Sobre arte, técnica e tempo : ritxòkòs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macieira, Cássia
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48682
Resumo: ABSTRACT:   As ceramic bones of oils from the Karajá era have a figuração-Inỹ of ‘natural unison’, of inventive capacity, criada sem vínculo com o tempo chronological. Objectiva-se defend that a Boneca Karajá é a technology, interlaced by very níveis cosmológicos: ceu, terra e água. A methodological and qualitative study, of exploratory-observative-descriptive character, and published in the revision of the critical criticism of the ethnographic drawings of Sandra Campos (2007) and Chang Whan (2010). Our concepts of 'tempo' and 'techné' are revisited in the works of Alfred Gell (2018), Philippe Descola (2016), Bernard Stiegler (2007), André Leroi-Gourhan (1984), Marcel Mauss (1974) and others. After an investigation, confirm that the aesthetic production is interwoven with the current relations, not at the time of the production and not subject to compliance.   Keywords: Art. Techné. Karajá Dolls.
id UFMG-12_53528474f7ef21a146c1e3914212c421
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/48682
network_acronym_str UFMG-12
network_name_str Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
repository_id_str
spelling Sobre arte, técnica e tempo : ritxòkòsArte. Techné. Bonecas Karajá.Arte. Techné. Muñecas Karaja.Art. Techné. Karajá Dolls.Art.Techné. Poupées Karaja.Art. Techné. Bambole Karajá.ABSTRACT:   As ceramic bones of oils from the Karajá era have a figuração-Inỹ of ‘natural unison’, of inventive capacity, criada sem vínculo com o tempo chronological. Objectiva-se defend that a Boneca Karajá é a technology, interlaced by very níveis cosmológicos: ceu, terra e água. A methodological and qualitative study, of exploratory-observative-descriptive character, and published in the revision of the critical criticism of the ethnographic drawings of Sandra Campos (2007) and Chang Whan (2010). Our concepts of 'tempo' and 'techné' are revisited in the works of Alfred Gell (2018), Philippe Descola (2016), Bernard Stiegler (2007), André Leroi-Gourhan (1984), Marcel Mauss (1974) and others. After an investigation, confirm that the aesthetic production is interwoven with the current relations, not at the time of the production and not subject to compliance.   Keywords: Art. Techné. Karajá Dolls.RESUMEN:   Como los huesos cerámicos al óleo de la época Karajá tienen una figuração-Inỹ de ‘unísono natural’, de capacidad inventiva, criada sin vínculo con el tiempo cronológico. Objetiva-se defiende que una Boneca Karajá é una tecnología, entrelazada por muy níveis cosmológicos: ceu, terra e água. Un estudio metodológico y cualitativo, de carácter exploratorio-observativo-descriptivo, y publicado en la revisión de la crítica crítica a los dibujos etnográficos de Sandra Campos (2007) y Chang Whan (2010). Nuestros conceptos de 'tempo' y 'techné' son revisados ​​en las obras de Alfred Gell (2018), Philippe Descola (2016), Bernard Stiegler (2007), André Leroi-Gourhan (1984), Marcel Mauss (1974) y otros. Luego de una investigación, confirmar que la producción estética está entretejida con las relaciones actuales, no en el momento de la producción y no sujetas a cumplimiento. Palabras clave: Arte. Techné. Muñecas Karaja.As ritxòkòs – estatutárias de cerâmica das oleiras da etnia Karajá são uma figuração-Inỹ de “natureza uníssona”, de capacidade inventiva, criada sem vínculo com o tempo cronológico dos tori. Objetiva-se defender que a ritxòkòs é técnica entrelaçada por três níveis cosmológicos: céu, terra e água. A metodologia empregada é qualitativa, de caráter exploratório-observativo-descritivo, e pautada na revisão da fortuna crítica das pesquisas etnográficas de Sandra Campos (2007) e Chang Whan (2010). Os conceitos de “decolonial”, “tempo” e técnica foram revisitados nas obras de Leda Martins, Nêgo Bispo e outros, e os conceitos de agenciamento e técnica, respectivamente, nos trabalhos dos pensadores Alfred Gell (2018) e André Leroi-Gourhan (1984). Após a