PERFIL CONCEITUAL COMO TEMA DE PESQUISA E SUA APLICAÇÃO EM CONTEÚDOS DE BIOLOGIA: CONCEPTUAL PROFILE AS A RESEARCH SUBJECT AND ITS APPLICATION IN TOPICS OF BIOLOGY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
DOI: | 10.1590/1983-21172013150112 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34466 |
Resumo: | Este trabalho traz um levantamento sobre como pesquisas têm trabalhado teórica e metodologicamente noções de perfil conceitual em Biologia. Em oito trabalhos selecionados, foram apreciados os aportes teóricos e as ferramentas usadas para coleta e análise dos dados. Foi observado que os autores utilizam tanto os referenciais teóricos e a metodologia propostos para o Modelo de Mudança do Perfil Conceitual, quanto referenciais complementares e métodos estatísticos, buscando avanços nas pesquisas. Nem todos os trabalhos conseguiram definir perfis conceituais para as noções estudadas, pois estas nem sempre atendiam todas as condições necessárias. A abordagem didática baseada nessa noção apontou contribuições para o enriquecimento dos perfis dos alunos e para a conscientização sobre a multidimensionalidade de um determinado conceito científico. This study conducted a survey on how researchers have been carrying on the theory and methodology of conceptual profiles assembly of Biology concepts. In eight selected works, an assessment of the theoretical framework and tools for collecting and analyzing data was made. It was observed that authors use the same theoretical and methodological framework proposed for the Conceptual Profile Approach, but they also use additional frameworks and statistical methods in data handling, aiming advances in research. Not all studies were able to define conceptual profiles for the addressed notions, because they did not always met all the necessary conditions. Teaching approaches based on this notion contributes to students' enrichment and awareness of the multi-dimensional character of a scientific concept. |
id |
UFMG-11_f69f4cbe4a63fbf8c6ebd490548a1184 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34466 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
spelling |
PERFIL CONCEITUAL COMO TEMA DE PESQUISA E SUA APLICAÇÃO EM CONTEÚDOS DE BIOLOGIA: CONCEPTUAL PROFILE AS A RESEARCH SUBJECT AND ITS APPLICATION IN TOPICS OF BIOLOGYPerfil Conceitual; Educação; Produção Acadêmica.Este trabalho traz um levantamento sobre como pesquisas têm trabalhado teórica e metodologicamente noções de perfil conceitual em Biologia. Em oito trabalhos selecionados, foram apreciados os aportes teóricos e as ferramentas usadas para coleta e análise dos dados. Foi observado que os autores utilizam tanto os referenciais teóricos e a metodologia propostos para o Modelo de Mudança do Perfil Conceitual, quanto referenciais complementares e métodos estatísticos, buscando avanços nas pesquisas. Nem todos os trabalhos conseguiram definir perfis conceituais para as noções estudadas, pois estas nem sempre atendiam todas as condições necessárias. A abordagem didática baseada nessa noção apontou contribuições para o enriquecimento dos perfis dos alunos e para a conscientização sobre a multidimensionalidade de um determinado conceito científico. This study conducted a survey on how researchers have been carrying on the theory and methodology of conceptual profiles assembly of Biology concepts. In eight selected works, an assessment of the theoretical framework and tools for collecting and analyzing data was made. It was observed that authors use the same theoretical and methodological framework proposed for the Conceptual Profile Approach, but they also use additional frameworks and statistical methods in data handling, aiming advances in research. Not all studies were able to define conceptual profiles for the addressed notions, because they did not always met all the necessary conditions. Teaching approaches based on this notion contributes to students' enrichment and awareness of the multi-dimensional character of a scientific concept.CECIMIG-FaE-UFMG2012-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3446610.1590/1983-21172013150112Ensaio Research in Science Education; Vol. 15 No. 1 (2013)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 15 Núm. 1 (2013)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 15 n. 1 (2013)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34466/27249Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess Vairo, Alexandre CunhaRezende Filho, Luiz Augusto Coimbra de 2021-06-08T01:06:20Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34466Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-08T01:06:20Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERFIL CONCEITUAL COMO TEMA DE PESQUISA E SUA APLICAÇÃO EM CONTEÚDOS DE BIOLOGIA: CONCEPTUAL PROFILE AS A RESEARCH SUBJECT AND ITS APPLICATION IN TOPICS OF BIOLOGY |
