Educação e ideal modernizante na ditadura civil-militar: um estudo sobre a revista Educação (1971-1984)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ehrlich, Michel
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temporalidades
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6116
Resumo: Este artigo trata das concepções de educação escolar da ditadura civil-militar brasileira, tomando como fonte as 41 edições da revista Educação, publicada pelo MEC entre 1971 e 1984. Apesar de autoritários, os grupos dirigentes da ditadura eram heterogêneos e conflitantes, inclusive nas propostas educacionais, que variavam de uma vertente que chamo de patriótico-conservadora até uma visão tecnicista. O objetivo dessa pesquisa é verificar como essas visões de educação interagiram entre si e com outras concepções e como procuraram inculcar essas ideias em profissionais da educação. A análise concluiu a preponderância da corrente tecnicista. A luz dos conceitos de positividade do poder, de Michel Foucault, e unidimensionalidade, de Herbert Marcuse, concluí que essa concepção tecnicista usava um discurso de modernização e progresso. Outras visões de ensino eram tratadas menos como perigosas ou subversivas e mais como atrasadas e inadequadas aos tempos modernos. Dessa forma, sequer era necessário a concepção tecnicista se mostrar melhor do que outras, pois se apresentava como a única possibilidade.
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