investigação, confirmou-se que a produção estética está imbricada nas relações cotidianas, no tempo dilatado da produção e no não assujeitamento das oleiras, e que boneca não é o melhor termo para falar das ritxòkòs, uma vez que esta é uma denominação tori, entre outros.Universidade Federal de Minas Gerais2024-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/4868210.35699/2238-2046.2024.48682PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG; Vol. 14 No. 30 (2024): Jan-Abril; 163-179PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG; Vol. 14 Núm. 30 (2024): Jan-Abril; 163-179PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG; v. 14 n. 30 (2024): Jan-Abril; 163-1792238-20461982-9507reponame:Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48682/43602Copyright (c) 2024 Prof. Cássia Macieirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMacieira, Cássia2024-04-09T00:40:31Zoai:periodicos.ufmg.br:article/48682Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistaposPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/oairevistapos.ppga@gmail.com2238-20461982-9507opendoar:2024-04-09T00:40:31Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre arte, técnica e tempo : ritxòkòs
title Sobre arte, técnica e tempo : ritxòkòs
spellingShingle Sobre arte, técnica e tempo : ritxòkòs
Macieira, Cássia
Arte. Techné. Bonecas Karajá.
Arte. Techné. Muñecas Karaja.
Art. Techné. Karajá Dolls.
Art.Techné. Poupées Karaja.
Art. Techné. Bambole Karajá.
title_short Sobre arte, técnica e tempo : ritxòkòs
title_full Sobre arte, técnica e tempo : ritxòkòs
title_fullStr Sobre arte, técnica e tempo : ritxòkòs
title_full_unstemmed Sobre arte, técnica e tempo : ritxòkòs
title_sort Sobre arte, técnica e tempo : ritxòkòs
author Macieira, Cássia
author_facet Macieira, Cássia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macieira, Cássia
dc.subject.por.fl_str_mv Arte. Techné. Bonecas Karajá.
Arte. Techné. Muñecas Karaja.
Art. Techné. Karajá Dolls.
Art.Techné. Poupées Karaja.
Art. Techné. Bambole Karajá.
topic Arte. Techné. Bonecas Karajá.
Arte. Techné. Muñecas Karaja.
Art. Techné. Karajá Dolls.
Art.Techné. Poupées Karaja.
Art. Techné. Bambole Karajá.
description ABSTRACT:   As ceramic bones of oils from the Karajá era have a figuração-Inỹ of ‘natural unison’, of inventive capacity, criada sem vínculo com o tempo chronological. Objectiva-se defend that a Boneca Karajá é a technology, interlaced by very níveis cosmológicos: ceu, terra e água. A methodological and qualitative study, of exploratory-observative-descriptive character, and published in the revision of the critical criticism of the ethnographic drawings of Sandra Campos (2007) and Chang Whan (2010). Our concepts of 'tempo' and 'techné' are revisited in the works of Alfred Gell (2018), Philippe Descola (2016), Bernard Stiegler (2007), André Leroi-Gourhan (1984), Marcel Mauss (1974) and others. After an investigation, confirm that the aesthetic production is interwoven with the current relations, not at the time of the production and not subject to compliance.   Keywords: Art. Techné. Karajá Dolls.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48682
10.35699/2238-2046.2024.48682
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48682
identifier_str_mv 10.35699/2238-2046.2024.48682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48682/43602
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Prof. Cássia Macieira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Prof. Cássia Macieira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG; Vol. 14 No. 30 (2024): Jan-Abril; 163-179
PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG; Vol. 14 Núm. 30 (2024): Jan-Abril; 163-179
PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG; v. 14 n. 30 (2024): Jan-Abril; 163-179
2238-2046
1982-9507
reponame:Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
collection Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
repository.name.fl_str_mv Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistapos.ppga@gmail.com
_version_ 1797049080512249856