title |
PERFIL CONCEITUAL COMO TEMA DE PESQUISA E SUA APLICAÇÃO EM CONTEÚDOS DE BIOLOGIA: CONCEPTUAL PROFILE AS A RESEARCH SUBJECT AND ITS APPLICATION IN TOPICS OF BIOLOGY |
spellingShingle |
PERFIL CONCEITUAL COMO TEMA DE PESQUISA E SUA APLICAÇÃO EM CONTEÚDOS DE BIOLOGIA: CONCEPTUAL PROFILE AS A RESEARCH SUBJECT AND ITS APPLICATION IN TOPICS OF BIOLOGY PERFIL CONCEITUAL COMO TEMA DE PESQUISA E SUA APLICAÇÃO EM CONTEÚDOS DE BIOLOGIA: CONCEPTUAL PROFILE AS A RESEARCH SUBJECT AND ITS APPLICATION IN TOPICS OF BIOLOGY Vairo, Alexandre Cunha Perfil Conceitual; Educação; Produção Acadêmica. Vairo, Alexandre Cunha Perfil Conceitual; Educação; Produção Acadêmica. |
title_short |
PERFIL CONCEITUAL COMO TEMA DE PESQUISA E SUA APLICAÇÃO EM CONTEÚDOS DE BIOLOGIA: CONCEPTUAL PROFILE AS A RESEARCH SUBJECT AND ITS APPLICATION IN TOPICS OF BIOLOGY |
title_full |
PERFIL CONCEITUAL COMO TEMA DE PESQUISA E SUA APLICAÇÃO EM CONTEÚDOS DE BIOLOGIA: CONCEPTUAL PROFILE AS A RESEARCH SUBJECT AND ITS APPLICATION IN TOPICS OF BIOLOGY |
title_fullStr |
PERFIL CONCEITUAL COMO TEMA DE PESQUISA E SUA APLICAÇÃO EM CONTEÚDOS DE BIOLOGIA: CONCEPTUAL PROFILE AS A RESEARCH SUBJECT AND ITS APPLICATION IN TOPICS OF BIOLOGY PERFIL CONCEITUAL COMO TEMA DE PESQUISA E SUA APLICAÇÃO EM CONTEÚDOS DE BIOLOGIA: CONCEPTUAL PROFILE AS A RESEARCH SUBJECT AND ITS APPLICATION IN TOPICS OF BIOLOGY |
title_full_unstemmed |
PERFIL CONCEITUAL COMO TEMA DE PESQUISA E SUA APLICAÇÃO EM CONTEÚDOS DE BIOLOGIA: CONCEPTUAL PROFILE AS A RESEARCH SUBJECT AND ITS APPLICATION IN TOPICS OF BIOLOGY PERFIL CONCEITUAL COMO TEMA DE PESQUISA E SUA APLICAÇÃO EM CONTEÚDOS DE BIOLOGIA: CONCEPTUAL PROFILE AS A RESEARCH SUBJECT AND ITS APPLICATION IN TOPICS OF BIOLOGY |
title_sort |
PERFIL CONCEITUAL COMO TEMA DE PESQUISA E SUA APLICAÇÃO EM CONTEÚDOS DE BIOLOGIA: CONCEPTUAL PROFILE AS A RESEARCH SUBJECT AND ITS APPLICATION IN TOPICS OF BIOLOGY |
author |
Vairo, Alexandre Cunha |
author_facet |
Vairo, Alexandre Cunha Vairo, Alexandre Cunha Rezende Filho, Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, Luiz Augusto Coimbra de |
author_role |
author |
author2 |
Rezende Filho, Luiz Augusto Coimbra de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vairo, Alexandre Cunha Rezende Filho, Luiz Augusto Coimbra de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perfil Conceitual; Educação; Produção Acadêmica. |
topic |
Perfil Conceitual; Educação; Produção Acadêmica. |
description |
Este trabalho traz um levantamento sobre como pesquisas têm trabalhado teórica e metodologicamente noções de perfil conceitual em Biologia. Em oito trabalhos selecionados, foram apreciados os aportes teóricos e as ferramentas usadas para coleta e análise dos dados. Foi observado que os autores utilizam tanto os referenciais teóricos e a metodologia propostos para o Modelo de Mudança do Perfil Conceitual, quanto referenciais complementares e métodos estatísticos, buscando avanços nas pesquisas. Nem todos os trabalhos conseguiram definir perfis conceituais para as noções estudadas, pois estas nem sempre atendiam todas as condições necessárias. A abordagem didática baseada nessa noção apontou contribuições para o enriquecimento dos perfis dos alunos e para a conscientização sobre a multidimensionalidade de um determinado conceito científico. This study conducted a survey on how researchers have been carrying on the theory and methodology of conceptual profiles assembly of Biology concepts. In eight selected works, an assessment of the theoretical framework and tools for collecting and analyzing data was made. It was observed that authors use the same theoretical and methodological framework proposed for the Conceptual Profile Approach, but they also use additional frameworks and statistical methods in data handling, aiming advances in research. Not all studies were able to define conceptual profiles for the addressed notions, because they did not always met all the necessary conditions. Teaching approaches based on this notion contributes to students' enrichment and awareness of the multi-dimensional character of a scientific concept. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34466 10.1590/1983-21172013150112 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34466 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172013150112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34466/27249 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 15 No. 1 (2013) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 15 Núm. 1 (2013) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 15 n. 1 (2013) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1822183034119520256 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/1983-21172013150112 |