A saúde engarrafada nas Águas de Melgaço: cultura e consumo na Manaus do século XIX-XX
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temporalidades |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6091 |
Resumo: | Com a chegada das inovações tecnológicas do final do século XIX e os problemas acarretados, a manutenção de uma vida saudável apenas mostrou-se mais almejada pela sociedade ocidental. Já no início do século XX, em decorrência da “explosão” midiática, o tema da saúde torna-se fortemente envolvido ao capitalismo. É nesse cenário que aparecem propagandas de produtos medicinais, como da marca portuguesa de águas medicinais “Águas de Melgaço”. Este trabalho pretende, através de um viés da Arqueologia Histórica, relacioná-las com o período histórico em que foram publicadas e estudar como desempenhavam o papel de ancoradoras de significado simbólico à marca, bem como sua dinamicidade entre consumo e sociedade. A marca surge como elemento delineador apropriado pela elite manauara, num cenário onde a mensagem simbólica engarrafada apresenta vínculos de manipulação da cultura de consumo. |
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A saúde engarrafada nas Águas de Melgaço: cultura e consumo na Manaus do século XIX-XXArqueologia HistóricaCultura de ConsumoÁguas de MelgaçoCom a chegada das inovações tecnológicas do final do século XIX e os problemas acarretados, a manutenção de uma vida saudável apenas mostrou-se mais almejada pela sociedade ocidental. Já no início do século XX, em decorrência da “explosão” midiática, o tema da saúde torna-se fortemente envolvido ao capitalismo. É nesse cenário que aparecem propagandas de produtos medicinais, como da marca portuguesa de águas medicinais “Águas de Melgaço”. Este trabalho pretende, através de um viés da Arqueologia Histórica, relacioná-las com o período histórico em que foram publicadas e estudar como desempenhavam o papel de ancoradoras de significado simbólico à marca, bem como sua dinamicidade entre consumo e sociedade. A marca surge como elemento delineador apropriado pela elite manauara, num cenário onde a mensagem simbólica engarrafada apresenta vínculos de manipulação da cultura de consumo.Programa de Pós Graduação em História - UFMG2018-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6091Temporalidades; Vol. 10 No. 2 (2018): Edição 27 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 10, n.2 (mai./ago. 2018); 403-418Temporalidades; v. 10 n. 2 (2018): Edição 27 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 10, n.2 (mai./ago. 2018); 403-4181984-6150reponame:Temporalidadesinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6091/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6091/9592Copyright (c) 2018 Tatiana de Lima Pedrosa Santos, Samuel Lucena de Medeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Tatiana de Lima PedrosaMedeiros, Samuel Lucena de2019-02-01T19:45:25Zoai:periodicos.ufmg.br:article/6091Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidadesPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/oai||temporalidades@gmail.com1984-61501984-6150opendoar:2019-02-01T19:45:25Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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