Enfrentamentos ao bullying homofóbico na escola: convite para uma reflexão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temporalidades |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/16376 |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta uma revisão da literatura estudada sobre a real situação do bullying homofóbico na escola. O artigo fez um breve apanhado da história da sexualidade, comentando a situação da sexualidade nas escolas, e apresentando possíveis enfrentamentos para a transformação da situação atual envolvendo LGBT. A partir da análise da literatura estudada, objetivou-se mostrar que a homossexualidade não é uma doença, vício ou desvio de caráter. Em interlocução com a pesquisa que examinou a sexualidade e bullying homofóbico no ambiente escolar, buscou-se fazer uma conscientização para a erradicação da LGBTfobia. Nesse processo, o artigo observa que o discurso religioso e conservador é condição sumária para o aparecimento e encorajamento do bullying homofóbico, tanto dentro como fora de sala de aula. |
id |
UFMG-14_47952265c4fad9293904d0b3ce2fc7dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/16376 |
network_acronym_str |
UFMG-14 |
network_name_str |
Temporalidades |
repository_id_str |
|
spelling |
Enfrentamentos ao bullying homofóbico na escola: convite para uma reflexãoEsta pesquisa apresenta uma revisão da literatura estudada sobre a real situação do bullying homofóbico na escola. O artigo fez um breve apanhado da história da sexualidade, comentando a situação da sexualidade nas escolas, e apresentando possíveis enfrentamentos para a transformação da situação atual envolvendo LGBT. A partir da análise da literatura estudada, objetivou-se mostrar que a homossexualidade não é uma doença, vício ou desvio de caráter. Em interlocução com a pesquisa que examinou a sexualidade e bullying homofóbico no ambiente escolar, buscou-se fazer uma conscientização para a erradicação da LGBTfobia. Nesse processo, o artigo observa que o discurso religioso e conservador é condição sumária para o aparecimento e encorajamento do bullying homofóbico, tanto dentro como fora de sala de aula.Programa de Pós Graduação em História - UFMG2020-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/16376Temporalidades; Vol. 12 No. 1 (2020): Edição 32 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 12, n.1 (jan./abr. 2020); 681 - 701Temporalidades; v. 12 n. 1 (2020): Edição 32 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 12, n.1 (jan./abr. 2020); 681 - 7011984-6150reponame:Temporalidadesinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/16376/17348Copyright (c) 2020 José Geovânio Buenos Aires Martins, Adauto Neto Fonseca Duque, Juscelino Francisco do Nascimento, Maria Greuvânia Buenos Aires Martins, Janaína Alvarenga Aragão, Evandro Alberto de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, José Geovânio Buenos AiresDuque, Adauto Neto FonsecaNascimento, Juscelino Francisco doMartins, Maria Greuvânia Buenos AiresAragão, Janaína AlvarengaSousa, Evandro Alberto de2020-05-31T16:45:56Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16376Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidadesPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/oai||temporalidades@gmail.com1984-61501984-6150opendoar:2020-05-31T16:45:56Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Enfrentamentos ao bullying homofóbico na escola: convite para uma reflexão |
title |
Enfrentamentos ao bullying homofóbico na escola: convite para uma reflexão |
spellingShingle |
Enfrentamentos ao bullying homofóbico na escola: convite para uma reflexão Martins, José Geovânio Buenos Aires |
title_short |
Enfrentamentos ao bullying homofóbico na escola: convite para uma reflexão |
title_full |
Enfrentamentos ao bullying homofóbico na escola: convite para uma reflexão |
title_fullStr |
Enfrentamentos ao bullying homofóbico na escola: convite para uma reflexão |
title_full_unstemmed |
Enfrentamentos ao bullying homofóbico na escola: convite para uma reflexão |
title_sort |
Enfrentamentos ao bullying homofóbico na escola: convite para uma reflexão |
author |
Martins, José Geovânio Buenos Aires |
author_facet |
Martins, José Geovânio Buenos Aires Duque, Adauto Neto Fonseca Nascimento, Juscelino Francisco do Martins, Maria Greuvânia Buenos Aires Aragão, Janaína Alvarenga Sousa, Evandro Alberto de |
author_role |
author |
author2 |
Duque, Adauto Neto Fonseca Nascimento, Juscelino Francisco do Martins, Maria Greuvânia Buenos Aires Aragão, Janaína Alvarenga Sousa, Evandro Alberto de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, José Geovânio Buenos Aires Duque, Adauto Neto Fonseca Nascimento, Juscelino Francisco do Martins, Maria Greuvânia Buenos Aires Aragão, Janaína Alvarenga Sousa, Evandro Alberto de |
description |
Esta pesquisa apresenta uma revisão da literatura estudada sobre a real situação do bullying homofóbico na escola. O artigo fez um breve apanhado da história da sexualidade, comentando a situação da sexualidade nas escolas, e apresentando possíveis enfrentamentos para a transformação da situação atual envolvendo LGBT. A partir da análise da literatura estudada, objetivou-se mostrar que a homossexualidade não é uma doença, vício ou desvio de caráter. Em interlocução com a pesquisa que examinou a sexualidade e bullying homofóbico no ambiente escolar, buscou-se fazer uma conscientização para a erradicação da LGBTfobia. Nesse processo, o artigo observa que o discurso religioso e conservador é condição sumária para o aparecimento e encorajamento do bullying homofóbico, tanto dentro como fora de sala de aula. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/16376 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/16376 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/16376/17348 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação em História - UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação em História - UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temporalidades; Vol. 12 No. 1 (2020): Edição 32 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 12, n.1 (jan./abr. 2020); 681 - 701 Temporalidades; v. 12 n. 1 (2020): Edição 32 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 12, n.1 (jan./abr. 2020); 681 - 701 1984-6150 reponame:Temporalidades instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Temporalidades |
collection |
Temporalidades |
repository.name.fl_str_mv |
Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||temporalidades@gmail.com |
_version_ |
1798675382325477376 |