O Pico do Itacolomi na construção histórica da paisagem e da identidade de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Rute Guimarães
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Temporalidades
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6145
Resumo: Esse artigo discute a inserção do Pico do Itacolomi, formação rochosa com 1.772m de altitude localizado entre Ouro Preto e Mariana, na ideia de paisagem e de identidade para Minas Gerais no período republicano. Se algo é significativo para uma determinada cultura, é porque existe um sistema de referência e um sujeito que valora, bem como um campo de negociações, estratégias e disputas em torno das representações da natureza, que são definidas em determinados contextos no seio de demandas específicas. (RONCAGLIO, 2007). Assim, o estudo está direcionado para as práticas, as intencionalidades e os discursos que transformaram o Pico do Itacolomi numa parte significativa para a história regional, a interpretação do território e a conformação de um perfil cultural para os habitantes de Minas Gerais. Apresenta-se como o Itacolomi recebeu um lugar de destaque na colocação de uma supremacia do estado na economia e política nacional, nas narrativas sobre personagens e eventos da história e na valoração das montanhas como caracteristica da paisagem do estado.  O texto assinala que foi na construção histórica da paisagem e da identidade mineira que aquela formação geomofológica foi consagrada como um monumento natural importante para Minas Gerais.
id UFMG-14_5dc77c3dbc5bc8ff44fde52171128b71
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/6145
network_acronym_str UFMG-14
network_name_str Temporalidades
repository_id_str
spelling O Pico do Itacolomi na construção histórica da paisagem e da identidade de Minas GeraisPico do ItacolomiPaisagemIdentidadeEsse artigo discute a inserção do Pico do Itacolomi, formação rochosa com 1.772m de altitude localizado entre Ouro Preto e Mariana, na ideia de paisagem e de identidade para Minas Gerais no período republicano. Se algo é significativo para uma determinada cultura, é porque existe um sistema de referência e um sujeito que valora, bem como um campo de negociações, estratégias e disputas em torno das representações da natureza, que são definidas em determinados contextos no seio de demandas específicas. (RONCAGLIO, 2007). Assim, o estudo está direcionado para as práticas, as intencionalidades e os discursos que transformaram o Pico do Itacolomi numa parte significativa para a história regional, a interpretação do território e a conformação de um perfil cultural para os habitantes de Minas Gerais. Apresenta-se como o Itacolomi recebeu um lugar de destaque na colocação de uma supremacia do estado na economia e política nacional, nas narrativas sobre personagens e eventos da história e na valoração das montanhas como caracteristica da paisagem do estado.  O texto assinala que foi na construção histórica da paisagem e da identidade mineira que aquela formação geomofológica foi consagrada como um monumento natural importante para Minas Gerais.Programa de Pós Graduação em História - UFMG2019-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6145Temporalidades; Vol. 11 No. 1 (2019): Edição 29 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 11, n.1 (jan./abr. 2019)Temporalidades; v. 11 n. 1 (2019): Edição 29 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 11, n.1 (jan./abr. 2019)1984-6150reponame:Temporalidadesinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGCopyright (c) 2019 Rute Guimarães Torresinfo:eu-repo/semantics/openAccessTorres, Rute Guimarães2020-03-02T20:39:12Zoai:periodicos.ufmg.br:article/6145Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidadesPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/oai||temporalidades@gmail.com1984-61501984-6150opendoar:2020-03-02T20:39:12Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O Pico do Itacolomi na construção histórica da paisagem e da identidade de Minas Gerais
title O Pico do Itacolomi na construção histórica da paisagem e da identidade de Minas Gerais
spellingShingle O Pico do Itacolomi na construção histórica da paisagem e da identidade de Minas Gerais
Torres, Rute Guimarães
Pico do Itacolomi
Paisagem
Identidade
title_short O Pico do Itacolomi na construção histórica da paisagem e da identidade de Minas Gerais
title_full O Pico do Itacolomi na construção histórica da paisagem e da identidade de Minas Gerais
title_fullStr O Pico do Itacolomi na construção histórica da paisagem e da identidade de Minas Gerais
title_full_unstemmed O Pico do Itacolomi na construção histórica da paisagem e da identidade de Minas Gerais
title_sort O Pico do Itacolomi na construção histórica da paisagem e da identidade de Minas Gerais
author Torres, Rute Guimarães
author_facet Torres, Rute Guimarães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Rute Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Pico do Itacolomi
Paisagem
Identidade
topic Pico do Itacolomi
Paisagem
Identidade
description Esse artigo discute a inserção do Pico do Itacolomi, formação rochosa com 1.772m de altitude localizado entre Ouro Preto e Mariana, na ideia de paisagem e de identidade para Minas Gerais no período republicano. Se algo é significativo para uma determinada cultura, é porque existe um sistema de referência e um sujeito que valora, bem como um campo de negociações, estratégias e disputas em torno das representações da natureza, que são definidas em determinados contextos no seio de demandas específicas. (RONCAGLIO, 2007). Assim, o estudo está direcionado para as práticas, as intencionalidades e os discursos que transformaram o Pico do Itacolomi numa parte significativa para a história regional, a interpretação do território e a conformação de um perfil cultural para os habitantes de Minas Gerais. Apresenta-se como o Itacolomi recebeu um lugar de destaque na colocação de uma supremacia do estado na economia e política nacional, nas narrativas sobre personagens e eventos da história e na valoração das montanhas como caracteristica da paisagem do estado.  O texto assinala que foi na construção histórica da paisagem e da identidade mineira que aquela formação geomofológica foi consagrada como um monumento natural importante para Minas Gerais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6145
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6145
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Rute Guimarães Torres
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Rute Guimarães Torres
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em História - UFMG
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em História - UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Temporalidades; Vol. 11 No. 1 (2019): Edição 29 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 11, n.1 (jan./abr. 2019)
Temporalidades; v. 11 n. 1 (2019): Edição 29 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 11, n.1 (jan./abr. 2019)
1984-6150
reponame:Temporalidades
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Temporalidades
collection Temporalidades
repository.name.fl_str_mv Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||temporalidades@gmail.com
_version_ 1798675381688991744