802 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDIZAGEM E METACOGNIÇÃO NO ENSINO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: LEARNING AND METACOGNITION ON SCIENTIFIC METHODOLOGYMetacognição; Metodologia Científica; Aprendizagem.É necessário construir novas metodologias que auxiliem o aprendiz na percepção de seus processos de aprendizagem. Relatou-se o uso de estratégias metacognitivas para ensinar método científico a 23 estudantes de pós-graduação. Baseado na abordagem construtivista, utilizou-se técnicas de mobilização para promover o conflito cognitivo entre as crenças dos alunos sobre o pensar científico e tarefas simuladas durante um curso de metodologia científica. Diários de campo foram usados para favorecer no estudante a consciência dos seus processos de aprendizagem e como ferramenta de observação das diferenças indivi duais na recepção das informações e possíveis transferências. Concluiu-se que os relatos permitiram observar efeitos abrangentes no comporta mento e no pensar dos estudantes. There's a need of new methodologies to assist the learner in the perception of their learning processes. This paper reports the use of metacognitive strategies to teach scientific method to 23 graduate health students. Based on the constructivist approach we used techniques of mobilization to promote cognitive conflict between the beliefs of students about scientific thinking and simulated tasks for a scientific methodology course. A reflective journal was used to encourage the student awareness of their learning processes and as a tool for observation of individual differences in receiving information and possible knowledge transfers.It was concluded that the reports allowed observe widespread effects on the behavior and thinking of students.CECIMIG-FaE-UFMG2010-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3480210.1590/1983-21172010120102Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 1 (2010)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 1 (2010)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 1 (2010)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34802/27490Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessPeixoto, Maurício Abreu Pinto Silva, Marcos Antonio Rocha , Cristiane Casquilha 2021-06-22T02:09:13Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34802Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-22T02:09:13Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM E METACOGNIÇÃO NO ENSINO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: LEARNING AND METACOGNITION ON SCIENTIFIC METHODOLOGY |
title |
APRENDIZAGEM E METACOGNIÇÃO NO ENSINO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: LEARNING AND METACOGNITION ON SCIENTIFIC METHODOLOGY |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM E METACOGNIÇÃO NO ENSINO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: LEARNING AND METACOGNITION ON SCIENTIFIC METHODOLOGY Peixoto, Maurício Abreu Pinto Metacognição; Metodologia Científica; Aprendizagem. |
title_short |
APRENDIZAGEM E METACOGNIÇÃO NO ENSINO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: LEARNING AND METACOGNITION ON SCIENTIFIC METHODOLOGY |
title_full |
APRENDIZAGEM E METACOGNIÇÃO NO ENSINO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: LEARNING AND METACOGNITION ON SCIENTIFIC METHODOLOGY |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM E METACOGNIÇÃO NO ENSINO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: LEARNING AND METACOGNITION ON SCIENTIFIC METHODOLOGY |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM E METACOGNIÇÃO NO ENSINO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: LEARNING AND METACOGNITION ON SCIENTIFIC METHODOLOGY |
title_sort |
APRENDIZAGEM E METACOGNIÇÃO NO ENSINO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: LEARNING AND METACOGNITION ON SCIENTIFIC METHODOLOGY |
author |
Peixoto, Maurício Abreu Pinto |
author_facet |
Peixoto, Maurício Abreu Pinto Silva, Marcos Antonio Rocha , Cristiane Casquilha |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Marcos Antonio Rocha , Cristiane Casquilha |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Maurício Abreu Pinto Silva, Marcos Antonio Rocha , Cristiane Casquilha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metacognição; Metodologia Científica; Aprendizagem. |
topic |
Metacognição; Metodologia Científica; Aprendizagem. |
description |
É necessário construir novas metodologias que auxiliem o aprendiz na percepção de seus processos de aprendizagem. Relatou-se o uso de estratégias metacognitivas para ensinar método científico a 23 estudantes de pós-graduação. Baseado na abordagem construtivista, utilizou-se técnicas de mobilização para promover o conflito cognitivo entre as crenças dos alunos sobre o pensar científico e tarefas simuladas durante um curso de metodologia científica. Diários de campo foram usados para favorecer no estudante a consciência dos seus processos de aprendizagem e como ferramenta de observação das diferenças indivi duais na recepção das informações e possíveis transferências. Concluiu-se que os relatos permitiram observar efeitos abrangentes no comporta mento e no pensar dos estudantes. There's a need of new methodologies to assist the learner in the perception of their learning processes. This paper reports the use of metacognitive strategies to teach scientific method to 23 graduate health students. Based on the constructivist approach we used techniques of mobilization to promote cognitive conflict between the beliefs of students about scientific thinking and simulated tasks for a scientific methodology course. A reflective journal was used to encourage the student awareness of their learning processes and as a tool for observation of individual differences in receiving information and possible knowledge transfers.It was concluded that the reports allowed observe widespread effects on the behavior and thinking of students. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34802 10.1590/1983-21172010120102 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34802 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172010120102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34802/27490 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 1 (2010) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 1 (2010) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 1 (2010) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711165247389696 |