FORMULAÇÃO DE QUESTÕES A PARTIR DA LEITURA DE UM TEXTO: DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA MODALIDADE A DISTÂNCIA: QUESTIONING FROM READING OF A TEXT: A STUDY WITH STUDENTS OF THE DISTANCE EDUCATION COURSE OF CHEMISTRY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros, Ana Luiza de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silva, Dayse Carvalho da, Silva, Fernando César
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33630
Resumo: A leitura de textos científicos e o entendimento decorrente desta leitura têm sido objeto de investigação. Neste trabalho buscamos verificar o entendimento do texto por meio da elaboração de questões, considerando que as questões elaboradas são um espelho do entendimento do lido. A pesquisa foi realizada com estudantes de Licenciatura em Química, na modalidade a distância, da Universidade Federal de Minas Gerais. Os estudantes apresentaram facilidade em elaborar questões cujas respostas podem ser copiadas do texto. Percebemos que esses estudantes possuem visão restrita da leitura de um texto, entendendo-a mais como interpretação da voz do autor do que como momento de confrontar as próprias ideias com a visão do autor e dos colegas. Assim, consideramos importante verificar o entendimento de um texto e, para isso, a elaboração de questões se mostrou uma boa ferramenta. Porém, a formulação de diferentes tipos de questões deve ser amplamente discutida durante os cursos de formação de professores. The reading of scientific texts and the understanding resulting from this reading have been the object of investigation. In this work, we aimed to verify reading comprehension through the elaboration of questions by the students, considering that the questions formulated mirror the understanding of what was read. The research was carried out with students on the distance learning teacher training program of the Universidade Federal of Minas Gerais. The easiest questions for the students to elaborate were those whose responses could be copied from the text. The students demonstrated to have a restricted vision of reading, seeing it more as an interpretation of the author's voice than as a moment of confrontation of their own ideas with the vision of the author and that of fellow students. We consider, therefore, that it is important to verify reading comprehension, and to that end, the elaboration of questions has proven to be a useful tool. However, the formulation of different types of questions should be thoroughly discussed in teacher training courses.
id UFMG-11_fe092552ae754307af66ce1f39108959
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/33630
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling FORMULAÇÃO DE QUESTÕES A PARTIR DA LEITURA DE UM TEXTO: DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA MODALIDADE A DISTÂNCIA: QUESTIONING FROM READING OF A TEXT: A STUDY WITH STUDENTS OF THE DISTANCE EDUCATION COURSE OF CHEMISTRYLeitura; Formulação de Questões; Avaliação Escolar.A leitura de textos científicos e o entendimento decorrente desta leitura têm sido objeto de investigação. Neste trabalho buscamos verificar o entendimento do texto por meio da elaboração de questões, considerando que as questões elaboradas são um espelho do entendimento do lido. A pesquisa foi realizada com estudantes de Licenciatura em Química, na modalidade a distância, da Universidade Federal de Minas Gerais. Os estudantes apresentaram facilidade em elaborar questões cujas respostas podem ser copiadas do texto. Percebemos que esses estudantes possuem visão restrita da leitura de um texto, entendendo-a mais como interpretação da voz do autor do que como momento de confrontar as próprias ideias com a visão do autor e dos colegas. Assim, consideramos importante verificar o entendimento de um texto e, para isso, a elaboração de questões se mostrou uma boa ferramenta. Porém, a formulação de diferentes tipos de questões deve ser amplamente discutida durante os cursos de formação de professores. The reading of scientific texts and the understanding resulting from this reading have been the object of investigation. In this work, we aimed to verify reading comprehension through the elaboration of questions by the students, considering that the questions formulated mirror the understanding of what was read. The research was carried out with students on the distance learning teacher training program of the Universidade Federal of Minas Gerais. The easiest questions for the students to elaborate were those whose responses could be copied from the text. The students demonstrated to have a restricted vision of reading, seeing it more as an interpretation of the author's voice than as a moment of confrontation of their own ideas with the vision of the author and that of fellow students. We consider, therefore, that it is important to verify reading comprehension, and to that end, the elaboration of questions has proven to be a useful tool. However, the formulation of different types of questions should be thoroughly discussed in teacher training courses.CECIMIG-FaE-UFMG2011-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3363010.1590/1983-21172013130104 Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 1 (2011)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 1 (2011)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 1 (2011)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33630/27444Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessQuadros, Ana Luiza de Silva, Dayse Carvalho da Silva, Fernando César 2021-06-21T00:19:05Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33630Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-21T00:19:05Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMULAÇÃO DE QUESTÕES A PARTIR DA LEITURA DE UM TEXTO: DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA MODALIDADE A DISTÂNCIA: QUESTIONING FROM READING OF A TEXT: A STUDY WITH STUDENTS OF THE DISTANCE EDUCATION COURSE OF CHEMISTRY
title FORMULAÇÃO DE QUESTÕES A PARTIR DA LEITURA DE UM TEXTO: DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA MODALIDADE A DISTÂNCIA: QUESTIONING FROM READING OF A TEXT: A STUDY WITH STUDENTS OF THE DISTANCE EDUCATION COURSE OF CHEMISTRY
spellingShingle FORMULAÇÃO DE QUESTÕES A PARTIR DA LEITURA DE UM TEXTO: DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA MODALIDADE A DISTÂNCIA: QUESTIONING FROM READING OF A TEXT: A STUDY WITH STUDENTS OF THE DISTANCE EDUCATION COURSE OF CHEMISTRY
Quadros, Ana Luiza de
Leitura; Formulação de Questões; Avaliação Escolar.
