Diálogos em movimento: Em direção à metodologia construcionista social
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/51916 |
Resumo: | A pesquisa construcionista é uma alternativa viável às pessoas que desejam uma forma de ciência diferente daquela proposta pelas pesquisas positivistas hegemônicas. O Construcionismo Social se sustenta nas seguintes propostas: não essencialidade; especificidade histórica e cultural do conhecimento; linguagem como forma de ação social; foco nas práticas sociais e nas interações; e foco nos processos. Este artigo tem como objetivo apresentar o Diálogo por meio de Estórias e os Grupos Reflexivos, como estudos de casos, nas estratégias metodológicas de produção de informação, por meio do processo grupal, voltadas aos sentidos e significados coletivos indicando, para tanto, potencialidades e constrangimentos. O fio condutor são duas experiências realizadas em pesquisas de mestrado em Psicologia, que nos auxiliaram, também, a refletir sobre a possibilidade de metodologias construcionistas em diálogo com as epistemologias feministas. |
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Diálogos em movimento: Em direção à metodologia construcionista social Construcionismo socialMetodologiaEstórias de casoGrupo reflexivoA pesquisa construcionista é uma alternativa viável às pessoas que desejam uma forma de ciência diferente daquela proposta pelas pesquisas positivistas hegemônicas. O Construcionismo Social se sustenta nas seguintes propostas: não essencialidade; especificidade histórica e cultural do conhecimento; linguagem como forma de ação social; foco nas práticas sociais e nas interações; e foco nos processos. Este artigo tem como objetivo apresentar o Diálogo por meio de Estórias e os Grupos Reflexivos, como estudos de casos, nas estratégias metodológicas de produção de informação, por meio do processo grupal, voltadas aos sentidos e significados coletivos indicando, para tanto, potencialidades e constrangimentos. O fio condutor são duas experiências realizadas em pesquisas de mestrado em Psicologia, que nos auxiliaram, também, a refletir sobre a possibilidade de metodologias construcionistas em diálogo com as epistemologias feministas.Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia2024-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/51916Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia; v. 16 n. 2 (2023): Edição 16(2) da Gerais: Revista Interinstitucional em Psicologia1983-8220reponame:Gerais Revista Interinstitucional de Psicologiainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/51916/43718Copyright (c) 2024 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologiahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso , David TiagoGuimarães , Ariane NoerembergBeiras , Adriano2024-04-06T18:18:31Zoai:periodicos.ufmg.br:article/51916Revistahttp://submission-pepsic.scielo.br/index.php/gerais/indexPUBhttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/gerais/oaicontato.editoriagerais@gmail.com||emersonrasera@gmail.com1983-82201983-8220opendoar:2024-04-06T18:18:31Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
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