Estágio em Psicologia Clínica e supervisão em Serviços-Escola de Psicologia: Caracterização e avaliação de estagiários

Bibliographic Details
Main Author: Glidden , Rosina Forteski
Publication Date: 2024
Other Authors: Borges , Claudia Daiana, Bisewski , Bruna, Corrêa , Caio Fernando Zimmerman, Zastrow , Crisley Fabiane
Format: Article
Language: por
Source: Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
Download full: https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/52013
Summary: No estágio clínico o estudante de Psicologia aprende técnicas de intervenção e avaliação e amplia seu conhecimento sobre os fenômenos psicológicos. Assim, a supervisão é um fator decisivo para o desenvolvimento teórico e prático do estagiário. Foi objetivo desse artigo conhecer aspectos relacionados a características dos atendimentos, da formação e da supervisão de estagiários em seus estágios clínicos. Participaram 14 estudantes de Psicologia de duas Instituições de Ensino Superior (IES), uma pública e uma privada, do sul do Brasil. Foi utilizado um questionário e na análise foram geradas medidas descritivas, como frequência, porcentagem e médias. Os resultados mostraram diferenças e aproximações entre o estágio vivido por alunos da IES pública e da privada. Os alunos avaliaram positivamente a relação com a supervisão e como extremamente importante o estágio clínico desenvolvido no SE para a aprendizagem de habilidades que os formarão como profissionais de Psicologia. Conclui-se pela necessidade de promover escuta e acolhimento dos alunos na supervisão.
id UFMG-13_fff397ecfcdb2e9013fd0b9899fba9b0
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/52013
network_acronym_str UFMG-13
network_name_str Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
repository_id_str
spelling Estágio em Psicologia Clínica e supervisão em Serviços-Escola de Psicologia: Caracterização e avaliação de estagiáriosEstágioServiço-EscolaAtendimento psicológicoSupervisãoNo estágio clínico o estudante de Psicologia aprende técnicas de intervenção e avaliação e amplia seu conhecimento sobre os fenômenos psicológicos. Assim, a supervisão é um fator decisivo para o desenvolvimento teórico e prático do estagiário. Foi objetivo desse artigo conhecer aspectos relacionados a características dos atendimentos, da formação e da supervisão de estagiários em seus estágios clínicos. Participaram 14 estudantes de Psicologia de duas Instituições de Ensino Superior (IES), uma pública e uma privada, do sul do Brasil. Foi utilizado um questionário e na análise foram geradas medidas descritivas, como frequência, porcentagem e médias. Os resultados mostraram diferenças e aproximações entre o estágio vivido por alunos da IES pública e da privada. Os alunos avaliaram positivamente a relação com a supervisão e como extremamente importante o estágio clínico desenvolvido no SE para a aprendizagem de habilidades que os formarão como profissionais de Psicologia. Conclui-se pela necessidade de promover escuta e acolhimento dos alunos na supervisão.Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia2024-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/52013Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia; v. 16 n. 2 (2023): Edição 16(2) da Gerais: Revista Interinstitucional em Psicologia1983-8220reponame:Gerais Revista Interinstitucional de Psicologiainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/52013/43783Copyright (c) 2024 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologiahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGlidden , Rosina ForteskiBorges , Claudia DaianaBisewski , BrunaCorrêa , Caio Fernando ZimmermanZastrow , Crisley Fabiane2024-04-06T18:18:17Zoai:periodicos.ufmg.br:article/52013Revistahttp://submission-pepsic.scielo.br/index.php/gerais/indexPUBhttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/gerais/oaicontato.editoriagerais@gmail.com||emersonrasera@gmail.com1983-82201983-8220opendoar:2024-04-06T18:18:17Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio em Psicologia Clínica e supervisão em Serviços-Escola de Psicologia: Caracterização e avaliação de estagiários
title Estágio em Psicologia Clínica e supervisão em Serviços-Escola de Psicologia: Caracterização e avaliação de estagiários
spellingShingle Estágio em Psicologia Clínica e supervisão em Serviços-Escola de Psicologia: Caracterização e avaliação de estagiários
Glidden , Rosina Forteski
Estágio
Serviço-Escola
Atendimento psicológico
Supervisão
title_short Estágio em Psicologia Clínica e supervisão em Serviços-Escola de Psicologia: Caracterização e avaliação de estagiários
title_full Estágio em Psicologia Clínica e supervisão em Serviços-Escola de Psicologia: Caracterização e avaliação de estagiários
title_fullStr Estágio em Psicologia Clínica e supervisão em Serviços-Escola de Psicologia: Caracterização e avaliação de estagiários
title_full_unstemmed Estágio em Psicologia Clínica e supervisão em Serviços-Escola de Psicologia: Caracterização e avaliação de estagiários
title_sort Estágio em Psicologia Clínica e supervisão em Serviços-Escola de Psicologia: Caracterização e avaliação de estagiários
author Glidden , Rosina Forteski
author_facet Glidden , Rosina Forteski
Borges , Claudia Daiana
Bisewski , Bruna
Corrêa , Caio Fernando Zimmerman
Zastrow , Crisley Fabiane
author_role author
author2 Borges , Claudia Daiana
Bisewski , Bruna
Corrêa , Caio Fernando Zimmerman
Zastrow , Crisley Fabiane
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Glidden , Rosina Forteski
Borges , Claudia Daiana
Bisewski , Bruna
Corrêa , Caio Fernando Zimmerman
Zastrow , Crisley Fabiane
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio
Serviço-Escola
Atendimento psicológico
Supervisão
topic Estágio
Serviço-Escola
Atendimento psicológico
Supervisão
description No estágio clínico o estudante de Psicologia aprende técnicas de intervenção e avaliação e amplia seu conhecimento sobre os fenômenos psicológicos. Assim, a supervisão é um fator decisivo para o desenvolvimento teórico e prático do estagiário. Foi objetivo desse artigo conhecer aspectos relacionados a características dos atendimentos, da formação e da supervisão de estagiários em seus estágios clínicos. Participaram 14 estudantes de Psicologia de duas Instituições de Ensino Superior (IES), uma pública e uma privada, do sul do Brasil. Foi utilizado um questionário e na análise foram geradas medidas descritivas, como frequência, porcentagem e médias. Os resultados mostraram diferenças e aproximações entre o estágio vivido por alunos da IES pública e da privada. Os alunos avaliaram positivamente a relação com a supervisão e como extremamente importante o estágio clínico desenvolvido no SE para a aprendizagem de habilidades que os formarão como profissionais de Psicologia. Conclui-se pela necessidade de promover escuta e acolhimento dos alunos na supervisão.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/52013
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/52013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/52013/43783
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia; v. 16 n. 2 (2023): Edição 16(2) da Gerais: Revista Interinstitucional em Psicologia
1983-8220
reponame:Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
collection Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
repository.name.fl_str_mv Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv contato.editoriagerais@gmail.com||emersonrasera@gmail.com
_version_ 1799711298460581888