APRENDIZAGEM E METACOGNIÇÃO NO ENSINO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: LEARNING AND METACOGNITION ON SCIENTIFIC METHODOLOGY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Maurício Abreu Pinto
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Silva, Marcos Antonio, Rocha , Cristiane Casquilha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34802
Resumo: É necessário construir novas metodologias que auxiliem o aprendiz na percepção de seus processos de aprendizagem. Relatou-se o uso de estratégias metacognitivas para ensinar método científico a 23 estudantes de pós-graduação. Baseado na abordagem construtivista, utilizou-se técnicas de mobilização para promover o conflito cognitivo entre as crenças dos alunos sobre o pensar científico e tarefas simuladas durante um curso de metodologia científica. Diários de campo foram usados para favorecer no estudante a consciência dos seus processos de aprendizagem e como ferramenta de observação das diferenças indivi duais na recepção das informações e possíveis transferências. Concluiu-se que os relatos permitiram observar efeitos abrangentes no comporta mento e no pensar dos estudantes. There's a need of new methodologies to assist the learner in the perception of their learning processes. This paper reports the use of metacognitive strategies to teach scientific method to 23 graduate health students. Based on the constructivist approach we used techniques of mobilization to promote cognitive conflict between the beliefs of students about scientific thinking and simulated tasks for a scientific methodology course. A reflective journal was used to encourage the student awareness of their learning processes and as a tool for observation of individual differences in receiving information and possible knowledge transfers.It was concluded that the reports allowed observe widespread effects on the behavior and thinking of students.
id UFMG-11_efad635daba958f5b477bbf1a52b20fc
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34802
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling APRENDIZAGEM E METACOGNIÇÃO NO ENSINO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: LEARNING AND METACOGNITION ON SCIENTIFIC METHODOLOGYMetacognição; Metodologia Científica; Aprendizagem.É necessário construir novas metodologias que auxiliem o aprendiz na percepção de seus processos de aprendizagem. Relatou-se o uso de estratégias metacognitivas para ensinar método científico a 23 estudantes de pós-graduação. Baseado na abordagem construtivista, utilizou-se técnicas de mobilização para promover o conflito cognitivo entre as crenças dos alunos sobre o pensar científico e tarefas simuladas durante um curso de metodologia científica. Diários de campo foram usados para favorecer no estudante a consciência dos seus processos de aprendizagem e como ferramenta de observação das diferenças indivi duais na recepção das informações e possíveis transferências. Concluiu-se que os relatos permitiram observar efeitos abrangentes no comporta mento e no pensar dos estudantes. There's a need of new methodologies to assist the learner in the perception of their learning processes. This paper reports the use of metacognitive strategies to teach scientific method to 23 graduate health students. Based on the constructivist approach we used techniques of mobilization to promote cognitive conflict between the beliefs of students about scientific thinking and simulated tasks for a scientific methodology course. A reflective journal was used to encourage the student awareness of their learning processes and as a tool for observation of individual differences in receiving information and possible knowledge transfers.It was concluded that the reports allowed observe widespread effects on the behavior and thinking of students.CECIMIG-FaE-UFMG2010-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3480210.1590/1983-21172010120102Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 1 (2010)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 1 (2010)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 1 (2010)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34802/27490Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessPeixoto, Maurício Abreu Pinto Silva, Marcos Antonio Rocha , Cristiane Casquilha 2021-06-22T02:09:13Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34802Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-22T02:09:13Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM E METACOGNIÇÃO NO ENSINO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: LEARNING AND METACOGNITION ON SCIENTIFIC METHODOLOGY
title APRENDIZAGEM E METACOGNIÇÃO NO ENSINO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: LEARNING AND METACOGNITION ON SCIENTIFIC METHODOLOGY
spellingShingle APRENDIZAGEM E METACOGNIÇÃO NO ENSINO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: LEARNING AND METACOGNITION ON SCIENTIFIC METHODOLOGY
Peixoto, Maurício Abreu Pinto
Metacognição; Metodologia Científica; Aprendizagem.
title_short APRENDIZAGEM E METACOGNIÇÃO NO ENSINO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: LEARNING AND METACOGNITION ON SCIENTIFIC METHODOLOGY
title_full APRENDIZAGEM E METACOGNIÇÃO NO ENSINO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: LEARNING AND METACOGNITION ON SCIENTIFIC METHODOLOGY
title_fullStr APRENDIZAGEM E METACOGNIÇÃO NO ENSINO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: LEARNING AND METACOGNITION ON SCIENTIFIC METHODOLOGY
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM E METACOGNIÇÃO NO ENSINO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: LEARNING AND METACOGNITION ON SCIENTIFIC METHODOLOGY
title_sort APRENDIZAGEM E METACOGNIÇÃO NO ENSINO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: LEARNING AND METACOGNITION ON SCIENTIFIC METHODOLOGY
author Peixoto, Maurício Abreu Pinto
author_facet Peixoto, Maurício Abreu Pinto
Silva, Marcos Antonio
Rocha , Cristiane Casquilha
author_role author
author2 Silva, Marcos Antonio
Rocha , Cristiane Casquilha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Maurício Abreu Pinto
Silva, Marcos Antonio
Rocha , Cristiane Casquilha
dc.subject.por.fl_str_mv Metacognição; Metodologia Científica; Aprendizagem.
topic Metacognição; Metodologia Científica; Aprendizagem.
description É necessário construir novas metodologias que auxiliem o aprendiz na percepção de seus processos de aprendizagem. Relatou-se o uso de estratégias metacognitivas para ensinar método científico a 23 estudantes de pós-graduação. Baseado na abordagem construtivista, utilizou-se técnicas de mobilização para promover o conflito cognitivo entre as crenças dos alunos sobre o pensar científico e tarefas simuladas durante um curso de metodologia científica. Diários de campo foram usados para favorecer no estudante a consciência dos seus processos de aprendizagem e como ferramenta de observação das diferenças indivi duais na recepção das informações e possíveis transferências. Concluiu-se que os relatos permitiram observar efeitos abrangentes no comporta mento e no pensar dos estudantes. There's a need of new methodologies to assist the learner in the perception of their learning processes. This paper reports the use of metacognitive strategies to teach scientific method to 23 graduate health students. Based on the constructivist approach we used techniques of mobilization to promote cognitive conflict between the beliefs of students about scientific thinking and simulated tasks for a scientific methodology course. A reflective journal was used to encourage the student awareness of their learning processes and as a tool for observation of individual differences in receiving information and possible knowledge transfers.It was concluded that the reports allowed observe widespread effects on the behavior and thinking of students.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34802
10.1590/1983-21172010120102
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34802
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172010120102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34802/27490
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 1 (2010)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 1 (2010)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 1 (2010)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711165247389696