Análise da oferta, uso e qualidade dos APPS de informação turística em Belo Horizonte – MG no período 2014-2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MALTA, GUILHERME AUGUSTO PEREIRA
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: BRAGA, Solano de Souza, PERINOTTO, André Riani Costa, BARBOSA, Maria Flávia Pires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Marketing & Tourism Review
Texto Completo: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4631
Resumo: No cenário atual, marcado pela convergência da aceleração da urbanização global e da revolução digital, torna-se cada vez mais urgente pensar em propostas que contribuam efetivamente para o aprimoramento das cidades. A transformação das cidades em “Cidades Inteligentes” é uma demanda cada vez mais evidente, já que, caracterizada como uma cidade inovadora e que utiliza as Tecnologias de Informação e Comunicação, elas surgem para melhorar a qualidade de vida de sua população. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo realizar, por meio de pesquisa exploratória, uma reflexão sobre o uso dos alguns aplicativos voltados para informação turística existentes na cidade de Belo Horizonte, desde o cenário de realização da Copa do Mundo, em 2014, até o momento atual. Notou-se que, apesar do investimento feito para atender a demanda da Copa do Mundo de 2014, ainda há uma lacuna a ser preenchida em Belo Horizonte no que tange ao uso de ferramentas, de modo a incrementar a experiência do turista. Apesar de ser reconhecida como uma das principais cidades inteligentes no contexto nacional, a cidade ainda não oferece condições ideais de disponibilização de TIC. As descontinuidades nas políticas públicas de turismo nesse campo ficam evidentes diante da quantidade de aplicativos que estão inativos após o período do megaevento.
id UFMG-16_2f3f34cc1002d003a2bfb872828ccde1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4631
network_acronym_str UFMG-16
network_name_str Marketing & Tourism Review
repository_id_str
spelling Análise da oferta, uso e qualidade dos APPS de informação turística em Belo Horizonte – MG no período 2014-2017Informação turísticaaplicativosCopa do Mundo 2014Belo Horizonte.No cenário atual, marcado pela convergência da aceleração da urbanização global e da revolução digital, torna-se cada vez mais urgente pensar em propostas que contribuam efetivamente para o aprimoramento das cidades. A transformação das cidades em “Cidades Inteligentes” é uma demanda cada vez mais evidente, já que, caracterizada como uma cidade inovadora e que utiliza as Tecnologias de Informação e Comunicação, elas surgem para melhorar a qualidade de vida de sua população. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo realizar, por meio de pesquisa exploratória, uma reflexão sobre o uso dos alguns aplicativos voltados para informação turística existentes na cidade de Belo Horizonte, desde o cenário de realização da Copa do Mundo, em 2014, até o momento atual. Notou-se que, apesar do investimento feito para atender a demanda da Copa do Mundo de 2014, ainda há uma lacuna a ser preenchida em Belo Horizonte no que tange ao uso de ferramentas, de modo a incrementar a experiência do turista. Apesar de ser reconhecida como uma das principais cidades inteligentes no contexto nacional, a cidade ainda não oferece condições ideais de disponibilização de TIC. As descontinuidades nas políticas públicas de turismo nesse campo ficam evidentes diante da quantidade de aplicativos que estão inativos após o período do megaevento.Federal University of Minas Gerais2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/463110.29149/mtr.v3i3.4631Marketing & Tourism Review; v. 3 n. 3 (2018): v.3, n.3, 2018Marketing & Tourism Review; Vol. 3 No. 3 (2018): v.3, n.3, 20182525-81762525-817610.29149/mtr.v3i3reponame:Marketing & Tourism Reviewinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4631/2779Copyright (c) 2018 GUILHERME AUGUSTO PEREIRA MALTA, Solano de Souza BRAGA, André Riani Costa PERINOTTO, Maria Flávia Pires BARBOSAhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMALTA, GUILHERME AUGUSTO PEREIRABRAGA, Solano de SouzaPERINOTTO, André Riani CostaBARBOSA, Maria Flávia Pires2019-09-07T01:08:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4631Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtrPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/oaimkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com2525-81762525-8176opendoar:2019-09-07T01:08:48Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da oferta, uso e qualidade dos APPS de informação turística em Belo Horizonte – MG no período 2014-2017
title Análise da oferta, uso e qualidade dos APPS de informação turística em Belo Horizonte – MG no período 2014-2017
spellingShingle Análise da oferta, uso e qualidade dos APPS de informação turística em Belo Horizonte – MG no período 2014-2017
MALTA, GUILHERME AUGUSTO PEREIRA
Informação turística
aplicativos
Copa do Mundo 2014
Belo Horizonte.
