Rede Social no Turismo do Pantanal Mato-Grossense: Comandantes de Barcos-Hotéis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sudré, Stephanni Gabriella Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Prolo, Ivor, Silva, Carolina Joana da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Marketing & Tourism Review
Texto Completo: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4346
Resumo: O turismo no Pantanal Mato-Grossense não está delineado por políticas públicas de incentivo, o que ocasiona um ordenamento e monitoramento nesse território por grupos de atores sociais que detêm conhecimentos sobre a forma de funcionamento do ecossistema e da atividade turística: é o caso dos comandantes de barcos-hotéis. Neste sentido, essa pesquisa tem o propósito principal de identificar a formação da rede social de comandantes de barcos-hotéis oriundos do município de Cáceres, localizado no Pantanal Mato-Grossense. Apresenta como questão de pesquisa norteadora a seguinte indagação: como ocorre a formação e a estruturação da rede social de turismo formada por comandantes de barcos-hotéis no Pantanal Mato-Grossense? A pesquisa utiliza-se do método qualitativo, caracterizado por uma pesquisa exploratória, com o uso da ferramenta de Análise de Rede Social por meio de software. Como principais resultados, evidencia-se a formação e a estruturação de uma rede social de comandantes, que possui liderança instituída de forma informal, em razão da existência de atores sociais centrais e de troca de informações entre eles. 
id UFMG-16_04918f534d752fd4a3ab01aec0aaa091
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4346
network_acronym_str UFMG-16
network_name_str Marketing & Tourism Review
repository_id_str
spelling Rede Social no Turismo do Pantanal Mato-Grossense: Comandantes de Barcos-HotéisRede Social no TurismoPantanal Mato-GrossenseAtores SociaisComandantes de Barcos-hotéisO turismo no Pantanal Mato-Grossense não está delineado por políticas públicas de incentivo, o que ocasiona um ordenamento e monitoramento nesse território por grupos de atores sociais que detêm conhecimentos sobre a forma de funcionamento do ecossistema e da atividade turística: é o caso dos comandantes de barcos-hotéis. Neste sentido, essa pesquisa tem o propósito principal de identificar a formação da rede social de comandantes de barcos-hotéis oriundos do município de Cáceres, localizado no Pantanal Mato-Grossense. Apresenta como questão de pesquisa norteadora a seguinte indagação: como ocorre a formação e a estruturação da rede social de turismo formada por comandantes de barcos-hotéis no Pantanal Mato-Grossense? A pesquisa utiliza-se do método qualitativo, caracterizado por uma pesquisa exploratória, com o uso da ferramenta de Análise de Rede Social por meio de software. Como principais resultados, evidencia-se a formação e a estruturação de uma rede social de comandantes, que possui liderança instituída de forma informal, em razão da existência de atores sociais centrais e de troca de informações entre eles. Federal University of Minas Gerais2018-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/434610.29149/mtr.v3i2.4346Marketing & Tourism Review; v. 3 n. 2 (2018): Edição V. 3 n. 2Marketing & Tourism Review; Vol. 3 No. 2 (2018): Edição V. 3 n. 22525-81762525-817610.29149/mtr.v3i2reponame:Marketing & Tourism Reviewinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4346/2756Copyright (c) 2018 Stephanni Gabriella Silva Sudré, Ivor Prolo, Carolina Joana da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSudré, Stephanni Gabriella SilvaProlo, IvorSilva, Carolina Joana da2019-09-07T01:08:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4346Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtrPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/oaimkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com2525-81762525-8176opendoar:2019-09-07T01:08:50Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Rede Social no Turismo do Pantanal Mato-Grossense: Comandantes de Barcos-Hotéis
title Rede Social no Turismo do Pantanal Mato-Grossense: Comandantes de Barcos-Hotéis
spellingShingle Rede Social no Turismo do Pantanal Mato-Grossense: Comandantes de Barcos-Hotéis
Sudré, Stephanni Gabriella Silva
Rede Social no Turismo
Pantanal Mato-Grossense
Atores Sociais
Comandantes de Barcos-hotéis
title_short Rede Social no Turismo do Pantanal Mato-Grossense: Comandantes de Barcos-Hotéis
title_full Rede Social no Turismo do Pantanal Mato-Grossense: Comandantes de Barcos-Hotéis
title_fullStr Rede Social no Turismo do Pantanal Mato-Grossense: Comandantes de Barcos-Hotéis
title_full_unstemmed Rede Social no Turismo do Pantanal Mato-Grossense: Comandantes de Barcos-Hotéis
title_sort Rede Social no Turismo do Pantanal Mato-Grossense: Comandantes de Barcos-Hotéis
author Sudré, Stephanni Gabriella Silva
author_facet Sudré, Stephanni Gabriella Silva
Prolo, Ivor
Silva, Carolina Joana da
author_role author
author2 Prolo, Ivor
Silva, Carolina Joana da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sudré, Stephanni Gabriella Silva
Prolo, Ivor
Silva, Carolina Joana da
dc.subject.por.fl_str_mv Rede Social no Turismo
Pantanal Mato-Grossense
Atores Sociais
Comandantes de Barcos-hotéis
topic Rede Social no Turismo
Pantanal Mato-Grossense
Atores Sociais
Comandantes de Barcos-hotéis
description O turismo no Pantanal Mato-Grossense não está delineado por políticas públicas de incentivo, o que ocasiona um ordenamento e monitoramento nesse território por grupos de atores sociais que detêm conhecimentos sobre a forma de funcionamento do ecossistema e da atividade turística: é o caso dos comandantes de barcos-hotéis. Neste sentido, essa pesquisa tem o propósito principal de identificar a formação da rede social de comandantes de barcos-hotéis oriundos do município de Cáceres, localizado no Pantanal Mato-Grossense. Apresenta como questão de pesquisa norteadora a seguinte indagação: como ocorre a formação e a estruturação da rede social de turismo formada por comandantes de barcos-hotéis no Pantanal Mato-Grossense? A pesquisa utiliza-se do método qualitativo, caracterizado por uma pesquisa exploratória, com o uso da ferramenta de Análise de Rede Social por meio de software. Como principais resultados, evidencia-se a formação e a estruturação de uma rede social de comandantes, que possui liderança instituída de forma informal, em razão da existência de atores sociais centrais e de troca de informações entre eles. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4346
10.29149/mtr.v3i2.4346
url https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4346
identifier_str_mv 10.29149/mtr.v3i2.4346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4346/2756
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Stephanni Gabriella Silva Sudré, Ivor Prolo, Carolina Joana da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Stephanni Gabriella Silva Sudré, Ivor Prolo, Carolina Joana da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Marketing & Tourism Review; v. 3 n. 2 (2018): Edição V. 3 n. 2
Marketing & Tourism Review; Vol. 3 No. 2 (2018): Edição V. 3 n. 2
2525-8176
2525-8176
10.29149/mtr.v3i2
reponame:Marketing & Tourism Review
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Marketing & Tourism Review
collection Marketing & Tourism Review
repository.name.fl_str_mv Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv mkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com
_version_ 1798321033460056064