8. Paisagem Sensorial e Turismo: Estudo sobre as Percepções dos Turistas em Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Marketing & Tourism Review |
Texto Completo: | https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4563 |
Resumo: | A percepção sobre a paisagem sensorial é mediada por meio dos sentidos, e esses estímulos externos e a interação do homem com o lugar, promovem experiências individuais relacionadas a sentimentos e memórias. Essa representatividade social e cultural tem poder de conotação turística, pois, há uma apropriação da paisagem como um produto turístico. Nesta perspectiva, este estudo tem como objetivo compreender a sensação do turista quanto aos cinco sentidos relacionando-os à paisagem dos produtos típicos comercializados na Feira da Praia Grande em São Luís (Maranhão). Quanto à metodologia, utilizou-se dados bibliográficos e documentais, específicos nas áreas de paisagem, patrimônio histórico e turismo cultural. Para coleta de dados, fez-se pesquisa de campo, no período de agosto a setembro de 2016, mediante aplicação de questionários, com perguntas baseadas na concepção de Tuan (2012), com turistas, para compreender as percepções sensoriais provocadas por essa paisagem. Analisou-se quantitativamente os conteúdos das entrevistas, que foram tabuladas, transcritas e analisadas. Entre os principais resultados, identificou-se que a paisagem sensorial pode ser utilizada como recurso turístico, quanto aos produtos típicos comercializados na Feira da Praia Grande. Conclui-se que há possibilidades de estudos acerca das inúmeras paisagens sensoriais existentes na cidade de São Luís e também o exercício de novas atividades turísticas no centro histórico, a fim de valorizar o patrimônio cultural imaterial. |
id |
UFMG-16_1802c41ce803f5b85abbba67f54ed6e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4563 |
network_acronym_str |
UFMG-16 |
network_name_str |
Marketing & Tourism Review |
repository_id_str |
|
spelling |
8. Paisagem Sensorial e Turismo: Estudo sobre as Percepções dos Turistas em Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade no BrasilFeira da Praia Grande. Paisagem sensorialPatrimônio histórico da humanidadeSão LuísA percepção sobre a paisagem sensorial é mediada por meio dos sentidos, e esses estímulos externos e a interação do homem com o lugar, promovem experiências individuais relacionadas a sentimentos e memórias. Essa representatividade social e cultural tem poder de conotação turística, pois, há uma apropriação da paisagem como um produto turístico. Nesta perspectiva, este estudo tem como objetivo compreender a sensação do turista quanto aos cinco sentidos relacionando-os à paisagem dos produtos típicos comercializados na Feira da Praia Grande em São Luís (Maranhão). Quanto à metodologia, utilizou-se dados bibliográficos e documentais, específicos nas áreas de paisagem, patrimônio histórico e turismo cultural. Para coleta de dados, fez-se pesquisa de campo, no período de agosto a setembro de 2016, mediante aplicação de questionários, com perguntas baseadas na concepção de Tuan (2012), com turistas, para compreender as percepções sensoriais provocadas por essa paisagem. Analisou-se quantitativamente os conteúdos das entrevistas, que foram tabuladas, transcritas e analisadas. Entre os principais resultados, identificou-se que a paisagem sensorial pode ser utilizada como recurso turístico, quanto aos produtos típicos comercializados na Feira da Praia Grande. Conclui-se que há possibilidades de estudos acerca das inúmeras paisagens sensoriais existentes na cidade de São Luís e também o exercício de novas atividades turísticas no centro histórico, a fim de valorizar o patrimônio cultural imaterial.Federal University of Minas Gerais2017-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/456310.29149/mtr.v2i2.4563Marketing & Tourism Review; v. 2 n. 2 (2017)Marketing & Tourism Review; Vol. 2 No. 2 (2017)2525-81762525-817610.29149/mtr.v2i2reponame:Marketing & Tourism Reviewinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4563/pdfCopyright (c) 2017 Saulo Ribeiro dos Santos, Gisele Polanski França da Silva, Luana Ferreira Maia, Valério Rodrigues de Souza Neto, Saulo Rondinelli Xavier da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Saulo Ribeiro dosda Silva, Gisele Polanski FrançaMaia, Luana Ferreirade Souza Neto, Valério Rodriguesda Silva, Saulo Rondinelli Xavier2019-09-07T01:08:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4563Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtrPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/oaimkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com2525-81762525-8176opendoar:2019-09-07T01:08:52Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
