A intersecção entre teoria e prática e o desenvolvimento da ciência ibérica: uma análise sobre os manuais de navegação e suas funções
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temporalidades |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6082 |
Resumo: | O objetivo do presente artigo é o de analisar a relação/conjunção entre teoria e prática na Espanha do início da Época Moderna. Esta situação cada vez mais recorrente esteve inserida no cenário da expansão marítima e da constituição do império espanhol no além-mar. A decorrente emergência de novas configurações políticas, sociais e culturais trouxe a lume a necessidade de respostas e soluções para tais alterações. Há algumas décadas uma significativa historiografia vem trabalhando com as diversas temáticas possibilitadas por este contexto. A perspectiva epistemológica e metodológica utilizada centra-se em uma História da Ciência que ultrapassa as abordagens teoréticas e internalistas, centradas nos processos cognitivos. Parte-se então de uma perspectiva mais ampla, que engloba os diferentes agentes, instituições, redes, artefatos, etc. Na esteira destes estudos, e utilizando como fontes tratados náuticos do período, pretende-se examinar, a partir da função destes e da forma como foram escritos, a intersecção cada vez mais comum entre teórica e prática e sua ligação com uma nova forma de produzir conhecimento. |
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A intersecção entre teoria e prática e o desenvolvimento da ciência ibérica: uma análise sobre os manuais de navegação e suas funçõesCiência modernaCosmografias e tratados náuticosExpansão marítimaO objetivo do presente artigo é o de analisar a relação/conjunção entre teoria e prática na Espanha do início da Época Moderna. Esta situação cada vez mais recorrente esteve inserida no cenário da expansão marítima e da constituição do império espanhol no além-mar. A decorrente emergência de novas configurações políticas, sociais e culturais trouxe a lume a necessidade de respostas e soluções para tais alterações. Há algumas décadas uma significativa historiografia vem trabalhando com as diversas temáticas possibilitadas por este contexto. A perspectiva epistemológica e metodológica utilizada centra-se em uma História da Ciência que ultrapassa as abordagens teoréticas e internalistas, centradas nos processos cognitivos. Parte-se então de uma perspectiva mais ampla, que engloba os diferentes agentes, instituições, redes, artefatos, etc. Na esteira destes estudos, e utilizando como fontes tratados náuticos do período, pretende-se examinar, a partir da função destes e da forma como foram escritos, a intersecção cada vez mais comum entre teórica e prática e sua ligação com uma nova forma de produzir conhecimento. Programa de Pós Graduação em História - UFMG2018-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6082Temporalidades; Vol. 10 No. 1 (2018): Edição 26 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 10, n.1 (jan./abr. 2018); 37-49Temporalidades; v. 10 n. 1 (2018): Edição 26 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 10, n.1 (jan./abr. 2018); 37-491984-6150reponame:Temporalidadesinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6082/pdfCopyright (c) 2018 Amanda Cieslak Kappinfo:eu-repo/semantics/openAccessCieslak Kapp, Amanda2020-01-13T14:10:10Zoai:periodicos.ufmg.br:article/6082Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidadesPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/oai||temporalidades@gmail.com1984-61501984-6150opendoar:2020-01-13T14:10:10Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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