Miami Sound Machine: notas de pesquisa sobre o projeto de uma Banda do exílio cubano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temporalidades |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/42702 |
Resumo: | Fundada nos anos 1970, a Miami Sound Machine foi uma das principais bandas a representarem as comunidades cubanas exiladas globalmente. Liderado por Emílio Estefan, o grupo se tornou mundialmente conhecido após o single Conga (1985) e por ter tido como vocalista ao longo de toda a sua atividade a cantora Gloria Estefan. No entanto, apesar de sua importância para as culturas do exílio cubano, poucos são os estudos que analisam a proposta e produção da Miami Sound Machine. O presente artigo propõe um primeiro estudo sistemático sobre o grupo, em formato de notas de pesquisa, como parte dos resultados de uma pesquisa mais ampla sobre a biografia política e artística da cantora Gloria Estefan. A partir da análise da trajetória do grupo e de seu primeiro álbum, orientado pelas relações entre História e Música, pelos Estudos sobre Performance e os estudos de trajetória, demonstramos de que forma foi elaborado um projeto artístico que representasse um determinado projeto sobre o exílio e, mais particularmente, sobre a experiência cubano-americana defendida pelo Miami Sound. |
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Miami Sound Machine: notas de pesquisa sobre o projeto de uma Banda do exílio cubano Fundada nos anos 1970, a Miami Sound Machine foi uma das principais bandas a representarem as comunidades cubanas exiladas globalmente. Liderado por Emílio Estefan, o grupo se tornou mundialmente conhecido após o single Conga (1985) e por ter tido como vocalista ao longo de toda a sua atividade a cantora Gloria Estefan. No entanto, apesar de sua importância para as culturas do exílio cubano, poucos são os estudos que analisam a proposta e produção da Miami Sound Machine. O presente artigo propõe um primeiro estudo sistemático sobre o grupo, em formato de notas de pesquisa, como parte dos resultados de uma pesquisa mais ampla sobre a biografia política e artística da cantora Gloria Estefan. A partir da análise da trajetória do grupo e de seu primeiro álbum, orientado pelas relações entre História e Música, pelos Estudos sobre Performance e os estudos de trajetória, demonstramos de que forma foi elaborado um projeto artístico que representasse um determinado projeto sobre o exílio e, mais particularmente, sobre a experiência cubano-americana defendida pelo Miami Sound. Programa de Pós Graduação em História - UFMG2024-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/42702Temporalidades; Vol. 15 No. 2 (2024): As Instituições Políticas e a Construção das Identidades Nacionais nos Estados Pós-Coloniais; 771-796Temporalidades; v. 15 n. 2 (2024): As Instituições Políticas e a Construção das Identidades Nacionais nos Estados Pós-Coloniais; 771-7961984-6150reponame:Temporalidadesinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/42702/43525Copyright (c) 2024 Igor Lemos Moreirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLemos Moreira, Igor2024-04-04T11:13:07Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42702Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidadesPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/oai||temporalidades@gmail.com1984-61501984-6150opendoar:2024-04-04T11:13:07Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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