História da Ciência e da Matemática na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souto, Romélia Mara Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temporalidades
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6025
Resumo: Apresentamos aqui nossas reflexões a partir de uma experiência de ensino de História da Ciência e da Matemática para professoras da rede de educação básica, no âmbito de um Programa de Mestrado em Educação. No curso, foi dada ênfase ao movimento que se convencionou chamar Revolução Científica, ocorrido no Ocidente, entre os séculos XVI e XVIII, procurando enfatizar o surgimento de uma forma de conhecimento com características estruturalmente diferentes das outras formas até então disseminadas, com suas próprias instituições e linguagens específicas. Ao final do curso, as professoras avaliaram positivamente a contribuição da História da Ciência e da Matemática para o seu aprimoramento profissional por vários motivos, destacando-se entre eles: a mudança na maneira de perceber a ciência; a percepção da ciência como produto social e como herança cultural; a compreensão sobre a natureza da ciência e seu percurso histórico e a descoberta de que as ciências que nos parecem hoje desconectadas, eram interligadas na sua origem. 
id UFMG-14_e493add27494b585f2e6a4ca0a0f5e3f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/6025
network_acronym_str UFMG-14
network_name_str Temporalidades
repository_id_str
spelling História da Ciência e da Matemática na formação de professoresHistória da CiênciaHistória da MatemáticaFormação de professoresApresentamos aqui nossas reflexões a partir de uma experiência de ensino de História da Ciência e da Matemática para professoras da rede de educação básica, no âmbito de um Programa de Mestrado em Educação. No curso, foi dada ênfase ao movimento que se convencionou chamar Revolução Científica, ocorrido no Ocidente, entre os séculos XVI e XVIII, procurando enfatizar o surgimento de uma forma de conhecimento com características estruturalmente diferentes das outras formas até então disseminadas, com suas próprias instituições e linguagens específicas. Ao final do curso, as professoras avaliaram positivamente a contribuição da História da Ciência e da Matemática para o seu aprimoramento profissional por vários motivos, destacando-se entre eles: a mudança na maneira de perceber a ciência; a percepção da ciência como produto social e como herança cultural; a compreensão sobre a natureza da ciência e seu percurso histórico e a descoberta de que as ciências que nos parecem hoje desconectadas, eram interligadas na sua origem. Programa de Pós Graduação em História - UFMG2018-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6025Temporalidades; Vol. 10 No. 2 (2018): Edição 27 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 10, n.2 (mai./ago. 2018); 387-402Temporalidades; v. 10 n. 2 (2018): Edição 27 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 10, n.2 (mai./ago. 2018); 387-4021984-6150reponame:Temporalidadesinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6025/pdfCopyright (c) 2018 Romélia Mara Alves Soutoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouto, Romélia Mara Alves2019-02-01T19:45:06Zoai:periodicos.ufmg.br:article/6025Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidadesPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/oai||temporalidades@gmail.com1984-61501984-6150opendoar:2019-02-01T19:45:06Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv História da Ciência e da Matemática na formação de professores
title História da Ciência e da Matemática na formação de professores
spellingShingle História da Ciência e da Matemática na formação de professores
Souto, Romélia Mara Alves
História da Ciência
História da Matemática
Formação de professores
title_short História da Ciência e da Matemática na formação de professores
title_full História da Ciência e da Matemática na formação de professores
title_fullStr História da Ciência e da Matemática na formação de professores
title_full_unstemmed História da Ciência e da Matemática na formação de professores
title_sort História da Ciência e da Matemática na formação de professores
author Souto, Romélia Mara Alves
author_facet Souto, Romélia Mara Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souto, Romélia Mara Alves
dc.subject.por.fl_str_mv História da Ciência
História da Matemática
Formação de professores
topic História da Ciência
História da Matemática
Formação de professores
description Apresentamos aqui nossas reflexões a partir de uma experiência de ensino de História da Ciência e da Matemática para professoras da rede de educação básica, no âmbito de um Programa de Mestrado em Educação. No curso, foi dada ênfase ao movimento que se convencionou chamar Revolução Científica, ocorrido no Ocidente, entre os séculos XVI e XVIII, procurando enfatizar o surgimento de uma forma de conhecimento com características estruturalmente diferentes das outras formas até então disseminadas, com suas próprias instituições e linguagens específicas. Ao final do curso, as professoras avaliaram positivamente a contribuição da História da Ciência e da Matemática para o seu aprimoramento profissional por vários motivos, destacando-se entre eles: a mudança na maneira de perceber a ciência; a percepção da ciência como produto social e como herança cultural; a compreensão sobre a natureza da ciência e seu percurso histórico e a descoberta de que as ciências que nos parecem hoje desconectadas, eram interligadas na sua origem. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6025
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6025/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Romélia Mara Alves Souto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Romélia Mara Alves Souto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em História - UFMG
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em História - UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Temporalidades; Vol. 10 No. 2 (2018): Edição 27 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 10, n.2 (mai./ago. 2018); 387-402
Temporalidades; v. 10 n. 2 (2018): Edição 27 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 10, n.2 (mai./ago. 2018); 387-402
1984-6150
reponame:Temporalidades
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Temporalidades
collection Temporalidades
repository.name.fl_str_mv Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||temporalidades@gmail.com
_version_ 1798675381622931456