Indicadores da identidade profissional em estudantes universitários: existem diferenças entre sexo e áreas de formação?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45767 |
Resumo: | A transição universidade-trabalho envolve, entre tantos aspectos, a construção da identidade profissional. Buscando contribuir com os estudos sobre a identidade profissional nessa etapa da carreira, esta pesquisa teve como objetivo descrever, numa amostra de universitários concluintes, dois indicadores da identidade profissional e analisar as diferenças em relação ao sexo e à área de formação. Participaram 424 universitários, de ambos os sexos e diferentes áreas de formação. Para análise dos dados, foram realizados cálculos da média e comparação entre grupos. Os resultados informaram que os universitários investigados possuem níveis elevados de identidade profissional, demostrando que se sentem identificados com a profissão que escolheram e com os membros do seu grupo profissional; contudo, ainda não estão seguros quanto à clareza de suas identidades como profissionais. Em relação ao sexo, não foram observadas diferenças significativas entre os grupos; quanto às áreas de formação, os estudantes de cursos das ciências humanas foram os que se mostraram mais identificados com suas futuras profissões e os estudantes da área da saúde os que apresentam maior clareza da identidade profissional. Concluiu-se que a identidade profissional varia entre as diferentes áreas de formação e que características contextuais, específicas de cada área, podem ter sido responsáveis pelas diferenças observadas. |
id |
UFMG-13_2308eb8208d6775336dc7f7b8919b9de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/45767 |
network_acronym_str |
UFMG-13 |
network_name_str |
Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Indicadores da identidade profissional em estudantes universitários: existem diferenças entre sexo e áreas de formação?Identidade profissionalEstudantes universitáriosDesenvolvimento profissionalFormação profissionalA transição universidade-trabalho envolve, entre tantos aspectos, a construção da identidade profissional. Buscando contribuir com os estudos sobre a identidade profissional nessa etapa da carreira, esta pesquisa teve como objetivo descrever, numa amostra de universitários concluintes, dois indicadores da identidade profissional e analisar as diferenças em relação ao sexo e à área de formação. Participaram 424 universitários, de ambos os sexos e diferentes áreas de formação. Para análise dos dados, foram realizados cálculos da média e comparação entre grupos. Os resultados informaram que os universitários investigados possuem níveis elevados de identidade profissional, demostrando que se sentem identificados com a profissão que escolheram e com os membros do seu grupo profissional; contudo, ainda não estão seguros quanto à clareza de suas identidades como profissionais. Em relação ao sexo, não foram observadas diferenças significativas entre os grupos; quanto às áreas de formação, os estudantes de cursos das ciências humanas foram os que se mostraram mais identificados com suas futuras profissões e os estudantes da área da saúde os que apresentam maior clareza da identidade profissional. Concluiu-se que a identidade profissional varia entre as diferentes áreas de formação e que características contextuais, específicas de cada área, podem ter sido responsáveis pelas diferenças observadas.Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia2023-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45767Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia; v. 16 n. 1 (2023): Edição 16(1) da Gerais: Revista Interinstitucional em Psicologia1983-8220reponame:Gerais Revista Interinstitucional de Psicologiainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45767/37371http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZuber, Fabiana InêsOliveira, Marina Cardoso de2023-12-15T15:38:09Zoai:periodicos.ufmg.br:article/45767Revistahttp://submission-pepsic.scielo.br/index.php/gerais/indexPUBhttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/gerais/oaicontato.editoriagerais@gmail.com||emersonrasera@gmail.com1983-82201983-8220opendoar:2023-12-15T15:38:09Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indicadores da identidade profissional em estudantes universitários: existem diferenças entre sexo e áreas de formação? |
title |
Indicadores da identidade profissional em estudantes universitários: existem diferenças entre sexo e áreas de formação? |
spellingShingle |
Indicadores da identidade profissional em estudantes universitários: existem diferenças entre sexo e áreas de formação? Zuber, Fabiana Inês Identidade profissional Estudantes universitários Desenvolvimento profissional Formação profissional |
title_short |
Indicadores da identidade profissional em estudantes universitários: existem diferenças entre sexo e áreas de formação? |
title_full |
Indicadores da identidade profissional em estudantes universitários: existem diferenças entre sexo e áreas de formação? |
title_fullStr |
Indicadores da identidade profissional em estudantes universitários: existem diferenças entre sexo e áreas de formação? |
title_full_unstemmed |
Indicadores da identidade profissional em estudantes universitários: existem diferenças entre sexo e áreas de formação? |
title_sort |
Indicadores da identidade profissional em estudantes universitários: existem diferenças entre sexo e áreas de formação? |
author |
Zuber, Fabiana Inês |
author_facet |
Zuber, Fabiana Inês Oliveira, Marina Cardoso de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Marina Cardoso de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zuber, Fabiana Inês Oliveira, Marina Cardoso de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade profissional Estudantes universitários Desenvolvimento profissional Formação profissional |
topic |
Identidade profissional Estudantes universitários Desenvolvimento profissional Formação profissional |
description |
A transição universidade-trabalho envolve, entre tantos aspectos, a construção da identidade profissional. Buscando contribuir com os estudos sobre a identidade profissional nessa etapa da carreira, esta pesquisa teve como objetivo descrever, numa amostra de universitários concluintes, dois indicadores da identidade profissional e analisar as diferenças em relação ao sexo e à área de formação. Participaram 424 universitários, de ambos os sexos e diferentes áreas de formação. Para análise dos dados, foram realizados cálculos da média e comparação entre grupos. Os resultados informaram que os universitários investigados possuem níveis elevados de identidade profissional, demostrando que se sentem identificados com a profissão que escolheram e com os membros do seu grupo profissional; contudo, ainda não estão seguros quanto à clareza de suas identidades como profissionais. Em relação ao sexo, não foram observadas diferenças significativas entre os grupos; quanto às áreas de formação, os estudantes de cursos das ciências humanas foram os que se mostraram mais identificados com suas futuras profissões e os estudantes da área da saúde os que apresentam maior clareza da identidade profissional. Concluiu-se que a identidade profissional varia entre as diferentes áreas de formação e que características contextuais, específicas de cada área, podem ter sido responsáveis pelas diferenças observadas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45767 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45767 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45767/37371 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia; v. 16 n. 1 (2023): Edição 16(1) da Gerais: Revista Interinstitucional em Psicologia 1983-8220 reponame:Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia |
collection |
Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
contato.editoriagerais@gmail.com||emersonrasera@gmail.com |
_version_ |
1799711298370404352 |