“MINHA HONRA SE CHAMA LEALDADE” A Mítica Cavaleiresca no Imaginário Nacional Socialista - Usos Propagandísticos de um Passado Lendário (1933 – 1945)
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Data de Publicação: | 2017 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Temporalidades |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5860 |
Resumo: | Neste artigo, analisamos cinco materiais propagandísticos do NSDAP produzidos entre os anos de 1933 e 1945. Nosso estudo se foca em artefatos publicitários (pôsteres, cartões postais e capas de revistas) que fazem referência direta ou indireta ao que nomeamos ‘mítica cavaleiresca’ – ou seja, que reproduzem ícones, símbolos e/ou padrões imagéticos amparados na figura do cavaleiro medieval como construção mítica. Neste sentido, acreditamos que o uso desta referência pela indústria midiática Nacional Socialista possui relevante papel retórico e discursivo; a representação do herói cavaleiresco como representante da ordem, da justiça e da moral vigente, possui um caráter eminentemente polissêmico, capaz de se adaptar a visões políticas e ideológicas distintas. Trata-se também de um trabalho que busca compreender os valores e simbolismos atrelados a determinadas imagens ‘canônicas’ da cultura ocidental e as razões que levam à sobrevivência destas no imaginário coletivo. |
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“MINHA HONRA SE CHAMA LEALDADE” A Mítica Cavaleiresca no Imaginário Nacional Socialista - Usos Propagandísticos de um Passado Lendário (1933 – 1945)CavalariaMedievalismoPropagandaNeste artigo, analisamos cinco materiais propagandísticos do NSDAP produzidos entre os anos de 1933 e 1945. Nosso estudo se foca em artefatos publicitários (pôsteres, cartões postais e capas de revistas) que fazem referência direta ou indireta ao que nomeamos ‘mítica cavaleiresca’ – ou seja, que reproduzem ícones, símbolos e/ou padrões imagéticos amparados na figura do cavaleiro medieval como construção mítica. Neste sentido, acreditamos que o uso desta referência pela indústria midiática Nacional Socialista possui relevante papel retórico e discursivo; a representação do herói cavaleiresco como representante da ordem, da justiça e da moral vigente, possui um caráter eminentemente polissêmico, capaz de se adaptar a visões políticas e ideológicas distintas. Trata-se também de um trabalho que busca compreender os valores e simbolismos atrelados a determinadas imagens ‘canônicas’ da cultura ocidental e as razões que levam à sobrevivência destas no imaginário coletivo.Programa de Pós Graduação em História - UFMG2017-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5860Temporalidades; Vol. 9 No. 2 (2017): Edição 24 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 9, n.2 (mai./ago. 2017); 279-298Temporalidades; v. 9 n. 2 (2017): Edição 24 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 9, n.2 (mai./ago. 2017); 279-2981984-6150reponame:Temporalidadesinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5860/pdf_1Copyright (c) 2017 Mauricio da Cunha Albuquerque, Fernando de Oliveira Botafogo, Rafael Oliveira Mansaninfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Mauricio da CunhaBotafogo, Fernando de OliveiraMansan, Rafael Oliveira2019-02-01T19:44:28Zoai:periodicos.ufmg.br:article/5860Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidadesPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/oai||temporalidades@gmail.com1984-61501984-6150opendoar:2019-02-01T19:44:28Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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