Tradição e inovação: Experiência de ensino e exploração artística do crochê através da computação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, André Luiz
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Aparecida Alvares Coppola, Soraya
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48572
Resumo: This article seeks to report an experience of teaching and artistic exploration of the crochet technique through the use of a generative algorithm that produces circular crochet patterns. The experience took place during the Fashion Design course at the Federal University of Minas Gerais. Crochet as a textile technique is sedimented, leaving little space for artistic and poetic exploration. The introduction of the generative algorithm with autonomous behavior sought to provoke students' critical and artistic thinking, promoting technical thinking in a spontaneous and time-consuming way. The result was a collaborative work configured by a large crochet lace created by the students, associating tradition and innovation, that impacted the perception of the use of computing in textile artistic exploration.  
id UFMG-12_f0b41ceb2e76d33a0c2879cfbb94a81b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/48572
network_acronym_str UFMG-12
network_name_str Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
repository_id_str
spelling Tradição e inovação: Experiência de ensino e exploração artística do crochê através da computaçãoRenda de crochêComputação criativaExploração artísticaProdução têxtilEnsino de arteThis article seeks to report an experience of teaching and artistic exploration of the crochet technique through the use of a generative algorithm that produces circular crochet patterns. The experience took place during the Fashion Design course at the Federal University of Minas Gerais. Crochet as a textile technique is sedimented, leaving little space for artistic and poetic exploration. The introduction of the generative algorithm with autonomous behavior sought to provoke students' critical and artistic thinking, promoting technical thinking in a spontaneous and time-consuming way. The result was a collaborative work configured by a large crochet lace created by the students, associating tradition and innovation, that impacted the perception of the use of computing in textile artistic exploration.  Questo articolo cerca di riportare un'esperienza di insegnamento e di esplorazione artistica della tecnica dell'uncinetto attraverso l'utilizzo di un algoritmo generativo che produce modelli circolari all'uncinetto. L'esperienza si è svolta durante il corso di Fashion Design presso l'Università Federale di Minas Gerais. L'uncinetto come tecnica tessile è sedimentato, lasciando poco spazio all'esplorazione artistica e poetica. L'introduzione dell'algoritmo generativo con comportamento autonomo ha cercato di provocare il pensiero critico e artistico degli studenti, promuovendo il pensiero tecnico in modo spontaneo e dispendioso in termini di tempo. Il risultato è stato un lavoro collaborativo configurato da un grande pizzo all'uncinetto creato dagli studenti, associando tradizione e innovazione, che ha influenzato la percezione dell'uso del computer nell'esplorazione artistica tessile.  Este artigo busca relatar uma experiência de ensino e exploração artística da técnica de crochê através do uso de um algoritmo generativo que produz padrões circulares. A experiência ocorreu no curso de Design de Moda da Universidade Federal de Minas Gerais. O crochê enquanto técnica têxtil se encontra sedimentado, viabilizando pouco espaço para a exploração artística e poética. A introdução do algoritmo generativo com comportamento autônomo buscou provocar o pensamento crítico dos alunos, promovendo o pensar a técnica de forma espontânea e demorada. O resultado foi um trabalho colaborativo configurado por uma grande renda de crochê criada pelos alunos, associando tradição e inovação, e que impactou a percepção sobre o uso da computação na exploração artística têxtil. Universidade Federal de Minas Gerais2024-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/4857210.35699/2238-2046.2024.48572PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG; Vol. 14 No. 30 (2024): Jan-Abril; 86-109PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG; Vol. 14 Núm. 30 (2024): Jan-Abril; 86-109PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG; v. 14 n. 30 (2024): Jan-Abril; 86-1092238-20461982-9507reponame:Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48572/43599Copyright (c) 2024 André Luiz Silva, Soraya Aparecida Alvares Coppolahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, André LuizAparecida Alvares Coppola, Soraya2024-04-01T20:56:51Zoai:periodicos.ufmg.br:article/48572Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistaposPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/oairevistapos.ppga@gmail.com2238-20461982-9507opendoar:2024-04-01T20:56:51Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Tradição e inovação: Experiência de ensino e exploração artística do crochê através da computação
title Tradição e inovação: Experiência de ensino e exploração artística do crochê através da computação
spellingShingle Tradição e inovação: Experiência de ensino e exploração artística do crochê através da computação
Silva, André Luiz
Renda de crochê
Computação criativa
Exploração artística
Produção têxtil
Ensino de arte
title_short Tradição e inovação: Experiência de ensino e exploração artística do crochê através da computação
title_full Tradição e inovação: Experiência de ensino e exploração artística do crochê através da computação
title_fullStr Tradição e inovação: Experiência de ensino e exploração artística do crochê através da computação
title_full_unstemmed Tradição e inovação: Experiência de ensino e exploração artística do crochê através da computação
title_sort Tradição e inovação: Experiência de ensino e exploração artística do crochê através da computação
author Silva, André Luiz
author_facet Silva, André Luiz
Aparecida Alvares Coppola, Soraya
author_role author
author2 Aparecida Alvares Coppola, Soraya
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, André Luiz
Aparecida Alvares Coppola, Soraya
dc.subject.por.fl_str_mv Renda de crochê
Computação criativa
Exploração artística
Produção têxtil
Ensino de arte
topic Renda de crochê
Computação criativa
Exploração artística
Produção têxtil
Ensino de arte
description This article seeks to report an experience of teaching and artistic exploration of the crochet technique through the use of a generative algorithm that produces circular crochet patterns. The experience took place during the Fashion Design course at the Federal University of Minas Gerais. Crochet as a textile technique is sedimented, leaving little space for artistic and poetic exploration. The introduction of the generative algorithm with autonomous behavior sought to provoke students' critical and artistic thinking, promoting technical thinking in a spontaneous and time-consuming way. The result was a collaborative work configured by a large crochet lace created by the students, associating tradition and innovation, that impacted the perception of the use of computing in textile artistic exploration.  
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48572
10.35699/2238-2046.2024.48572
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48572
identifier_str_mv 10.35699/2238-2046.2024.48572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48572/43599
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 André Luiz Silva, Soraya Aparecida Alvares Coppola
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 André Luiz Silva, Soraya Aparecida Alvares Coppola
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG; Vol. 14 No. 30 (2024): Jan-Abril; 86-109
PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG; Vol. 14 Núm. 30 (2024): Jan-Abril; 86-109
PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG; v. 14 n. 30 (2024): Jan-Abril; 86-109
2238-2046
1982-9507
reponame:Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
collection Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
repository.name.fl_str_mv Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistapos.ppga@gmail.com
_version_ 1797049080508055552