Uma pequena praça comercial e seus agentes: integração mercantil e hierarquia social em Minas Gerais no século XIX.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Leandro Braga de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temporalidades
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5411
Resumo: A atuação de comerciantes de Mariana, pequena praça comercial na região central de Minas Gerais, serviu como ponto de partida para uma análise da circulação mercantil no perímetro do mercado interno, bem como da hierarquização sócio-econômica local. Através da variação da escala foi possível detectar os comerciantes em diferentes contextos e perceber os aspectos que perpassam suas relações comerciais, como os de caráter político, familiar e social. Dessa forma, apresentamos notas de pesquisa que abordam as conexões econômicas regionais com um universo maior. Não obstante, privilegia também a percepção de agentes que ao mesmo tempo formam e representam o processo de integração mercantil do Brasil que se consolida no século XIX, mas que germinara em tempos coloniais. Foram utilizadas listas de habitantes, relações de casas de negócio, correspondências e inventários post-mortem para mapear alguns dos principais comerciantes da cidade nas décadas de 1820, 1830 e 1840.
id UFMG-14_91d54bef3dd162fa62e7e20a4a85f330
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/5411
network_acronym_str UFMG-14
network_name_str Temporalidades
repository_id_str
spelling Uma pequena praça comercial e seus agentes: integração mercantil e hierarquia social em Minas Gerais no século XIX.comerciantesmercando internoMinas Gerais.A atuação de comerciantes de Mariana, pequena praça comercial na região central de Minas Gerais, serviu como ponto de partida para uma análise da circulação mercantil no perímetro do mercado interno, bem como da hierarquização sócio-econômica local. Através da variação da escala foi possível detectar os comerciantes em diferentes contextos e perceber os aspectos que perpassam suas relações comerciais, como os de caráter político, familiar e social. Dessa forma, apresentamos notas de pesquisa que abordam as conexões econômicas regionais com um universo maior. Não obstante, privilegia também a percepção de agentes que ao mesmo tempo formam e representam o processo de integração mercantil do Brasil que se consolida no século XIX, mas que germinara em tempos coloniais. Foram utilizadas listas de habitantes, relações de casas de negócio, correspondências e inventários post-mortem para mapear alguns dos principais comerciantes da cidade nas décadas de 1820, 1830 e 1840.Programa de Pós Graduação em História - UFMG2010-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5411Temporalidades; Vol. 2 No. 1 (2010): Edição 03 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 2, n.1 (jan./jul. 2010); 157-167Temporalidades; v. 2 n. 1 (2010): Edição 03 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 2, n.1 (jan./jul. 2010); 157-1671984-6150reponame:Temporalidadesinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5411/3337Copyright (c) 2010 Leandro Braga de Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Leandro Braga de2019-02-01T19:43:14Zoai:periodicos.ufmg.br:article/5411Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidadesPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/oai||temporalidades@gmail.com1984-61501984-6150opendoar:2019-02-01T19:43:14Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma pequena praça comercial e seus agentes: integração mercantil e hierarquia social em Minas Gerais no século XIX.
title Uma pequena praça comercial e seus agentes: integração mercantil e hierarquia social em Minas Gerais no século XIX.
spellingShingle Uma pequena praça comercial e seus agentes: integração mercantil e hierarquia social em Minas Gerais no século XIX.
Andrade, Leandro Braga de
comerciantes
mercando interno
Minas Gerais.
title_short Uma pequena praça comercial e seus agentes: integração mercantil e hierarquia social em Minas Gerais no século XIX.
title_full Uma pequena praça comercial e seus agentes: integração mercantil e hierarquia social em Minas Gerais no século XIX.
title_fullStr Uma pequena praça comercial e seus agentes: integração mercantil e hierarquia social em Minas Gerais no século XIX.
title_full_unstemmed Uma pequena praça comercial e seus agentes: integração mercantil e hierarquia social em Minas Gerais no século XIX.
title_sort Uma pequena praça comercial e seus agentes: integração mercantil e hierarquia social em Minas Gerais no século XIX.
author Andrade, Leandro Braga de
author_facet Andrade, Leandro Braga de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Leandro Braga de
dc.subject.por.fl_str_mv comerciantes
mercando interno
Minas Gerais.
topic comerciantes
mercando interno
Minas Gerais.
description A atuação de comerciantes de Mariana, pequena praça comercial na região central de Minas Gerais, serviu como ponto de partida para uma análise da circulação mercantil no perímetro do mercado interno, bem como da hierarquização sócio-econômica local. Através da variação da escala foi possível detectar os comerciantes em diferentes contextos e perceber os aspectos que perpassam suas relações comerciais, como os de caráter político, familiar e social. Dessa forma, apresentamos notas de pesquisa que abordam as conexões econômicas regionais com um universo maior. Não obstante, privilegia também a percepção de agentes que ao mesmo tempo formam e representam o processo de integração mercantil do Brasil que se consolida no século XIX, mas que germinara em tempos coloniais. Foram utilizadas listas de habitantes, relações de casas de negócio, correspondências e inventários post-mortem para mapear alguns dos principais comerciantes da cidade nas décadas de 1820, 1830 e 1840.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5411
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5411/3337
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Leandro Braga de Andrade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Leandro Braga de Andrade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em História - UFMG
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em História - UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Temporalidades; Vol. 2 No. 1 (2010): Edição 03 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 2, n.1 (jan./jul. 2010); 157-167
Temporalidades; v. 2 n. 1 (2010): Edição 03 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 2, n.1 (jan./jul. 2010); 157-167
1984-6150
reponame:Temporalidades
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Temporalidades
collection Temporalidades
repository.name.fl_str_mv Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||temporalidades@gmail.com
_version_ 1798675379392610304