História da Ciência e da Matemática na formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temporalidades |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6025 |
Resumo: | Apresentamos aqui nossas reflexões a partir de uma experiência de ensino de História da Ciência e da Matemática para professoras da rede de educação básica, no âmbito de um Programa de Mestrado em Educação. No curso, foi dada ênfase ao movimento que se convencionou chamar Revolução Científica, ocorrido no Ocidente, entre os séculos XVI e XVIII, procurando enfatizar o surgimento de uma forma de conhecimento com características estruturalmente diferentes das outras formas até então disseminadas, com suas próprias instituições e linguagens específicas. Ao final do curso, as professoras avaliaram positivamente a contribuição da História da Ciência e da Matemática para o seu aprimoramento profissional por vários motivos, destacando-se entre eles: a mudança na maneira de perceber a ciência; a percepção da ciência como produto social e como herança cultural; a compreensão sobre a natureza da ciência e seu percurso histórico e a descoberta de que as ciências que nos parecem hoje desconectadas, eram interligadas na sua origem. |
id |
UFMG-14_e493add27494b585f2e6a4ca0a0f5e3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/6025 |
network_acronym_str |
UFMG-14 |
network_name_str |
Temporalidades |
repository_id_str |
|
spelling |
História da Ciência e da Matemática na formação de professoresHistória da CiênciaHistória da MatemáticaFormação de professoresApresentamos aqui nossas reflexões a partir de uma experiência de ensino de História da Ciência e da Matemática para professoras da rede de educação básica, no âmbito de um Programa de Mestrado em Educação. No curso, foi dada ênfase ao movimento que se convencionou chamar Revolução Científica, ocorrido no Ocidente, entre os séculos XVI e XVIII, procurando enfatizar o surgimento de uma forma de conhecimento com características estruturalmente diferentes das outras formas até então disseminadas, com suas próprias instituições e linguagens específicas. Ao final do curso, as professoras avaliaram positivamente a contribuição da História da Ciência e da Matemática para o seu aprimoramento profissional por vários motivos, destacando-se entre eles: a mudança na maneira de perceber a ciência; a percepção da ciência como produto social e como herança cultural; a compreensão sobre a natureza da ciência e seu percurso histórico e a descoberta de que as ciências que nos parecem hoje desconectadas, eram interligadas na sua origem. Programa de Pós Graduação em História - UFMG2018-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6025Temporalidades; Vol. 10 No. 2 (2018): Edição 27 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 10, n.2 (mai./ago. 2018); 387-402Temporalidades; v. 10 n. 2 (2018): Edição 27 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 10, n.2 (mai./ago. 2018); 387-4021984-6150reponame:Temporalidadesinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6025/pdfCopyright (c) 2018 Romélia Mara Alves Soutoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouto, Romélia Mara Alves2019-02-01T19:45:06Zoai:periodicos.ufmg.br:article/6025Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidadesPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/oai||temporalidades@gmail.com1984-61501984-6150opendoar:2019-02-01T19:45:06Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História da Ciência e da Matemática na formação de professores |
title |
História da Ciência e da Matemática na formação de professores |
spellingShingle |
História da Ciência e da Matemática na formação de professores Souto, Romélia Mara Alves História da Ciência História da Matemática Formação de professores |
title_short |
História da Ciência e da Matemática na formação de professores |
title_full |
História da Ciência e da Matemática na formação de professores |
title_fullStr |
História da Ciência e da Matemática na formação de professores |
title_full_unstemmed |
História da Ciência e da Matemática na formação de professores |
title_sort |
História da Ciência e da Matemática na formação de professores |
author |
Souto, Romélia Mara Alves |
author_facet |
Souto, Romélia Mara Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souto, Romélia Mara Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Ciência História da Matemática Formação de professores |
topic |
História da Ciência História da Matemática Formação de professores |
description |
Apresentamos aqui nossas reflexões a partir de uma experiência de ensino de História da Ciência e da Matemática para professoras da rede de educação básica, no âmbito de um Programa de Mestrado em Educação. No curso, foi dada ênfase ao movimento que se convencionou chamar Revolução Científica, ocorrido no Ocidente, entre os séculos XVI e XVIII, procurando enfatizar o surgimento de uma forma de conhecimento com características estruturalmente diferentes das outras formas até então disseminadas, com suas próprias instituições e linguagens específicas. Ao final do curso, as professoras avaliaram positivamente a contribuição da História da Ciência e da Matemática para o seu aprimoramento profissional por vários motivos, destacando-se entre eles: a mudança na maneira de perceber a ciência; a percepção da ciência como produto social e como herança cultural; a compreensão sobre a natureza da ciência e seu percurso histórico e a descoberta de que as ciências que nos parecem hoje desconectadas, eram interligadas na sua origem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6025 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6025/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Romélia Mara Alves Souto info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Romélia Mara Alves Souto |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação em História - UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação em História - UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temporalidades; Vol. 10 No. 2 (2018): Edição 27 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 10, n.2 (mai./ago. 2018); 387-402 Temporalidades; v. 10 n. 2 (2018): Edição 27 - Temporalidades, Belo Horizonte, Vol. 10, n.2 (mai./ago. 2018); 387-402 1984-6150 reponame:Temporalidades instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Temporalidades |
collection |
Temporalidades |
repository.name.fl_str_mv |
Temporalidades - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||temporalidades@gmail.com |
_version_ |
1798675381622931456 |