Sobre arte, técnica e tempo : ritxòkòs
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48682 |
Resumo: | ABSTRACT: As ceramic bones of oils from the Karajá era have a figuração-Inỹ of ‘natural unison’, of inventive capacity, criada sem vínculo com o tempo chronological. Objectiva-se defend that a Boneca Karajá é a technology, interlaced by very níveis cosmológicos: ceu, terra e água. A methodological and qualitative study, of exploratory-observative-descriptive character, and published in the revision of the critical criticism of the ethnographic drawings of Sandra Campos (2007) and Chang Whan (2010). Our concepts of 'tempo' and 'techné' are revisited in the works of Alfred Gell (2018), Philippe Descola (2016), Bernard Stiegler (2007), André Leroi-Gourhan (1984), Marcel Mauss (1974) and others. After an investigation, confirm that the aesthetic production is interwoven with the current relations, not at the time of the production and not subject to compliance. Keywords: Art. Techné. Karajá Dolls. |
id |
UFMG-12_53528474f7ef21a146c1e3914212c421 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/48682 |
network_acronym_str |
UFMG-12 |
network_name_str |
Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobre arte, técnica e tempo : ritxòkòsArte. Techné. Bonecas Karajá.Arte. Techné. Muñecas Karaja.Art. Techné. Karajá Dolls.Art.Techné. Poupées Karaja.Art. Techné. Bambole Karajá.ABSTRACT: As ceramic bones of oils from the Karajá era have a figuração-Inỹ of ‘natural unison’, of inventive capacity, criada sem vínculo com o tempo chronological. Objectiva-se defend that a Boneca Karajá é a technology, interlaced by very níveis cosmológicos: ceu, terra e água. A methodological and qualitative study, of exploratory-observative-descriptive character, and published in the revision of the critical criticism of the ethnographic drawings of Sandra Campos (2007) and Chang Whan (2010). Our concepts of 'tempo' and 'techné' are revisited in the works of Alfred Gell (2018), Philippe Descola (2016), Bernard Stiegler (2007), André Leroi-Gourhan (1984), Marcel Mauss (1974) and others. After an investigation, confirm that the aesthetic production is interwoven with the current relations, not at the time of the production and not subject to compliance. Keywords: Art. Techné. Karajá Dolls.RESUMEN: Como los huesos cerámicos al óleo de la época Karajá tienen una figuração-Inỹ de ‘unísono natural’, de capacidad inventiva, criada sin vínculo con el tiempo cronológico. Objetiva-se defiende que una Boneca Karajá é una tecnología, entrelazada por muy níveis cosmológicos: ceu, terra e água. Un estudio metodológico y cualitativo, de carácter exploratorio-observativo-descriptivo, y publicado en la revisión de la crítica crítica a los dibujos etnográficos de Sandra Campos (2007) y Chang Whan (2010). Nuestros conceptos de 'tempo' y 'techné' son revisados en las obras de Alfred Gell (2018), Philippe Descola (2016), Bernard Stiegler (2007), André Leroi-Gourhan (1984), Marcel Mauss (1974) y otros. Luego de una investigación, confirmar que la producción estética está entretejida con las relaciones actuales, no en el momento de la producción y no sujetas a cumplimiento. Palabras clave: Arte. Techné. Muñecas Karaja.As ritxòkòs – estatutárias de cerâmica das oleiras da etnia Karajá são uma figuração-Inỹ de “natureza uníssona”, de capacidade inventiva, criada sem vínculo com o tempo cronológico dos tori. Objetiva-se defender que a ritxòkòs é técnica entrelaçada por três níveis cosmológicos: céu, terra e água. A metodologia empregada é qualitativa, de caráter exploratório-observativo-descritivo, e pautada na revisão da fortuna crítica das pesquisas etnográficas de Sandra Campos (2007) e Chang Whan (2010). Os conceitos de “decolonial”, “tempo” e técnica foram revisitados nas obras de Leda Martins, Nêgo Bispo e outros, e os conceitos de agenciamento e técnica, respectivamente, nos trabalhos dos pensadores Alfred Gell (2018) e André Leroi-Gourhan (1984). Após a investigação, confirmou-se que a produção estética