Francisco Curt Lange e Mário de Andrade entre o Americanismo e o Nacionalismo musicais (1932-1944)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junior, Loque Arcanjo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temporalidades
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5420
Resumo: Este texto pretende analisar os diferentes significados atribuídos ao Americanismo e ao Nacionalismo musicais entre as décadas de 1930 e 1940 a partir da correspondência entre Francisco Curt Lange e Mário de Andrade. Estas cartas, juntamente com outras tipologias de fontes, lançam luz sobre a construção destes dois conceitos naquele contexto, bem como sobre a trajetória intelectual dos dois musicólogos. O estudo deste tema é fundamental para a compreensão do lugar social de outros músicos, musicólogos e movimentos musicais que foram influenciados pelas ideias destes dois interlocutores. Percebe-se que, no debate sobre a identidade musical no Brasil e em outros países da América Latina, Americanismo e Nacionalismo tomaram significados específicos. Significados estes que vão emergindo nos diálogos amigáveis, mas muitas vezes conflitantes, entre os dois intelectuais.ABSTRACT: This article aims to analyze different meanings as attributed to Americanism and nationalism in music, during decades of 1930 and 1940, in the correspondence between Francisco Curt Lange and Mario de Andrade. These letters, along with other types of sources, shed some light on the construction of these two concepts in that context as well as the intellectual trajectory of both musicologists. The study of this issue is fundamental to understanding the social location of musicians, musicologists and musical movements that were influenced by the ideas of these two parties. The debate on the identity of music in Brazil and other countries of Latin America, Americanism and nationalism, it should be noticed, took specific meanings. These meanings, which surface from the written dialogues between the two friendly though often conflicting musicologists.KEYWORDS: AMERICANISM, MUSIC, NATIONALISM.
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