8. Paisagem Sensorial e Turismo: Estudo sobre as Percepções dos Turistas em Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade no Brasil |
title |
8. Paisagem Sensorial e Turismo: Estudo sobre as Percepções dos Turistas em Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade no Brasil |
spellingShingle |
8. Paisagem Sensorial e Turismo: Estudo sobre as Percepções dos Turistas em Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade no Brasil Santos, Saulo Ribeiro dos Feira da Praia Grande. Paisagem sensorial Patrimônio histórico da humanidade São Luís |
title_short |
8. Paisagem Sensorial e Turismo: Estudo sobre as Percepções dos Turistas em Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade no Brasil |
title_full |
8. Paisagem Sensorial e Turismo: Estudo sobre as Percepções dos Turistas em Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade no Brasil |
title_fullStr |
8. Paisagem Sensorial e Turismo: Estudo sobre as Percepções dos Turistas em Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade no Brasil |
title_full_unstemmed |
8. Paisagem Sensorial e Turismo: Estudo sobre as Percepções dos Turistas em Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade no Brasil |
title_sort |
8. Paisagem Sensorial e Turismo: Estudo sobre as Percepções dos Turistas em Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade no Brasil |
author |
Santos, Saulo Ribeiro dos |
author_facet |
Santos, Saulo Ribeiro dos da Silva, Gisele Polanski França Maia, Luana Ferreira de Souza Neto, Valério Rodrigues da Silva, Saulo Rondinelli Xavier |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Gisele Polanski França Maia, Luana Ferreira de Souza Neto, Valério Rodrigues da Silva, Saulo Rondinelli Xavier |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Saulo Ribeiro dos da Silva, Gisele Polanski França Maia, Luana Ferreira de Souza Neto, Valério Rodrigues da Silva, Saulo Rondinelli Xavier |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Feira da Praia Grande. Paisagem sensorial Patrimônio histórico da humanidade São Luís |
topic |
Feira da Praia Grande. Paisagem sensorial Patrimônio histórico da humanidade São Luís |
description |
A percepção sobre a paisagem sensorial é mediada por meio dos sentidos, e esses estímulos externos e a interação do homem com o lugar, promovem experiências individuais relacionadas a sentimentos e memórias. Essa representatividade social e cultural tem poder de conotação turística, pois, há uma apropriação da paisagem como um produto turístico. Nesta perspectiva, este estudo tem como objetivo compreender a sensação do turista quanto aos cinco sentidos relacionando-os à paisagem dos produtos típicos comercializados na Feira da Praia Grande em São Luís (Maranhão). Quanto à metodologia, utilizou-se dados bibliográficos e documentais, específicos nas áreas de paisagem, patrimônio histórico e turismo cultural. Para coleta de dados, fez-se pesquisa de campo, no período de agosto a setembro de 2016, mediante aplicação de questionários, com perguntas baseadas na concepção de Tuan (2012), com turistas, para compreender as percepções sensoriais provocadas por essa paisagem. Analisou-se quantitativamente os conteúdos das entrevistas, que foram tabuladas, transcritas e analisadas. Entre os principais resultados, identificou-se que a paisagem sensorial pode ser utilizada como recurso turístico, quanto aos produtos típicos comercializados na Feira da Praia Grande. Conclui-se que há possibilidades de estudos acerca das inúmeras paisagens sensoriais existentes na cidade de São Luís e também o exercício de novas atividades turísticas no centro histórico, a fim de valorizar o patrimônio cultural imaterial. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4563 10.29149/mtr.v2i2.4563 |
url |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4563 |
identifier_str_mv |
10.29149/mtr.v2i2.4563 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4563/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Marketing & Tourism Review; v. 2 n. 2 (2017) Marketing & Tourism Review; Vol. 2 No. 2 (2017) 2525-8176 2525-8176 10.29149/mtr.v2i2 reponame:Marketing & Tourism Review instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Marketing & Tourism Review |
collection |
Marketing & Tourism Review |
repository.name.fl_str_mv |
Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
mkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com |
_version_ |
1798321033501999104 |