está imbricada nas relações cotidianas, no tempo dilatado da produção e no não assujeitamento das oleiras, e que boneca não é o melhor termo para falar das ritxòkòs, uma vez que esta é uma denominação tori, entre outros.Universidade Federal de Minas Gerais2024-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/4868210.35699/2238-2046.2024.48682PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG; Vol. 14 No. 30 (2024): Jan-Abril; 163-179PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG; Vol. 14 Núm. 30 (2024): Jan-Abril; 163-179PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG; v. 14 n. 30 (2024): Jan-Abril; 163-1792238-20461982-9507reponame:Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48682/43602Copyright (c) 2024 Prof. Cássia Macieirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMacieira, Cássia2024-04-09T00:40:31Zoai:periodicos.ufmg.br:article/48682Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistaposPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/oairevistapos.ppga@gmail.com2238-20461982-9507opendoar:2024-04-09T00:40:31Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre arte, técnica e tempo : ritxòkòs |
title |
Sobre arte, técnica e tempo : ritxòkòs |
spellingShingle |
Sobre arte, técnica e tempo : ritxòkòs Macieira, Cássia Arte. Techné. Bonecas Karajá. Arte. Techné. Muñecas Karaja. Art. Techné. Karajá Dolls. Art.Techné. Poupées Karaja. Art. Techné. Bambole Karajá. |
title_short |
Sobre arte, técnica e tempo : ritxòkòs |
title_full |
Sobre arte, técnica e tempo : ritxòkòs |
title_fullStr |
Sobre arte, técnica e tempo : ritxòkòs |
title_full_unstemmed |
Sobre arte, técnica e tempo : ritxòkòs |
title_sort |
Sobre arte, técnica e tempo : ritxòkòs |
author |
Macieira, Cássia |
author_facet |
Macieira, Cássia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macieira, Cássia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte. Techné. Bonecas Karajá. Arte. Techné. Muñecas Karaja. Art. Techné. Karajá Dolls. Art.Techné. Poupées Karaja. Art. Techné. Bambole Karajá. |
topic |
Arte. Techné. Bonecas Karajá. Arte. Techné. Muñecas Karaja. Art. Techné. Karajá Dolls. Art.Techné. Poupées Karaja. Art. Techné. Bambole Karajá. |
description |
ABSTRACT: As ceramic bones of oils from the Karajá era have a figuração-Inỹ of ‘natural unison’, of inventive capacity, criada sem vínculo com o tempo chronological. Objectiva-se defend that a Boneca Karajá é a technology, interlaced by very níveis cosmológicos: ceu, terra e água. A methodological and qualitative study, of exploratory-observative-descriptive character, and published in the revision of the critical criticism of the ethnographic drawings of Sandra Campos (2007) and Chang Whan (2010). Our concepts of 'tempo' and 'techné' are revisited in the works of Alfred Gell (2018), Philippe Descola (2016), Bernard Stiegler (2007), André Leroi-Gourhan (1984), Marcel Mauss (1974) and others. After an investigation, confirm that the aesthetic production is interwoven with the current relations, not at the time of the production and not subject to compliance. Keywords: Art. Techné. Karajá Dolls. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48682 10.35699/2238-2046.2024.48682 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48682 |
identifier_str_mv |
10.35699/2238-2046.2024.48682 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48682/43602 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Prof. Cássia Macieira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Prof. Cássia Macieira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG; Vol. 14 No. 30 (2024): Jan-Abril; 163-179 PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG; Vol. 14 Núm. 30 (2024): Jan-Abril; 163-179 PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG; v. 14 n. 30 (2024): Jan-Abril; 163-179 2238-2046 1982-9507 reponame:Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) |
collection |
Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapos.ppga@gmail.com |
_version_ |
1797049080512249856 |