A conservação e restauro no Instituto Politécnico de Tomar: conhecimento, competências e aptidões
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15488 |
Resumo: | O estudo apresentado foca a evolução dos planos curriculares resultantes de reestru-turações e alterações efectuadas por força da lei, relativos às formações no domínio daConservação e Restauro, ministrada no Instituto Politécnico de Tomar (IPT), ao longo doscerca de 25 anos, no sentido de contribuir para a reflexão sobre o presente e o futuro daformação académica nesta área, nomeadamente as estratégias que têm sido adoptadasno âmbito da aquisição de conhecimentos, das competências e aptidões necessáriaspara as boas práticas em conservação e restauro, sem perder de vista a experiênciaadquirida e os princípios que foram sendo inscritos nos documentos basilares das orga-nizações nacionais e internacionais, que estão, directa ou indirectamente, relacionadascom o exercício da profissão de conservador-restaurador.As relações que foram sendofortalecidas com os nossos parceiros, públicos e privados, são fundamentais para omodelo de ensino que tem sido seguido, pois permite a especialização que cada alunopretende desenvolver e a prática necessáriapara o competente desempenho no âmbitoda conservação e restauro. |
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A conservação e restauro no Instituto Politécnico de Tomar: conhecimento, competências e aptidõesO estudo apresentado foca a evolução dos planos curriculares resultantes de reestru-turações e alterações efectuadas por força da lei, relativos às formações no domínio daConservação e Restauro, ministrada no Instituto Politécnico de Tomar (IPT), ao longo doscerca de 25 anos, no sentido de contribuir para a reflexão sobre o presente e o futuro daformação académica nesta área, nomeadamente as estratégias que têm sido adoptadasno âmbito da aquisição de conhecimentos, das competências e aptidões necessáriaspara as boas práticas em conservação e restauro, sem perder de vista a experiênciaadquirida e os princípios que foram sendo inscritos nos documentos basilares das orga-nizações nacionais e internacionais, que estão, directa ou indirectamente, relacionadascom o exercício da profissão de conservador-restaurador.As relações que foram sendofortalecidas com os nossos parceiros, públicos e privados, são fundamentais para omodelo de ensino que tem sido seguido, pois permite a especialização que cada alunopretende desenvolver e a prática necessáriapara o competente desempenho no âmbitoda conservação e restauro.Universidade Federal de Minas Gerais2014-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15488PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG; V.4, N.8: nov.2014 - apr.2015; 172-187PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG; V.4, N.8: nov.2014 - abr.2015; 172-187PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG; V.4, N.8: nov.2014 - abr.2015; 172-1872238-20461982-9507reponame:Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15488/12344Coroado, João Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-07T13:59:23Zoai:periodicos.ufmg.br:article/15488Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistaposPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/oairevistapos.ppga@gmail.com2238-20461982-9507opendoar:2019-10-07T13:59:23Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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