PERFIL CONCEITUAL COMO TEMA DE PESQUISA E SUA APLICAÇÃO EM CONTEÚDOS DE BIOLOGIA: CONCEPTUAL PROFILE AS A RESEARCH SUBJECT AND ITS APPLICATION IN TOPICS OF BIOLOGY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vairo, Alexandre Cunha
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Rezende Filho, Luiz Augusto Coimbra de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34466
Resumo: Este trabalho traz um levantamento sobre como pesquisas têm trabalhado teórica e metodologicamente noções de perfil conceitual em Biologia. Em oito trabalhos selecionados, foram apreciados os aportes teóricos e as ferramentas usadas para coleta e análise dos dados. Foi observado que os autores utilizam tanto os referenciais teóricos e a metodologia propostos para o Modelo de Mudança do Perfil Conceitual, quanto referenciais complementares e métodos estatísticos, buscando avanços nas pesquisas. Nem todos os trabalhos conseguiram definir perfis conceituais para as noções estudadas, pois estas nem sempre atendiam todas as condições necessárias. A abordagem didática baseada nessa noção apontou contribuições para o enriquecimento dos perfis dos alunos e para a conscientização sobre a multidimensionalidade de um determinado conceito científico. This study conducted a survey on how researchers have been carrying on the theory and methodology of conceptual profiles assembly of Biology concepts. In eight selected works, an assessment of the theoretical framework and tools for collecting and analyzing data was made. It was observed that authors use the same theoretical and methodological framework proposed for the Conceptual Profile Approach, but they also use additional frameworks and statistical methods in data handling, aiming advances in research. Not all studies were able to define conceptual profiles for the addressed notions, because they did not always met all the necessary conditions. Teaching approaches based on this notion contributes to students' enrichment and awareness of the multi-dimensional character of a scientific concept.
id UFMG-11_f69f4cbe4a63fbf8c6ebd490548a1184
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34466
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling PERFIL CONCEITUAL COMO TEMA DE PESQUISA E SUA APLICAÇÃO EM CONTEÚDOS DE BIOLOGIA: CONCEPTUAL PROFILE AS A RESEARCH SUBJECT AND ITS APPLICATION IN TOPICS OF BIOLOGYPerfil Conceitual; Educação; Produção Acadêmica.Este trabalho traz um levantamento sobre como pesquisas têm trabalhado teórica e metodologicamente noções de perfil conceitual em Biologia. Em oito trabalhos selecionados, foram apreciados os aportes teóricos e as ferramentas usadas para coleta e análise dos dados. Foi observado que os autores utilizam tanto os referenciais teóricos e a metodologia propostos para o Modelo de Mudança do Perfil Conceitual, quanto referenciais complementares e métodos estatísticos, buscando avanços nas pesquisas. Nem todos os trabalhos conseguiram definir perfis conceituais para as noções estudadas, pois estas nem sempre atendiam todas as condições necessárias. A abordagem didática baseada nessa noção apontou contribuições para o enriquecimento dos perfis dos alunos e para a conscientização sobre a multidimensionalidade de um determinado conceito científico. This study conducted a survey on how researchers have been carrying on the theory and methodology of conceptual profiles assembly of Biology concepts. In eight selected works, an assessment of the theoretical framework and tools for collecting and analyzing data was made. It was observed that authors use the same theoretical and methodological framework proposed for the Conceptual Profile Approach, but they also use additional frameworks and statistical methods in data handling, aiming advances in research. Not all studies were able to define conceptual profiles for the addressed notions, because they did not always met all the necessary conditions. Teaching approaches based on this notion contributes to students' enrichment and awareness of the multi-dimensional character of a scientific concept.CECIMIG-FaE-UFMG2012-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3446610.1590/1983-21172013150112Ensaio Research in Science Education; Vol. 15 No. 1 (2013)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 15 Núm. 1 (2013)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 15 n. 1 (2013)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34466/27249Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess Vairo, Alexandre CunhaRezende Filho, Luiz Augusto Coimbra de 2021-06-08T01:06:20Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34466Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-08T01:06:20Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv PERFIL CONCEITUAL COMO TEMA DE PESQUISA E SUA APLICAÇÃO EM CONTEÚDOS DE BIOLOGIA: CONCEPTUAL PROFILE AS A RESEARCH SUBJECT AND ITS APPLICATION IN TOPICS OF BIOLOGY
title PERFIL CONCEITUAL COMO TEMA DE PESQUISA E SUA APLICAÇÃO EM CONTEÚDOS DE BIOLOGIA: CONCEPTUAL PROFILE AS A RESEARCH SUBJECT AND ITS APPLICATION IN TOPICS OF BIOLOGY
spellingShingle PERFIL CONCEITUAL COMO TEMA DE PESQUISA E SUA APLICAÇÃO EM CONTEÚDOS DE BIOLOGIA: CONCEPTUAL PROFILE AS A RESEARCH SUBJECT AND ITS APPLICATION IN TOPICS OF BIOLOGY
Vairo, Alexandre Cunha
Perfil Conceitual; Educação; Produção Acadêmica.
