Como se deu a perda de mundo ou aquilo que foi possível interpretar: estética da recepção e momentos de intensidade nos escritos de Iser, Jauss e Gumbrecht

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Luara Galvão de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temporalidades
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5419
Resumo: Este trabalho pretende explorar as fronteiras do conceito de “campo hermenêutico” nos escritos de Hans Ulrich Gumbrecht. A fim de atingir tal objetivo faz-se necessário entender como a educação de crítico literário de Gumbrecht influenciou seu trabalho e quais eram as principais ideais a que o autor estava se contrapondo. Com essa pesquisa será possível entender mais propriamente alguns conceitos como “perda de mundo” ou “mundo cartesiano”. Usando principalmente escritos de Hans-Robert Jauss, Wolfgang Iser e do próprio Gumbrecht, este trabalho se desenvolverá em quatro passos: (1) uma pequena introdução, (2) análise dos primeiros escritos de Gumbrecht, (3) apresentação de uma visão gumbrechtiana de Wolfgang Iser e Henry James, e (4) uma comparação entre Jauss e Gumbrecht.ABSTRACT: This paper aims to explore the boundaries of the “hermeneutical field” in Hans Ulrich Gumbrecht’s work. To achieve this goal it’s necessary to understand how Gumbrecht’s education as a literary critic took place and what was the main ideas he was struggling to overcome. With this search it may be possible to proper understand some concepts like “world’s loss” or “cartesian word picture”. Using mainly writings from Hans-Robert Jauss, Wolfgang Iser and Gumbrecht this paper will develop in four steps: (1) sort of a introduction, (2) “Early Gumbrecht”, (3) Wolfgang Iser and Henry James in a gumbrechtian point of view, and (4) a comparison between Jauss and Gumbrecht.KEYWORDS: HANS-ROBERT JAUSS, HANS ULRICH GUMBRECHT, WOLFGANG ISER, HERMENEUTICAL FIELD.
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