Consumo de iPhone e identidade de classe: um estudo com indivíduos de baixa renda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Marketing & Tourism Review |
Texto Completo: | https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/6558 |
Resumo: | O poder de compra dos indivíduos de baixa renda pode ser considerado significativo para o mercado quando levado em consideração o volume de brasileiros que ocupa a base da pirâmide. Ademais, considera-se que estes indivíduos encontram meios de consumir produtos que eles desejam, geralmente marcadores de status dos indivíduos de alta posição. Neste estudo, o produto que exemplifica esse consumo dos indivíduos de baixa renda para elevação do status e aceitação na sociedade é o iPhone. Desse modo, objetiva-se compreender a relação entre a marca iPhone e a identidade de classe alta e como ele é utilizado como meio de inserção em grupos pelos indivíduos da base da pirâmide. Para tanto, foram realizadas 24 entrevistas com roteiro semiestruturado, contando com o apoio da técnica projetiva da terceira pessoa. A análise dos dados foi a partir da análise de conteúdo de Bardin. Como resultado da pesquisa, é percebido que os indivíduos acreditam que estão se distinguindo de pessoas mais pobres e indo em direção ao mundo dos que possuem maior poder aquisitivo já que são usuários de iPhone como esses indivíduos. Além disso, os entrevistados apontam que o iPhone é um bem que colabora para a aceitação em grupos, sendo este bem uma das melhores formas de minimizar o sofrimento com questões sociais. Com isso, vários sacrifícios são tolerados para que seja possível possuir o smartphone da Apple, como vender ou trocar bens, retirar parte do dinheiro que seria reservado para alimentação, moradia e segurança, além de parcelar em muitas prestações. Mesmo com todas as renúncias necessárias, os benefícios que o iPhone traz para as pessoas de baixa renda é algo que permanece em primeiro plano. |
id |
UFMG-16_1713c6958e6fb24fb1b2a42d801f5687 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6558 |
network_acronym_str |
UFMG-16 |
network_name_str |
Marketing & Tourism Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Consumo de iPhone e identidade de classe: um estudo com indivíduos de baixa rendaClasses sociaisBase da pirâmideComportamento do consumidorTrickle downO poder de compra dos indivíduos de baixa renda pode ser considerado significativo para o mercado quando levado em consideração o volume de brasileiros que ocupa a base da pirâmide. Ademais, considera-se que estes indivíduos encontram meios de consumir produtos que eles desejam, geralmente marcadores de status dos indivíduos de alta posição. Neste estudo, o produto que exemplifica esse consumo dos indivíduos de baixa renda para elevação do status e aceitação na sociedade é o iPhone. Desse modo, objetiva-se compreender a relação entre a marca iPhone e a identidade de classe alta e como ele é utilizado como meio de inserção em grupos pelos indivíduos da base da pirâmide. Para tanto, foram realizadas 24 entrevistas com roteiro semiestruturado, contando com o apoio da técnica projetiva da terceira pessoa. A análise dos dados foi a partir da análise de conteúdo de Bardin. Como resultado da pesquisa, é percebido que os indivíduos acreditam que estão se distinguindo de pessoas mais pobres e indo em direção ao mundo dos que possuem maior poder aquisitivo já que são usuários de iPhone como esses indivíduos. Além disso, os entrevistados apontam que o iPhone é um bem que colabora para a aceitação em grupos, sendo este bem uma das melhores formas de minimizar o sofrimento com questões sociais. Com isso, vários sacrifícios são tolerados para que seja possível possuir o smartphone da Apple, como vender ou trocar bens, retirar parte do dinheiro que seria reservado para alimentação, moradia e segurança, além de parcelar em muitas prestações. Mesmo com todas as renúncias necessárias, os benefícios que o iPhone traz para as pessoas de baixa renda é algo que permanece em primeiro plano.Federal University of Minas Gerais2021-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/655810.29149/mtr.v6i2.6558Marketing & Tourism Review; v. 6 n. 2 (2021): ago-setMarketing & Tourism Review; Vol. 6 No. 2 (2021): ago-set2525-81762525-817610.29149/mtr.v6i2reponame:Marketing & Tourism Reviewinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporenghttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/6558/3518https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/6558/3519Copyright (c) 2021 Alyce Cardoso Campos, Daniel Carvalho de Rezende, Ananda Silveira Bacelar, Mônica Carvalho Alves Cappellehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso Campos, AlyceCarvalho de Rezende, DanielSilveira Bacelar, AnandaCarvalho Alves Cappelle, Mônica2021-09-28T23:17:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6558Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtrPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/oaimkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com2525-81762525-8176opendoar:2021-09-28T23:17:28Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consumo de iPhone e identidade de classe: um estudo com indivíduos de baixa renda |
