Consumo de iPhone e identidade de classe: um estudo com indivíduos de baixa renda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso Campos, Alyce
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carvalho de Rezende, Daniel, Silveira Bacelar, Ananda, Carvalho Alves Cappelle, Mônica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Marketing & Tourism Review
Texto Completo: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/6558
Resumo: O poder de compra dos indivíduos de baixa renda pode ser considerado significativo para o mercado quando levado em consideração o volume de brasileiros que ocupa a base da pirâmide. Ademais, considera-se que estes indivíduos encontram meios de consumir produtos que eles desejam, geralmente marcadores de status dos indivíduos de alta posição. Neste estudo, o produto que exemplifica esse consumo dos indivíduos de baixa renda para elevação do status e aceitação na sociedade é o iPhone. Desse modo, objetiva-se compreender a relação entre a marca iPhone e a identidade de classe alta e como ele é utilizado como meio de inserção em grupos pelos indivíduos da base da pirâmide. Para tanto, foram realizadas 24 entrevistas com roteiro semiestruturado, contando com o apoio da técnica projetiva da terceira pessoa. A análise dos dados foi a partir da análise de conteúdo de Bardin. Como resultado da pesquisa, é percebido que os indivíduos acreditam que estão se distinguindo de pessoas mais pobres e indo em direção ao mundo dos que possuem maior poder aquisitivo já que são usuários de iPhone como esses indivíduos. Além disso, os entrevistados apontam que o iPhone é um bem que colabora para a aceitação em grupos, sendo este bem uma das melhores formas de minimizar o sofrimento com questões sociais. Com isso, vários sacrifícios são tolerados para que seja possível possuir o smartphone da Apple, como vender ou trocar bens, retirar parte do dinheiro que seria reservado para alimentação, moradia e segurança, além de parcelar em muitas prestações. Mesmo com todas as renúncias necessárias, os benefícios que o iPhone traz para as pessoas de baixa renda é algo que permanece em primeiro plano.
id UFMG-16_1713c6958e6fb24fb1b2a42d801f5687
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6558
network_acronym_str UFMG-16
network_name_str Marketing & Tourism Review
repository_id_str
spelling Consumo de iPhone e identidade de classe: um estudo com indivíduos de baixa rendaClasses sociaisBase da pirâmideComportamento do consumidorTrickle downO poder de compra dos indivíduos de baixa renda pode ser considerado significativo para o mercado quando levado em consideração o volume de brasileiros que ocupa a base da pirâmide. Ademais, considera-se que estes indivíduos encontram meios de consumir produtos que eles desejam, geralmente marcadores de status dos indivíduos de alta posição. Neste estudo, o produto que exemplifica esse consumo dos indivíduos de baixa renda para elevação do status e aceitação na sociedade é o iPhone. Desse modo, objetiva-se compreender a relação entre a marca iPhone e a identidade de classe alta e como ele é utilizado como meio de inserção em grupos pelos indivíduos da base da pirâmide. Para tanto, foram realizadas 24 entrevistas com roteiro semiestruturado, contando com o apoio da técnica projetiva da terceira pessoa. A análise dos dados foi a partir da análise de conteúdo de Bardin. Como resultado da pesquisa, é percebido que os indivíduos acreditam que estão se distinguindo de pessoas mais pobres e indo em direção ao mundo dos que possuem maior poder aquisitivo já que são usuários de iPhone como esses indivíduos. Além disso, os entrevistados apontam que o iPhone é um bem que colabora para a aceitação em grupos, sendo este bem uma das melhores formas de minimizar o sofrimento com questões sociais. Com isso, vários sacrifícios são tolerados para que seja possível possuir o smartphone da Apple, como vender ou trocar bens, retirar parte do dinheiro que seria reservado para alimentação, moradia e segurança, além de parcelar em muitas prestações. Mesmo com todas as renúncias necessárias, os benefícios que o iPhone traz para as pessoas de baixa renda é algo que permanece em primeiro plano.Federal University of Minas Gerais2021-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/655810.29149/mtr.v6i2.6558Marketing & Tourism Review; v. 6 n. 2 (2021): ago-setMarketing & Tourism Review; Vol. 6 No. 2 (2021): ago-set2525-81762525-817610.29149/mtr.v6i2reponame:Marketing & Tourism Reviewinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporenghttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/6558/3518https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/6558/3519Copyright (c) 2021 Alyce Cardoso Campos, Daniel Carvalho de Rezende, Ananda Silveira Bacelar, Mônica Carvalho Alves Cappellehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso Campos, AlyceCarvalho de Rezende, DanielSilveira Bacelar, AnandaCarvalho Alves Cappelle, Mônica2021-09-28T23:17:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6558Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtrPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/oaimkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com2525-81762525-8176opendoar:2021-09-28T23:17:28Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Consumo de iPhone e identidade de classe: um estudo com indivíduos de baixa renda
title Consumo de iPhone e identidade de classe: um estudo com indivíduos de baixa renda
spellingShingle Consumo de iPhone e identidade de classe: um estudo com indivíduos de baixa renda
Cardoso Campos, Alyce
Classes sociais
Base da pirâmide
Comportamento do consumidor
Trickle down
title_short Consumo de iPhone e identidade de classe: um estudo com indivíduos de baixa renda
title_full Consumo de iPhone e identidade de classe: um estudo com indivíduos de baixa renda
title_fullStr Consumo de iPhone e identidade de classe: um estudo com indivíduos de baixa renda
title_full_unstemmed Consumo de iPhone e identidade de classe: um estudo com indivíduos de baixa renda
title_sort Consumo de iPhone e identidade de classe: um estudo com indivíduos de baixa renda
author Cardoso Campos, Alyce
author_facet Cardoso Campos, Alyce
Carvalho de Rezende, Daniel
Silveira Bacelar, Ananda
Carvalho Alves Cappelle, Mônica
author_role author
author2 Carvalho de Rezende, Daniel
Silveira Bacelar, Ananda
Carvalho Alves Cappelle, Mônica
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso Campos, Alyce
Carvalho de Rezende, Daniel
Silveira Bacelar, Ananda
Carvalho Alves Cappelle, Mônica
dc.subject.por.fl_str_mv Classes sociais
Base da pirâmide
Comportamento do consumidor
Trickle down
topic Classes sociais
Base da pirâmide
Comportamento do consumidor
Trickle down
description O poder de compra dos indivíduos de baixa renda pode ser considerado significativo para o mercado quando levado em consideração o volume de brasileiros que ocupa a base da pirâmide. Ademais, considera-se que estes indivíduos encontram meios de consumir produtos que eles desejam, geralmente marcadores de status dos indivíduos de alta posição. Neste estudo, o produto que exemplifica esse consumo dos indivíduos de baixa renda para elevação do status e aceitação na sociedade é o iPhone. Desse modo, objetiva-se compreender a relação entre a marca iPhone e a identidade de classe alta e como ele é utilizado como meio de inserção em grupos pelos indivíduos da base da pirâmide. Para tanto, foram realizadas 24 entrevistas com roteiro semiestruturado, contando com o apoio da técnica projetiva da terceira pessoa. A análise dos dados foi a partir da análise de conteúdo de Bardin. Como resultado da pesquisa, é percebido que os indivíduos acreditam que estão se distinguindo de pessoas mais pobres e indo em direção ao mundo dos que possuem maior poder aquisitivo já que são usuários de iPhone como esses indivíduos. Além disso, os entrevistados apontam que o iPhone é um bem que colabora para a aceitação em grupos, sendo este bem uma das melhores formas de minimizar o sofrimento com questões sociais. Com isso, vários sacrifícios são tolerados para que seja possível possuir o smartphone da Apple, como vender ou trocar bens, retirar parte do dinheiro que seria reservado para alimentação, moradia e segurança, além de parcelar em muitas prestações. Mesmo com todas as renúncias necessárias, os benefícios que o iPhone traz para as pessoas de baixa renda é algo que permanece em primeiro plano.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/6558
10.29149/mtr.v6i2.6558
url https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/6558
identifier_str_mv 10.29149/mtr.v6i2.6558
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/6558/3518
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/6558/3519
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Marketing & Tourism Review; v. 6 n. 2 (2021): ago-set
Marketing & Tourism Review; Vol. 6 No. 2 (2021): ago-set
2525-8176
2525-8176
10.29149/mtr.v6i2
reponame:Marketing & Tourism Review
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Marketing & Tourism Review
collection Marketing & Tourism Review
repository.name.fl_str_mv Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv mkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com
_version_ 1798321034081861632