title_short FORMULAÇÃO DE QUESTÕES A PARTIR DA LEITURA DE UM TEXTO: DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA MODALIDADE A DISTÂNCIA: QUESTIONING FROM READING OF A TEXT: A STUDY WITH STUDENTS OF THE DISTANCE EDUCATION COURSE OF CHEMISTRY
title_full FORMULAÇÃO DE QUESTÕES A PARTIR DA LEITURA DE UM TEXTO: DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA MODALIDADE A DISTÂNCIA: QUESTIONING FROM READING OF A TEXT: A STUDY WITH STUDENTS OF THE DISTANCE EDUCATION COURSE OF CHEMISTRY
title_fullStr FORMULAÇÃO DE QUESTÕES A PARTIR DA LEITURA DE UM TEXTO: DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA MODALIDADE A DISTÂNCIA: QUESTIONING FROM READING OF A TEXT: A STUDY WITH STUDENTS OF THE DISTANCE EDUCATION COURSE OF CHEMISTRY
title_full_unstemmed FORMULAÇÃO DE QUESTÕES A PARTIR DA LEITURA DE UM TEXTO: DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA MODALIDADE A DISTÂNCIA: QUESTIONING FROM READING OF A TEXT: A STUDY WITH STUDENTS OF THE DISTANCE EDUCATION COURSE OF CHEMISTRY
title_sort FORMULAÇÃO DE QUESTÕES A PARTIR DA LEITURA DE UM TEXTO: DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA MODALIDADE A DISTÂNCIA: QUESTIONING FROM READING OF A TEXT: A STUDY WITH STUDENTS OF THE DISTANCE EDUCATION COURSE OF CHEMISTRY
author Quadros, Ana Luiza de
author_facet Quadros, Ana Luiza de
Silva, Dayse Carvalho da
Silva, Fernando César
author_role author
author2 Silva, Dayse Carvalho da
Silva, Fernando César
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros, Ana Luiza de
Silva, Dayse Carvalho da
Silva, Fernando César
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura; Formulação de Questões; Avaliação Escolar.
topic Leitura; Formulação de Questões; Avaliação Escolar.
description A leitura de textos científicos e o entendimento decorrente desta leitura têm sido objeto de investigação. Neste trabalho buscamos verificar o entendimento do texto por meio da elaboração de questões, considerando que as questões elaboradas são um espelho do entendimento do lido. A pesquisa foi realizada com estudantes de Licenciatura em Química, na modalidade a distância, da Universidade Federal de Minas Gerais. Os estudantes apresentaram facilidade em elaborar questões cujas respostas podem ser copiadas do texto. Percebemos que esses estudantes possuem visão restrita da leitura de um texto, entendendo-a mais como interpretação da voz do autor do que como momento de confrontar as próprias ideias com a visão do autor e dos colegas. Assim, consideramos importante verificar o entendimento de um texto e, para isso, a elaboração de questões se mostrou uma boa ferramenta. Porém, a formulação de diferentes tipos de questões deve ser amplamente discutida durante os cursos de formação de professores. The reading of scientific texts and the understanding resulting from this reading have been the object of investigation. In this work, we aimed to verify reading comprehension through the elaboration of questions by the students, considering that the questions formulated mirror the understanding of what was read. The research was carried out with students on the distance learning teacher training program of the Universidade Federal of Minas Gerais. The easiest questions for the students to elaborate were those whose responses could be copied from the text. The students demonstrated to have a restricted vision of reading, seeing it more as an interpretation of the author's voice than as a moment of confrontation of their own ideas with the vision of the author and that of fellow students. We consider, therefore, that it is important to verify reading comprehension, and to that end, the elaboration of questions has proven to be a useful tool. However, the formulation of different types of questions should be thoroughly discussed in teacher training courses.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33630
10.1590/1983-21172013130104
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33630
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172013130104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33630/27444
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 1 (2011)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 1 (2011)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 1 (2011)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164190425088