title_short Análise da oferta, uso e qualidade dos APPS de informação turística em Belo Horizonte – MG no período 2014-2017
title_full Análise da oferta, uso e qualidade dos APPS de informação turística em Belo Horizonte – MG no período 2014-2017
title_fullStr Análise da oferta, uso e qualidade dos APPS de informação turística em Belo Horizonte – MG no período 2014-2017
title_full_unstemmed Análise da oferta, uso e qualidade dos APPS de informação turística em Belo Horizonte – MG no período 2014-2017
title_sort Análise da oferta, uso e qualidade dos APPS de informação turística em Belo Horizonte – MG no período 2014-2017
author MALTA, GUILHERME AUGUSTO PEREIRA
author_facet MALTA, GUILHERME AUGUSTO PEREIRA
BRAGA, Solano de Souza
PERINOTTO, André Riani Costa
BARBOSA, Maria Flávia Pires
author_role author
author2 BRAGA, Solano de Souza
PERINOTTO, André Riani Costa
BARBOSA, Maria Flávia Pires
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MALTA, GUILHERME AUGUSTO PEREIRA
BRAGA, Solano de Souza
PERINOTTO, André Riani Costa
BARBOSA, Maria Flávia Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Informação turística
aplicativos
Copa do Mundo 2014
Belo Horizonte.
topic Informação turística
aplicativos
Copa do Mundo 2014
Belo Horizonte.
description No cenário atual, marcado pela convergência da aceleração da urbanização global e da revolução digital, torna-se cada vez mais urgente pensar em propostas que contribuam efetivamente para o aprimoramento das cidades. A transformação das cidades em “Cidades Inteligentes” é uma demanda cada vez mais evidente, já que, caracterizada como uma cidade inovadora e que utiliza as Tecnologias de Informação e Comunicação, elas surgem para melhorar a qualidade de vida de sua população. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo realizar, por meio de pesquisa exploratória, uma reflexão sobre o uso dos alguns aplicativos voltados para informação turística existentes na cidade de Belo Horizonte, desde o cenário de realização da Copa do Mundo, em 2014, até o momento atual. Notou-se que, apesar do investimento feito para atender a demanda da Copa do Mundo de 2014, ainda há uma lacuna a ser preenchida em Belo Horizonte no que tange ao uso de ferramentas, de modo a incrementar a experiência do turista. Apesar de ser reconhecida como uma das principais cidades inteligentes no contexto nacional, a cidade ainda não oferece condições ideais de disponibilização de TIC. As descontinuidades nas políticas públicas de turismo nesse campo ficam evidentes diante da quantidade de aplicativos que estão inativos após o período do megaevento.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4631
10.29149/mtr.v3i3.4631
url https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4631
identifier_str_mv 10.29149/mtr.v3i3.4631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4631/2779
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Marketing & Tourism Review; v. 3 n. 3 (2018): v.3, n.3, 2018
Marketing & Tourism Review; Vol. 3 No. 3 (2018): v.3, n.3, 2018
2525-8176
2525-8176
10.29149/mtr.v3i3
reponame:Marketing & Tourism Review
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Marketing & Tourism Review
collection Marketing & Tourism Review
repository.name.fl_str_mv Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv mkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com
_version_ 1798321033516679168