FORMULAÇÃO DE QUESTÕES A PARTIR DA LEITURA DE UM TEXTO: DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA MODALIDADE A DISTÂNCIA: QUESTIONING FROM READING OF A TEXT: A STUDY WITH STUDENTS OF THE DISTANCE EDUCATION COURSE OF CHEMISTRY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33630 |
Resumo: | A leitura de textos científicos e o entendimento decorrente desta leitura têm sido objeto de investigação. Neste trabalho buscamos verificar o entendimento do texto por meio da elaboração de questões, considerando que as questões elaboradas são um espelho do entendimento do lido. A pesquisa foi realizada com estudantes de Licenciatura em Química, na modalidade a distância, da Universidade Federal de Minas Gerais. Os estudantes apresentaram facilidade em elaborar questões cujas respostas podem ser copiadas do texto. Percebemos que esses estudantes possuem visão restrita da leitura de um texto, entendendo-a mais como interpretação da voz do autor do que como momento de confrontar as próprias ideias com a visão do autor e dos colegas. Assim, consideramos importante verificar o entendimento de um texto e, para isso, a elaboração de questões se mostrou uma boa ferramenta. Porém, a formulação de diferentes tipos de questões deve ser amplamente discutida durante os cursos de formação de professores. The reading of scientific texts and the understanding resulting from this reading have been the object of investigation. In this work, we aimed to verify reading comprehension through the elaboration of questions by the students, considering that the questions formulated mirror the understanding of what was read. The research was carried out with students on the distance learning teacher training program of the Universidade Federal of Minas Gerais. The easiest questions for the students to elaborate were those whose responses could be copied from the text. The students demonstrated to have a restricted vision of reading, seeing it more as an interpretation of the author's voice than as a moment of confrontation of their own ideas with the vision of the author and that of fellow students. We consider, therefore, that it is important to verify reading comprehension, and to that end, the elaboration of questions has proven to be a useful tool. However, the formulation of different types of questions should be thoroughly discussed in teacher training courses. |
id |
UFMG-11_fe092552ae754307af66ce1f39108959 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/33630 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMULAÇÃO DE QUESTÕES A PARTIR DA LEITURA DE UM TEXTO: DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA MODALIDADE A DISTÂNCIA: QUESTIONING FROM READING OF A TEXT: A STUDY WITH STUDENTS OF THE DISTANCE EDUCATION COURSE OF CHEMISTRYLeitura; Formulação de Questões; Avaliação Escolar.A leitura de textos científicos e o entendimento decorrente desta leitura têm sido objeto de investigação. Neste trabalho buscamos verificar o entendimento do texto por meio da elaboração de questões, considerando que as questões elaboradas são um espelho do entendimento do lido. A pesquisa foi realizada com estudantes de Licenciatura em Química, na modalidade a distância, da Universidade Federal de Minas Gerais. Os estudantes apresentaram facilidade em elaborar questões cujas respostas podem ser copiadas do texto. Percebemos que esses estudantes possuem visão restrita da leitura de um texto, entendendo-a mais como interpretação da voz do autor do que como momento de confrontar as próprias ideias com a visão do autor e dos colegas. Assim, consideramos importante verificar o entendimento de um texto e, para isso, a elaboração de questões se mostrou uma boa ferramenta. Porém, a formulação de diferentes tipos de questões deve ser amplamente discutida durante os cursos de formação de professores. The reading of scientific texts and the understanding resulting from this reading have been the object of investigation. In this work, we aimed to verify reading comprehension through the elaboration of questions by the students, considering that the questions formulated mirror the understanding of what was read. The research was carried out with students on the distance learning teacher training program of the Universidade Federal of Minas Gerais. The easiest questions for the students to elaborate were those whose responses could be copied from the text. The students demonstrated to have a restricted vision of reading, seeing it more as an interpretation of the author's voice than as a moment of confrontation of their own ideas with the vision of the author and that of fellow students. We consider, therefore, that it is important to verify reading comprehension, and to that end, the elaboration of questions has proven to be a useful tool. However, the formulation of different types of questions should be thoroughly discussed in teacher training courses.CECIMIG-FaE-UFMG2011-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3363010.1590/1983-21172013130104 Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 1 (2011)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 1 (2011)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 1 (2011)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33630/27444Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessQuadros, Ana Luiza de Silva, Dayse Carvalho da Silva, Fernando César 2021-06-21T00:19:05Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33630Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-21T00:19:05Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMULAÇÃO DE QUESTÕES A PARTIR DA LEITURA DE UM TEXTO: DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA MODALIDADE A DISTÂNCIA: QUESTIONING FROM READING OF A TEXT: A STUDY WITH STUDENTS OF THE DISTANCE EDUCATION COURSE OF CHEMISTRY |