title_short PERFIL CONCEITUAL COMO TEMA DE PESQUISA E SUA APLICAÇÃO EM CONTEÚDOS DE BIOLOGIA: CONCEPTUAL PROFILE AS A RESEARCH SUBJECT AND ITS APPLICATION IN TOPICS OF BIOLOGY
title_full PERFIL CONCEITUAL COMO TEMA DE PESQUISA E SUA APLICAÇÃO EM CONTEÚDOS DE BIOLOGIA: CONCEPTUAL PROFILE AS A RESEARCH SUBJECT AND ITS APPLICATION IN TOPICS OF BIOLOGY
title_fullStr PERFIL CONCEITUAL COMO TEMA DE PESQUISA E SUA APLICAÇÃO EM CONTEÚDOS DE BIOLOGIA: CONCEPTUAL PROFILE AS A RESEARCH SUBJECT AND ITS APPLICATION IN TOPICS OF BIOLOGY
title_full_unstemmed PERFIL CONCEITUAL COMO TEMA DE PESQUISA E SUA APLICAÇÃO EM CONTEÚDOS DE BIOLOGIA: CONCEPTUAL PROFILE AS A RESEARCH SUBJECT AND ITS APPLICATION IN TOPICS OF BIOLOGY
title_sort PERFIL CONCEITUAL COMO TEMA DE PESQUISA E SUA APLICAÇÃO EM CONTEÚDOS DE BIOLOGIA: CONCEPTUAL PROFILE AS A RESEARCH SUBJECT AND ITS APPLICATION IN TOPICS OF BIOLOGY
author Vairo, Alexandre Cunha
author_facet Vairo, Alexandre Cunha
Rezende Filho, Luiz Augusto Coimbra de
author_role author
author2 Rezende Filho, Luiz Augusto Coimbra de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vairo, Alexandre Cunha
Rezende Filho, Luiz Augusto Coimbra de
dc.subject.por.fl_str_mv Perfil Conceitual; Educação; Produção Acadêmica.
topic Perfil Conceitual; Educação; Produção Acadêmica.
description Este trabalho traz um levantamento sobre como pesquisas têm trabalhado teórica e metodologicamente noções de perfil conceitual em Biologia. Em oito trabalhos selecionados, foram apreciados os aportes teóricos e as ferramentas usadas para coleta e análise dos dados. Foi observado que os autores utilizam tanto os referenciais teóricos e a metodologia propostos para o Modelo de Mudança do Perfil Conceitual, quanto referenciais complementares e métodos estatísticos, buscando avanços nas pesquisas. Nem todos os trabalhos conseguiram definir perfis conceituais para as noções estudadas, pois estas nem sempre atendiam todas as condições necessárias. A abordagem didática baseada nessa noção apontou contribuições para o enriquecimento dos perfis dos alunos e para a conscientização sobre a multidimensionalidade de um determinado conceito científico. This study conducted a survey on how researchers have been carrying on the theory and methodology of conceptual profiles assembly of Biology concepts. In eight selected works, an assessment of the theoretical framework and tools for collecting and analyzing data was made. It was observed that authors use the same theoretical and methodological framework proposed for the Conceptual Profile Approach, but they also use additional frameworks and statistical methods in data handling, aiming advances in research. Not all studies were able to define conceptual profiles for the addressed notions, because they did not always met all the necessary conditions. Teaching approaches based on this notion contributes to students' enrichment and awareness of the multi-dimensional character of a scientific concept.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34466
10.1590/1983-21172013150112
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34466
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172013150112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34466/27249
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 15 No. 1 (2013)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 15 Núm. 1 (2013)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 15 n. 1 (2013)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164660187136