Cartografias do armário: um Teatro Queer em Belém do Pará.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Kauan Amora
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lima, Wladilene de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temporalidades
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5685
Resumo: A pesquisa Os Trânsitos do Armário, resultado da Monografia do Curso de Lic. Plena em Teatro da UFPA, busca identificar o processo pelo qual a homossexualidade é discutida no teatro paraense, compreendendo sua trajetória desde 1980 até os dias de hoje. Tendo o pensamento queer como norte teórico e a cartografia, de Deleuze e Guattari, como metodologia, a pesquisa identificou 18 espetáculos que, na cidade de Belém, discutiram questões referentes a gênero e sexualidades. Destarte, este artigo pretende realizar a leitura de quatro espetáculos da cidade que discutiram estes temas privilegiando seus aspectos históricos. Compreendemos que este teatro subversivo e insubordinado pode ser chamado de Queer. Uma linguagem cênica que possui características singulares que dialogam com seus sujeitos e sua cidade e que atende a seus próprios significados. Os espetáculos são: A Trilogia Marginal, de Luís Otávio Barata, composta por Genet – O Palhaço de Deus (1987), A Posição pela Carne (1989) e Em nome do Amor (1990); Jogos Masculinos de Ternura e Dor (1997), de Marton Maués; Maravilhosa Orlando (1999) e Paixão Barata e Madalenas (2001), de Wlad Lima e Karine Jansen.ABSTRACT: The research “The Transits of the Closet” seeks to identify the process by which homosexuality is discussed in Para Theater, including its history from 1980 to the present day. Having queer thought as a theoretical north and the cartography of Deleuze and Guattari, as methodology, the survey identified 18 shows that in the city of Belém, discussed issues related to gender and sexuality. Thus, this article aims to perform the reading of four theatrical performances in the city that discussed these issues focusing its historical aspects. We understand that this subversive and insubordinate theater can be called Queer. A scenic language that has unique characteristics that dialogue with their subjects and their city and serving their own meanings. The shows are: The Marginal Trilogy, Luis Otavio Barata, composed of Genet – O Palhaço de Deus (1987), Posição pela Carne (1989) and Em nome do amor (1990); Jogos Masculinos de Ternura e Dor (1997), a Marton Maués film; Maravilhosa Orlando (1999) and Paixão Barata e Madalenas (2001), of Wlad Lima and Karine Jansen.KEYWORDS: Paraense Theatre, Queer Theatre, Cartography.
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