title |
FORMULAÇÃO DE QUESTÕES A PARTIR DA LEITURA DE UM TEXTO: DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA MODALIDADE A DISTÂNCIA: QUESTIONING FROM READING OF A TEXT: A STUDY WITH STUDENTS OF THE DISTANCE EDUCATION COURSE OF CHEMISTRY |
spellingShingle |
FORMULAÇÃO DE QUESTÕES A PARTIR DA LEITURA DE UM TEXTO: DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA MODALIDADE A DISTÂNCIA: QUESTIONING FROM READING OF A TEXT: A STUDY WITH STUDENTS OF THE DISTANCE EDUCATION COURSE OF CHEMISTRY Quadros, Ana Luiza de Leitura; Formulação de Questões; Avaliação Escolar. |
title_short |
FORMULAÇÃO DE QUESTÕES A PARTIR DA LEITURA DE UM TEXTO: DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA MODALIDADE A DISTÂNCIA: QUESTIONING FROM READING OF A TEXT: A STUDY WITH STUDENTS OF THE DISTANCE EDUCATION COURSE OF CHEMISTRY |
title_full |
FORMULAÇÃO DE QUESTÕES A PARTIR DA LEITURA DE UM TEXTO: DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA MODALIDADE A DISTÂNCIA: QUESTIONING FROM READING OF A TEXT: A STUDY WITH STUDENTS OF THE DISTANCE EDUCATION COURSE OF CHEMISTRY |
title_fullStr |
FORMULAÇÃO DE QUESTÕES A PARTIR DA LEITURA DE UM TEXTO: DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA MODALIDADE A DISTÂNCIA: QUESTIONING FROM READING OF A TEXT: A STUDY WITH STUDENTS OF THE DISTANCE EDUCATION COURSE OF CHEMISTRY |
title_full_unstemmed |
FORMULAÇÃO DE QUESTÕES A PARTIR DA LEITURA DE UM TEXTO: DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA MODALIDADE A DISTÂNCIA: QUESTIONING FROM READING OF A TEXT: A STUDY WITH STUDENTS OF THE DISTANCE EDUCATION COURSE OF CHEMISTRY |
title_sort |
FORMULAÇÃO DE QUESTÕES A PARTIR DA LEITURA DE UM TEXTO: DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA MODALIDADE A DISTÂNCIA: QUESTIONING FROM READING OF A TEXT: A STUDY WITH STUDENTS OF THE DISTANCE EDUCATION COURSE OF CHEMISTRY |
author |
Quadros, Ana Luiza de |
author_facet |
Quadros, Ana Luiza de Silva, Dayse Carvalho da Silva, Fernando César |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Dayse Carvalho da Silva, Fernando César |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quadros, Ana Luiza de Silva, Dayse Carvalho da Silva, Fernando César |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura; Formulação de Questões; Avaliação Escolar. |
topic |
Leitura; Formulação de Questões; Avaliação Escolar. |
description |
A leitura de textos científicos e o entendimento decorrente desta leitura têm sido objeto de investigação. Neste trabalho buscamos verificar o entendimento do texto por meio da elaboração de questões, considerando que as questões elaboradas são um espelho do entendimento do lido. A pesquisa foi realizada com estudantes de Licenciatura em Química, na modalidade a distância, da Universidade Federal de Minas Gerais. Os estudantes apresentaram facilidade em elaborar questões cujas respostas podem ser copiadas do texto. Percebemos que esses estudantes possuem visão restrita da leitura de um texto, entendendo-a mais como interpretação da voz do autor do que como momento de confrontar as próprias ideias com a visão do autor e dos colegas. Assim, consideramos importante verificar o entendimento de um texto e, para isso, a elaboração de questões se mostrou uma boa ferramenta. Porém, a formulação de diferentes tipos de questões deve ser amplamente discutida durante os cursos de formação de professores. The reading of scientific texts and the understanding resulting from this reading have been the object of investigation. In this work, we aimed to verify reading comprehension through the elaboration of questions by the students, considering that the questions formulated mirror the understanding of what was read. The research was carried out with students on the distance learning teacher training program of the Universidade Federal of Minas Gerais. The easiest questions for the students to elaborate were those whose responses could be copied from the text. The students demonstrated to have a restricted vision of reading, seeing it more as an interpretation of the author's voice than as a moment of confrontation of their own ideas with the vision of the author and that of fellow students. We consider, therefore, that it is important to verify reading comprehension, and to that end, the elaboration of questions has proven to be a useful tool. However, the formulation of different types of questions should be thoroughly discussed in teacher training courses. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33630 10.1590/1983-21172013130104 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33630 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172013130104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33630/27444 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 1 (2011) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 1 (2011) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 1 (2011) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711164190425088 |