HERITAGE EDUCATION PRACTICE: REDISCOVERING THE SIMÕES LOPES CASTLE: Redescobrindo O Castelo Simões Lopes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira Marsico, Thayná
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: De La Rosa Elia, Bárbara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temporalidades
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/38930
Resumo: This article aims to report and discuss the practices involving the Heritage Education concepts presented to the fourth grade students from elementary school, employing an heritage building of Pelotas/RS, Simões Lopes Castle, as the object of appropriation of these students. One of the motivations for choosing this space is due to the severe degree of degradation that the Castle faced, both due to vandalism as well as the actions of the time and the lack of maintenance. Such practices were developed during the year 2017, as a project for the Heritage Education I and II subjects of the Bachelor of History undergraduate course at Federal University of Pelotas (UFPel). The project was developed in two stages, the first with the elaboration when the object was defined, and then the second stage, which consisted of its actual implementation.
id UFMG-14_a9b296b76ee27dbc5bc735cc4e794609
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/38930
network_acronym_str UFMG-14
network_name_str Temporalidades
repository_id_str
spelling HERITAGE EDUCATION PRACTICE: REDISCOVERING THE SIMÕES LOPES CASTLE: Redescobrindo O Castelo Simões LopesPRÁCTICA DE EDUCACIÓN PATRIMONIAL REDESCUBRIENDO EL SIMÕES LOPES CASTELO: Redescobrindo O Castelo Simões LopesPrática de Educação Patrimonial: : Redescobrindo O Castelo Simões LopesThis article aims to report and discuss the practices involving the Heritage Education concepts presented to the fourth grade students from elementary school, employing an heritage building of Pelotas/RS, Simões Lopes Castle, as the object of appropriation of these students. One of the motivations for choosing this space is due to the severe degree of degradation that the Castle faced, both due to vandalism as well as the actions of the time and the lack of maintenance. Such practices were developed during the year 2017, as a project for the Heritage Education I and II subjects of the Bachelor of History undergraduate course at Federal University of Pelotas (UFPel). The project was developed in two stages, the first with the elaboration when the object was defined, and then the second stage, which consisted of its actual implementation.Este artigo tem como objetivo relatar e discutir as práticas em sala de aula envolvendo as noções de Educação Patrimonial apresentadas aos alunos do quarto ano do ensino fundamental, utilizando um patrimônio edificado da cidade de Pelotas/RS, o Castelo Simões Lopes, como objeto de apropriação destes alunos. Uma das motivações para a escolha deste espaço se dá pelo severo grau de degradação que o Castelo enfrentava, tanto pelas ações predatórias como pelas ações do tempo e a falta de manutenção. Tais práticas foram desenvolvidas durante o ano de 2017, como projeto nas disciplinas de Educação Patrimonial I e II do curso de História Bacharelado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O projeto foi desenvolvido em duas etapas, a primeira com a elaboração do pré-projeto, momento em que o objeto fora definido, para então iniciar a segunda etapa, que consistia na execução de dinâmicas lúdicas que trabalhassem o sentimento de pertença, identidade e preservação, resultando em uma atividade incentivadora aos alunos, que participaram efetivamente no projeto ressignificando este espaço.Programa de Pós Graduação em História - UFMG2022-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/38930Temporalidades; Vol. 14 No. 1 (2022): Edição 37 - Temporalidades, Belo Horizonte (Jan/ago.2022); 535-553Temporalidades; v. 14 n. 1 (2022): Edição 37 - Temporalidades, Belo Horizonte (Jan/ago.2022); 535-5531984-6150reponame:Temporalidadesinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/38930/31243Copyright (c) 2022 Thayná Vieira Marsico, Bárbara De La Rosa Eliahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira Marsico, ThaynáDe La Rosa Elia, Bárbara 2022-09-05T15:32:55Zoai:periodicos.ufmg.br:article/38930Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidadesPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/oai||temporalidades@gmail.com1984-61501984-6150opendoar:2022-09-05T15:32:55Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv HERITAGE EDUCATION PRACTICE: REDISCOVERING THE SIMÕES LOPES CASTLE: Redescobrindo O Castelo Simões Lopes
PRÁCTICA DE EDUCACIÓN PATRIMONIAL REDESCUBRIENDO EL SIMÕES LOPES CASTELO: Redescobrindo O Castelo Simões Lopes
Prática de Educação Patrimonial: : Redescobrindo O Castelo Simões Lopes
title HERITAGE EDUCATION PRACTICE: REDISCOVERING THE SIMÕES LOPES CASTLE: Redescobrindo O Castelo Simões Lopes
spellingShingle HERITAGE EDUCATION PRACTICE: REDISCOVERING THE SIMÕES LOPES CASTLE: Redescobrindo O Castelo Simões Lopes
Vieira Marsico, Thayná
title_short HERITAGE EDUCATION PRACTICE: REDISCOVERING THE SIMÕES LOPES CASTLE: Redescobrindo O Castelo Simões Lopes
title_full HERITAGE EDUCATION PRACTICE: REDISCOVERING THE SIMÕES LOPES CASTLE: Redescobrindo O Castelo Simões Lopes
title_fullStr HERITAGE EDUCATION PRACTICE: REDISCOVERING THE SIMÕES LOPES CASTLE: Redescobrindo O Castelo Simões Lopes
title_full_unstemmed HERITAGE EDUCATION PRACTICE: REDISCOVERING THE SIMÕES LOPES CASTLE: Redescobrindo O Castelo Simões Lopes
title_sort HERITAGE EDUCATION PRACTICE: REDISCOVERING THE SIMÕES LOPES CASTLE: Redescobrindo O Castelo Simões Lopes
author Vieira Marsico, Thayná
author_facet Vieira Marsico, Thayná
De La Rosa Elia, Bárbara
author_role author
author2 De La Rosa Elia, Bárbara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira Marsico, Thayná
De La Rosa Elia, Bárbara
description This article aims to report and discuss the practices involving the Heritage Education concepts presented to the fourth grade students from elementary school, employing an heritage building of Pelotas/RS, Simões Lopes Castle, as the object of appropriation of these students. One of the motivations for choosing this space is due to the severe degree of degradation that the Castle faced, both due to vandalism as well as the actions of the time and the lack of maintenance. Such practices were developed during the year 2017, as a project for the Heritage Education I and II subjects of the Bachelor of History undergraduate course at Federal University of Pelotas (UFPel). The project was developed in two stages, the first with the elaboration when the object was defined, and then the second stage, which consisted of its actual implementation.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/38930
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/38930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/38930/31243
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Thayná Vieira Marsico, Bárbara De La Rosa Elia
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Thayná Vieira Marsico, Bárbara De La Rosa Elia
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em História - UFMG
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em História - UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Temporalidades; Vol. 14 No. 1 (2022): Edição 37 - Temporalidades, Belo Horizonte (Jan/ago.2022); 535-553
Temporalidades; v. 14 n. 1 (2022): Edição 37 - Temporalidades, Belo Horizonte (Jan/ago.2022); 535-553
1984-6150
reponame:Temporalidades
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Temporalidades
collection Temporalidades
repository.name.fl_str_mv Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||temporalidades@gmail.com
_version_ 1798675384009490432