Entre a Escrita Negra e a Escrita Feminina de Resistência à Escravidão From Black Writing to the Writing of Black Women’s Resistance to Slavery : English
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temporalidades |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/41342 |
Resumo: | O artigo discute as relações entre escrita negra e escrita de mulher negra na literatura Afroamericana. Nele, duas narrativas são cotejadas com a finalidade de estabelecer aproximações dialógicas da mulher escravizada Linda Brent, protagonista da narrativa de escravo Incidents in the Life of a Salve Girl, Written by Herself, de Harriet Jacobs (1861) com a mulher escravizada Sethe Suggs, personagem central da neo-narrativa de escravos Beloved, de Toni Morrison (1987). O elemento que marca o conteúdo dialógico entre as duas narrativas e as duas mulheres é a noção de conversão política, definida por West (1994) como um movimento individual e coletivo do niilismo devastador, patrocinado pela escravidão e seus agentes, para o autoamor libertador. Em relação a Linda Brent e a Sethe Suggs, o autoamor libertador individual e coletivo garante-lhes a fuga da escravidão para a liberdade através da ação política de pessoas negras e brancas. Palavras-Chave: 1. Narrativa de Escravo; 2. Niilismo; 3. Conversão Política. |
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Entre a Escrita Negra e a Escrita Feminina de Resistência à Escravidão From Black Writing to the Writing of Black Women’s Resistance to Slavery : EnglishEntre a Escrita Negra e a Escrita Feminina de Resistência à Escravidão: EnglishO artigo discute as relações entre escrita negra e escrita de mulher negra na literatura Afroamericana. Nele, duas narrativas são cotejadas com a finalidade de estabelecer aproximações dialógicas da mulher escravizada Linda Brent, protagonista da narrativa de escravo Incidents in the Life of a Salve Girl, Written by Herself, de Harriet Jacobs (1861) com a mulher escravizada Sethe Suggs, personagem central da neo-narrativa de escravos Beloved, de Toni Morrison (1987). O elemento que marca o conteúdo dialógico entre as duas narrativas e as duas mulheres é a noção de conversão política, definida por West (1994) como um movimento individual e coletivo do niilismo devastador, patrocinado pela escravidão e seus agentes, para o autoamor libertador. Em relação a Linda Brent e a Sethe Suggs, o autoamor libertador individual e coletivo garante-lhes a fuga da escravidão para a liberdade através da ação política de pessoas negras e brancas. Palavras-Chave: 1. Narrativa de Escravo; 2. Niilismo; 3. Conversão Política.Abstract: The article discusses the relationship between black writing and black women's writing in Afro-American literature. In it, two narratives are collated to establish a dialogic approximation of the enslaved woman Linda Brent, the protagonist of the slave narrative Incidents in the Life of a Salve Girl, Written by Herself, by Harriet Jacobs (1861) to the equally enslaved woman Sethe Suggs, the major character of the neo-slave narrative Beloved, by Toni Morrison (1987). The aspect that marks the dialogic content connecting the two narratives and the two women is the notion of political conversion, defined by West (1994) as an individual and collective movement from devastating nihilism, sponsored by slavery and its agents, to liberating self-love. In relation to Linda Brent and Sethe Suggs, individual and collective liberating self-love guarantees them escape from slavery to freedom through the political agency of black and white people. Keywords: 1. Slave Narrative; 2. Nihilism; 3. Political Conversion.Resumo: O artigo discute as relações entre escrita negra e escrita de mulher negra na literaturaAfroamericana. Nele, duas narrativas são cotejadas com a finalidade de estabelecer aproximaçõesdialógicas da mulher escravizada Linda Brent, protagonista da narrativa de escravo Incidents in the Lifeof a Salve Girl, Written by Herself, de Harriet Jacobs (1861) com a mulher escravizada Sethe Suggs,personagem central da neo-narrativa de escravos Beloved, de Toni Morrison (1987). O elemento quemarca o conteúdo dialógico entre as duas narrativas e as duas mulheres é a noção de conversão política, definida por West (1994) como um movimento individual e coletivo do niilismo devastador,patrocinado pela escravidão e seus agentes, para o autoamor libertador. Em relação a Linda Brent e aSethe Suggs, o autoamor libertador individual e coletivo garante-lhes a fuga da escravidão para aliberdade através da ação política de pessoas negras e brancas.Palavras-Chave: Narrativa de Escravo; Niilismo; Conversão Política.Programa de Pós Graduação em História - UFMG2023-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/41342Temporalidades; Vol. 14 No. 2 (2023): Edição 38 - Temporalidades, Belo Horizonte (jan./ago.2023); 54 - 78Temporalidades; v. 14 n. 2 (2023): Edição 38 - Temporalidades, Belo Horizonte (jan./ago.2023); 54 - 781984-6150reponame:Temporalidadesinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/41342/34923Copyright (c) 2023 JOSÉ ENDOENÇA MARTINS MARTINShttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMARTINS, JOSÉ ENDOENÇA MARTINS2023-02-07T13:44:58Zoai:periodicos.ufmg.br:article/41342Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidadesPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/oai||temporalidades@gmail.com1984-61501984-6150opendoar:2023-02-07T13:44:58Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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