title |
Consumo de iPhone e identidade de classe: um estudo com indivíduos de baixa renda |
spellingShingle |
Consumo de iPhone e identidade de classe: um estudo com indivíduos de baixa renda Cardoso Campos, Alyce Classes sociais Base da pirâmide Comportamento do consumidor Trickle down |
title_short |
Consumo de iPhone e identidade de classe: um estudo com indivíduos de baixa renda |
title_full |
Consumo de iPhone e identidade de classe: um estudo com indivíduos de baixa renda |
title_fullStr |
Consumo de iPhone e identidade de classe: um estudo com indivíduos de baixa renda |
title_full_unstemmed |
Consumo de iPhone e identidade de classe: um estudo com indivíduos de baixa renda |
title_sort |
Consumo de iPhone e identidade de classe: um estudo com indivíduos de baixa renda |
author |
Cardoso Campos, Alyce |
author_facet |
Cardoso Campos, Alyce Carvalho de Rezende, Daniel Silveira Bacelar, Ananda Carvalho Alves Cappelle, Mônica |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho de Rezende, Daniel Silveira Bacelar, Ananda Carvalho Alves Cappelle, Mônica |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso Campos, Alyce Carvalho de Rezende, Daniel Silveira Bacelar, Ananda Carvalho Alves Cappelle, Mônica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Classes sociais Base da pirâmide Comportamento do consumidor Trickle down |
topic |
Classes sociais Base da pirâmide Comportamento do consumidor Trickle down |
description |
O poder de compra dos indivíduos de baixa renda pode ser considerado significativo para o mercado quando levado em consideração o volume de brasileiros que ocupa a base da pirâmide. Ademais, considera-se que estes indivíduos encontram meios de consumir produtos que eles desejam, geralmente marcadores de status dos indivíduos de alta posição. Neste estudo, o produto que exemplifica esse consumo dos indivíduos de baixa renda para elevação do status e aceitação na sociedade é o iPhone. Desse modo, objetiva-se compreender a relação entre a marca iPhone e a identidade de classe alta e como ele é utilizado como meio de inserção em grupos pelos indivíduos da base da pirâmide. Para tanto, foram realizadas 24 entrevistas com roteiro semiestruturado, contando com o apoio da técnica projetiva da terceira pessoa. A análise dos dados foi a partir da análise de conteúdo de Bardin. Como resultado da pesquisa, é percebido que os indivíduos acreditam que estão se distinguindo de pessoas mais pobres e indo em direção ao mundo dos que possuem maior poder aquisitivo já que são usuários de iPhone como esses indivíduos. Além disso, os entrevistados apontam que o iPhone é um bem que colabora para a aceitação em grupos, sendo este bem uma das melhores formas de minimizar o sofrimento com questões sociais. Com isso, vários sacrifícios são tolerados para que seja possível possuir o smartphone da Apple, como vender ou trocar bens, retirar parte do dinheiro que seria reservado para alimentação, moradia e segurança, além de parcelar em muitas prestações. Mesmo com todas as renúncias necessárias, os benefícios que o iPhone traz para as pessoas de baixa renda é algo que permanece em primeiro plano. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/6558 10.29149/mtr.v6i2.6558 |
url |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/6558 |
identifier_str_mv |
10.29149/mtr.v6i2.6558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/6558/3518 https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/6558/3519 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Marketing & Tourism Review; v. 6 n. 2 (2021): ago-set Marketing & Tourism Review; Vol. 6 No. 2 (2021): ago-set 2525-8176 2525-8176 10.29149/mtr.v6i2 reponame:Marketing & Tourism Review instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Marketing & Tourism Review |
collection |
Marketing & Tourism Review |
repository.name.fl_str_mv |
Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
mkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com |
_version_ |
1798321034081861632 |