O conceito de família feliz nas crônicas de colunas femininas de Clarice Lispector
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temporalidades |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5684 |
Resumo: | Este estudo analisa as colunas femininas publicadas pela escritora Clarice Lispector entre os anos de 1950 e 1961. O recorte temporal foi motivado pelas fontes documentais: os jornais cariocas "Comício", "Correio da Manhã"e "Diário da Noite". Nestes periódicos, Clarice Lispector assinou suas colunas com o artifício de pseudônimos, como Teresa Quadros, Helen Palmer e Ilka Soares – neste caso como ghost writter - cada uma das colunas se direcionavam para diferentes públicos femininos provenientes das camadas média e alta brasileira: mulheres intelectualizadas, mulheres casadas, moças que pretendiam casar. Estes escritos, analisados sob a perspectiva da análise do discurso, objetivavam introduzir e/ou reafirmar os valores e práticas da norma familiar burguesa para estas parcelas da população que se diferenciavam das outras classes sociais, moldando um exemplo de família a ser reproduzido no país.ABSTRACT: This study examines women s columns published by the writer Clarice Lispector between the years of 1950 and 1961. The time frame was motivated by the documentary fonts: the Rio newspapers "Comício", "Correio da Manhã" and "Diário da Noite." In these ournals, Clarice Lispector signed her columns with the artifice of pseudonyms, as Teresa Quadros, Helen Palmer and Ilka Soares - in this case as a ghost writter - each of the columns are directed to different audience women from middle and high classes from Brazil: intellectualized women, married women, women who wanted to get married. These writings, analyzed from the perspective of discourse analysis, aimed to introduce and / or reaffirm the values and practices of the bourgeois family norm for these population groups that were different from other social classes, framing a family example played in the country.KEYWORDS: family; Clarice Linspector; press. |
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