Rede Social no Turismo do Pantanal Mato-Grossense: Comandantes de Barcos-Hotéis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Marketing & Tourism Review |
Texto Completo: | https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4346 |
Resumo: | O turismo no Pantanal Mato-Grossense não está delineado por políticas públicas de incentivo, o que ocasiona um ordenamento e monitoramento nesse território por grupos de atores sociais que detêm conhecimentos sobre a forma de funcionamento do ecossistema e da atividade turística: é o caso dos comandantes de barcos-hotéis. Neste sentido, essa pesquisa tem o propósito principal de identificar a formação da rede social de comandantes de barcos-hotéis oriundos do município de Cáceres, localizado no Pantanal Mato-Grossense. Apresenta como questão de pesquisa norteadora a seguinte indagação: como ocorre a formação e a estruturação da rede social de turismo formada por comandantes de barcos-hotéis no Pantanal Mato-Grossense? A pesquisa utiliza-se do método qualitativo, caracterizado por uma pesquisa exploratória, com o uso da ferramenta de Análise de Rede Social por meio de software. Como principais resultados, evidencia-se a formação e a estruturação de uma rede social de comandantes, que possui liderança instituída de forma informal, em razão da existência de atores sociais centrais e de troca de informações entre eles. |
id |
UFMG-16_04918f534d752fd4a3ab01aec0aaa091 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4346 |
network_acronym_str |
UFMG-16 |
network_name_str |
Marketing & Tourism Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Rede Social no Turismo do Pantanal Mato-Grossense: Comandantes de Barcos-HotéisRede Social no TurismoPantanal Mato-GrossenseAtores SociaisComandantes de Barcos-hotéisO turismo no Pantanal Mato-Grossense não está delineado por políticas públicas de incentivo, o que ocasiona um ordenamento e monitoramento nesse território por grupos de atores sociais que detêm conhecimentos sobre a forma de funcionamento do ecossistema e da atividade turística: é o caso dos comandantes de barcos-hotéis. Neste sentido, essa pesquisa tem o propósito principal de identificar a formação da rede social de comandantes de barcos-hotéis oriundos do município de Cáceres, localizado no Pantanal Mato-Grossense. Apresenta como questão de pesquisa norteadora a seguinte indagação: como ocorre a formação e a estruturação da rede social de turismo formada por comandantes de barcos-hotéis no Pantanal Mato-Grossense? A pesquisa utiliza-se do método qualitativo, caracterizado por uma pesquisa exploratória, com o uso da ferramenta de Análise de Rede Social por meio de software. Como principais resultados, evidencia-se a formação e a estruturação de uma rede social de comandantes, que possui liderança instituída de forma informal, em razão da existência de atores sociais centrais e de troca de informações entre eles. Federal University of Minas Gerais2018-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/434610.29149/mtr.v3i2.4346Marketing & Tourism Review; v. 3 n. 2 (2018): Edição V. 3 n. 2Marketing & Tourism Review; Vol. 3 No. 2 (2018): Edição V. 3 n. 22525-81762525-817610.29149/mtr.v3i2reponame:Marketing & Tourism Reviewinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4346/2756Copyright (c) 2018 Stephanni Gabriella Silva Sudré, Ivor Prolo, Carolina Joana da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSudré, Stephanni Gabriella SilvaProlo, IvorSilva, Carolina Joana da2019-09-07T01:08:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4346Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtrPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/oaimkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com2525-81762525-8176opendoar:2019-09-07T01:08:50Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rede Social no Turismo do Pantanal Mato-Grossense: Comandantes de Barcos-Hotéis |
title |
Rede Social no Turismo do Pantanal Mato-Grossense: Comandantes de Barcos-Hotéis |
spellingShingle |
Rede Social no Turismo do Pantanal Mato-Grossense: Comandantes de Barcos-Hotéis Sudré, Stephanni Gabriella Silva Rede Social no Turismo Pantanal Mato-Grossense Atores Sociais Comandantes de Barcos-hotéis |
title_short |
Rede Social no Turismo do Pantanal Mato-Grossense: Comandantes de Barcos-Hotéis |
title_full |
Rede Social no Turismo do Pantanal Mato-Grossense: Comandantes de Barcos-Hotéis |
title_fullStr |
Rede Social no Turismo do Pantanal Mato-Grossense: Comandantes de Barcos-Hotéis |
title_full_unstemmed |
Rede Social no Turismo do Pantanal Mato-Grossense: Comandantes de Barcos-Hotéis |
title_sort |
Rede Social no Turismo do Pantanal Mato-Grossense: Comandantes de Barcos-Hotéis |
author |
Sudré, Stephanni Gabriella Silva |
author_facet |
Sudré, Stephanni Gabriella Silva Prolo, Ivor Silva, Carolina Joana da |
author_role |
author |
author2 |
Prolo, Ivor Silva, Carolina Joana da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sudré, Stephanni Gabriella Silva Prolo, Ivor Silva, Carolina Joana da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rede Social no Turismo Pantanal Mato-Grossense Atores Sociais Comandantes de Barcos-hotéis |
topic |
Rede Social no Turismo Pantanal Mato-Grossense Atores Sociais Comandantes de Barcos-hotéis |
description |
O turismo no Pantanal Mato-Grossense não está delineado por políticas públicas de incentivo, o que ocasiona um ordenamento e monitoramento nesse território por grupos de atores sociais que detêm conhecimentos sobre a forma de funcionamento do ecossistema e da atividade turística: é o caso dos comandantes de barcos-hotéis. Neste sentido, essa pesquisa tem o propósito principal de identificar a formação da rede social de comandantes de barcos-hotéis oriundos do município de Cáceres, localizado no Pantanal Mato-Grossense. Apresenta como questão de pesquisa norteadora a seguinte indagação: como ocorre a formação e a estruturação da rede social de turismo formada por comandantes de barcos-hotéis no Pantanal Mato-Grossense? A pesquisa utiliza-se do método qualitativo, caracterizado por uma pesquisa exploratória, com o uso da ferramenta de Análise de Rede Social por meio de software. Como principais resultados, evidencia-se a formação e a estruturação de uma rede social de comandantes, que possui liderança instituída de forma informal, em razão da existência de atores sociais centrais e de troca de informações entre eles. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4346 10.29149/mtr.v3i2.4346 |
url |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4346 |
identifier_str_mv |
10.29149/mtr.v3i2.4346 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4346/2756 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Stephanni Gabriella Silva Sudré, Ivor Prolo, Carolina Joana da Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Stephanni Gabriella Silva Sudré, Ivor Prolo, Carolina Joana da Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Marketing & Tourism Review; v. 3 n. 2 (2018): Edição V. 3 n. 2 Marketing & Tourism Review; Vol. 3 No. 2 (2018): Edição V. 3 n. 2 2525-8176 2525-8176 10.29149/mtr.v3i2 reponame:Marketing & Tourism Review instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Marketing & Tourism Review |
collection |
Marketing & Tourism Review |
repository.name.fl_str_mv |
Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
mkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com |
_version_ |
1798321033460056064 |