Enfrentamentos ao bullying homofóbico na escola: convite para uma reflexão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, José Geovânio Buenos Aires
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Duque, Adauto Neto Fonseca, Nascimento, Juscelino Francisco do, Martins, Maria Greuvânia Buenos Aires, Aragão, Janaína Alvarenga, Sousa, Evandro Alberto de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temporalidades
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/16376
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma revisão da literatura estudada sobre a real situação do bullying homofóbico na escola. O artigo fez um breve apanhado da história da sexualidade, comentando a situação da sexualidade nas escolas, e apresentando possíveis enfrentamentos para a transformação da situação atual envolvendo LGBT. A partir da análise da literatura estudada, objetivou-se mostrar que a homossexualidade não é uma doença, vício ou desvio de caráter. Em interlocução com a pesquisa que examinou a sexualidade e bullying homofóbico no ambiente escolar, buscou-se fazer uma conscientização para a erradicação da LGBTfobia. Nesse processo, o artigo observa que o discurso religioso e conservador é condição sumária para o aparecimento e encorajamento do bullying homofóbico, tanto dentro como fora de sala de aula.
id UFMG-14_47952265c4fad9293904d0b3ce2fc7dc
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16376
network_acronym_str UFMG-14
network_name_str Temporalidades
repository_id_str
spelling Enfrentamentos ao bullying homofóbico na escola: convite para uma reflexãoEsta pesquisa apresenta uma revisão da literatura estudada sobre a real situação do bullying homofóbico na escola. O artigo fez um breve apanhado da história da sexualidade, comentando a situação da sexualidade nas escolas, e apresentando possíveis enfrentamentos para a transformação da situação atual envolvendo LGBT. A partir da análise da literatura estudada, objetivou-se mostrar que a homossexualidade não é uma doença, vício ou desvio de caráter. Em interlocução com a pesquisa que examinou a sexualidade e bullying homofóbico no ambiente escolar, buscou-se fazer uma conscientização para a erradicação da LGBTfobia. Nesse processo, o artigo observa que o discurso religioso e conservador é condição sumária para o aparecimento e encorajamento do bullying homofóbico, tanto dentro como fora de sala de aula.Programa de Pós Graduação em História - UFMG2020-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/16376Temporalidades; Vol. 12 No. 1 (2020): Edição 32 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 12, n.1 (jan./abr. 2020); 681 - 701Temporalidades; v. 12 n. 1 (2020): Edição 32 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 12, n.1 (jan./abr. 2020); 681 - 7011984-6150reponame:Temporalidadesinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/16376/17348Copyright (c) 2020 José Geovânio Buenos Aires Martins, Adauto Neto Fonseca Duque, Juscelino Francisco do Nascimento, Maria Greuvânia Buenos Aires Martins, Janaína Alvarenga Aragão, Evandro Alberto de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, José Geovânio Buenos AiresDuque, Adauto Neto FonsecaNascimento, Juscelino Francisco doMartins, Maria Greuvânia Buenos AiresAragão, Janaína AlvarengaSousa, Evandro Alberto de2020-05-31T16:45:56Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16376Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidadesPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/oai||temporalidades@gmail.com1984-61501984-6150opendoar:2020-05-31T16:45:56Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Enfrentamentos ao bullying homofóbico na escola: convite para uma reflexão
title Enfrentamentos ao bullying homofóbico na escola: convite para uma reflexão
spellingShingle Enfrentamentos ao bullying homofóbico na escola: convite para uma reflexão
Martins, José Geovânio Buenos Aires
title_short Enfrentamentos ao bullying homofóbico na escola: convite para uma reflexão
title_full Enfrentamentos ao bullying homofóbico na escola: convite para uma reflexão
title_fullStr Enfrentamentos ao bullying homofóbico na escola: convite para uma reflexão
title_full_unstemmed Enfrentamentos ao bullying homofóbico na escola: convite para uma reflexão
title_sort Enfrentamentos ao bullying homofóbico na escola: convite para uma reflexão
author Martins, José Geovânio Buenos Aires
author_facet Martins, José Geovânio Buenos Aires
Duque, Adauto Neto Fonseca
Nascimento, Juscelino Francisco do
Martins, Maria Greuvânia Buenos Aires
Aragão, Janaína Alvarenga
Sousa, Evandro Alberto de
author_role author
author2 Duque, Adauto Neto Fonseca
Nascimento, Juscelino Francisco do
Martins, Maria Greuvânia Buenos Aires
Aragão, Janaína Alvarenga
Sousa, Evandro Alberto de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, José Geovânio Buenos Aires
Duque, Adauto Neto Fonseca
Nascimento, Juscelino Francisco do
Martins, Maria Greuvânia Buenos Aires
Aragão, Janaína Alvarenga
Sousa, Evandro Alberto de
description Esta pesquisa apresenta uma revisão da literatura estudada sobre a real situação do bullying homofóbico na escola. O artigo fez um breve apanhado da história da sexualidade, comentando a situação da sexualidade nas escolas, e apresentando possíveis enfrentamentos para a transformação da situação atual envolvendo LGBT. A partir da análise da literatura estudada, objetivou-se mostrar que a homossexualidade não é uma doença, vício ou desvio de caráter. Em interlocução com a pesquisa que examinou a sexualidade e bullying homofóbico no ambiente escolar, buscou-se fazer uma conscientização para a erradicação da LGBTfobia. Nesse processo, o artigo observa que o discurso religioso e conservador é condição sumária para o aparecimento e encorajamento do bullying homofóbico, tanto dentro como fora de sala de aula.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/16376
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/16376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/16376/17348
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em História - UFMG
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em História - UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Temporalidades; Vol. 12 No. 1 (2020): Edição 32 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 12, n.1 (jan./abr. 2020); 681 - 701
Temporalidades; v. 12 n. 1 (2020): Edição 32 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 12, n.1 (jan./abr. 2020); 681 - 701
1984-6150
reponame:Temporalidades
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Temporalidades
collection Temporalidades
repository.name.fl_str_mv Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||temporalidades@gmail.com
_version_ 1798675382325477376