O estabelecimento das plantas montadoras de veículos no Brasil e na China: o GEIA e os Planos Quinquenais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vianini, Fernando Marcus Nascimento
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temporalidades
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/198461502106
Resumo: Este artigo pretende abordar a trajetória da indústria automotiva do Brasil e da Chinaentre a década de 1950 e início da década de 1960, comparando as políticas desenvolvidas pelos Estados que visaram à instalação das montadoras nestes países. Para o Brasil, o Grupo Executivo da Indústria Automotiva (GEIA) se revelou central para a realização dos planos do governo de Juscelino Kubistchek em fechar o mercado automotivo brasileiro para as importações de forma a obrigar as multinacionais a instalarem plantas no país. Para a China, os dois primeiros Planos Quinquenais orientaram a ação do Partido Comunista na execução de centenas de projetos, muitos deles com auxílio soviético, entre os quais a criação de sua primeira planta automotiva. Apesar dos objetivos em comum destes países na criação de um setor automotivo doméstico, a forma como cada Estado conduziu este processo levou a diversas diferenças que resultaram em configurações distintas entre os setores automotivos brasileiro e chinês. ABSTRACT: This article aims to address the history of the automotive industry in Brazil and China between the 1950s and early 1960s, comparing the policies developed by the states which aimed to install assembly plants in these countries. For Brazil, the Executive Group of the Automotive Industry (Grupo Executivo da Indústria Automotiva – GEIA) has proved central to the achievement of the Juscelino Kubitschek’s government plans to close the Brazilian auto market to imports in order to force the multinationals to install plants in the country. For China, the first two Five-Year Plans guided the action of the Communist Party in the execution of hundreds of projects, many with Sovietic aid, including the creation of the first automotive plant. Despite Brazil’s and China’s common goals in the creation of the domestic automotive industry, how each state led this process created several differences that resulted in distinct settings between the Brazilian and Chinese automotive sectors.KEYWORDS: GEIA, Brazilian Automotive Industry, Chinese Automotive Industry 
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