Técnicas projetivas: aplicações, limitações e potenciais para o uso em pesquisas em turismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Marketing & Tourism Review |
Texto Completo: | https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4298 |
Resumo: | O presente artigo descreve o grupo de técnicas de pesquisa denominadas projetivas como instrumento metodológico útil às pesquisas em Turismo. Essas técnicas envolvem o uso de estímulos que permitem aos participantes projetar suas crenças subjetivas ou profundas em outras pessoas ou objetos. Quando se opta pelo desenvolvimento de uma pesquisa, conforme a informação que se deseja obter, existem diversas possibilidades metodológicas e ferramentais que podem ser utilizadas, entretanto, é preciso conhecimento com relação às suas características, potenciais e limitações para que essa decisão possa ser realizada de maneira adequada. Discussões quanto aos métodos e técnicas de pesquisa em turismo são de grande valia para tal escolha e o trabalho em tela busca contribuir para esse debate. Esse ensaio teórico enfoca as técnicas projetivas de pesquisa, apresentando sua origem, utilidade, forma de aplicação e análise dos dados, efetividade, bem como apontamentos sobre sua aplicação em pesquisas em Turismo. Para tal fim, foram realizadas pesquisa bibliográfica e revisão sistemática efetivada por meio do repositório de pesquisa ScienceDirect onde foi possível encontrar 253 artigos científicos relacionados ao uso de técnicas projetivas. Foi verificada à área ao qual pertencem os periódicos e a distribuição numérica de artigos publicados nesses. Notou-se que a maioria dos periódicos são da área de Psicologia ou Medicina, mas encontrou-se cinco artigos de periódicos da área de Turismo. Conclui-se que apesar de ainda se verificarem poucos adeptos a esse grupo de técnicas, há uma série de vantagens que podem ser entendidas como um potencial a ser mais bem explorado pelos pesquisadores da área. |
id |
UFMG-16_327110dad3eabef6de1ef7db8ba01ad1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4298 |
network_acronym_str |
UFMG-16 |
network_name_str |
Marketing & Tourism Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Técnicas projetivas: aplicações, limitações e potenciais para o uso em pesquisas em turismoO presente artigo descreve o grupo de técnicas de pesquisa denominadas projetivas como instrumento metodológico útil às pesquisas em Turismo. Essas técnicas envolvem o uso de estímulos que permitem aos participantes projetar suas crenças subjetivas ou profundas em outras pessoas ou objetos. Quando se opta pelo desenvolvimento de uma pesquisa, conforme a informação que se deseja obter, existem diversas possibilidades metodológicas e ferramentais que podem ser utilizadas, entretanto, é preciso conhecimento com relação às suas características, potenciais e limitações para que essa decisão possa ser realizada de maneira adequada. Discussões quanto aos métodos e técnicas de pesquisa em turismo são de grande valia para tal escolha e o trabalho em tela busca contribuir para esse debate. Esse ensaio teórico enfoca as técnicas projetivas de pesquisa, apresentando sua origem, utilidade, forma de aplicação e análise dos dados, efetividade, bem como apontamentos sobre sua aplicação em pesquisas em Turismo. Para tal fim, foram realizadas pesquisa bibliográfica e revisão sistemática efetivada por meio do repositório de pesquisa ScienceDirect onde foi possível encontrar 253 artigos científicos relacionados ao uso de técnicas projetivas. Foi verificada à área ao qual pertencem os periódicos e a distribuição numérica de artigos publicados nesses. Notou-se que a maioria dos periódicos são da área de Psicologia ou Medicina, mas encontrou-se cinco artigos de periódicos da área de Turismo. Conclui-se que apesar de ainda se verificarem poucos adeptos a esse grupo de técnicas, há uma série de vantagens que podem ser entendidas como um potencial a ser mais bem explorado pelos pesquisadores da área. Federal University of Minas Gerais2017-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/429810.29149/mtr.v2i1.4298Marketing & Tourism Review; v. 2 n. 1 (2017)Marketing & Tourism Review; Vol. 2 No. 1 (2017)2525-81762525-817610.29149/mtr.v2i1reponame:Marketing & Tourism Reviewinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4298/1995Copyright (c) 2017 Mirna de Lima Medeiros, Danielle Fernandes Costa Machado, João Luiz Passadorinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Mirna de LimaMachado, Danielle Fernandes CostaPassador, João Luiz2019-09-07T01:08:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4298Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtrPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/oaimkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com2525-81762525-8176opendoar:2019-09-07T01:08:55Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Técnicas projetivas: aplicações, limitações e potenciais para o uso em pesquisas em turismo |
title |
Técnicas projetivas: aplicações, limitações e potenciais para o uso em pesquisas em turismo |
spellingShingle |
Técnicas projetivas: aplicações, limitações e potenciais para o uso em pesquisas em turismo Medeiros, Mirna de Lima |
title_short |
Técnicas projetivas: aplicações, limitações e potenciais para o uso em pesquisas em turismo |
title_full |
Técnicas projetivas: aplicações, limitações e potenciais para o uso em pesquisas em turismo |
title_fullStr |
Técnicas projetivas: aplicações, limitações e potenciais para o uso em pesquisas em turismo |
title_full_unstemmed |
Técnicas projetivas: aplicações, limitações e potenciais para o uso em pesquisas em turismo |
title_sort |
Técnicas projetivas: aplicações, limitações e potenciais para o uso em pesquisas em turismo |
author |
Medeiros, Mirna de Lima |
author_facet |
Medeiros, Mirna de Lima Machado, Danielle Fernandes Costa Passador, João Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Danielle Fernandes Costa Passador, João Luiz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Mirna de Lima Machado, Danielle Fernandes Costa Passador, João Luiz |
description |
O presente artigo descreve o grupo de técnicas de pesquisa denominadas projetivas como instrumento metodológico útil às pesquisas em Turismo. Essas técnicas envolvem o uso de estímulos que permitem aos participantes projetar suas crenças subjetivas ou profundas em outras pessoas ou objetos. Quando se opta pelo desenvolvimento de uma pesquisa, conforme a informação que se deseja obter, existem diversas possibilidades metodológicas e ferramentais que podem ser utilizadas, entretanto, é preciso conhecimento com relação às suas características, potenciais e limitações para que essa decisão possa ser realizada de maneira adequada. Discussões quanto aos métodos e técnicas de pesquisa em turismo são de grande valia para tal escolha e o trabalho em tela busca contribuir para esse debate. Esse ensaio teórico enfoca as técnicas projetivas de pesquisa, apresentando sua origem, utilidade, forma de aplicação e análise dos dados, efetividade, bem como apontamentos sobre sua aplicação em pesquisas em Turismo. Para tal fim, foram realizadas pesquisa bibliográfica e revisão sistemática efetivada por meio do repositório de pesquisa ScienceDirect onde foi possível encontrar 253 artigos científicos relacionados ao uso de técnicas projetivas. Foi verificada à área ao qual pertencem os periódicos e a distribuição numérica de artigos publicados nesses. Notou-se que a maioria dos periódicos são da área de Psicologia ou Medicina, mas encontrou-se cinco artigos de periódicos da área de Turismo. Conclui-se que apesar de ainda se verificarem poucos adeptos a esse grupo de técnicas, há uma série de vantagens que podem ser entendidas como um potencial a ser mais bem explorado pelos pesquisadores da área. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4298 10.29149/mtr.v2i1.4298 |
url |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4298 |
identifier_str_mv |
10.29149/mtr.v2i1.4298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4298/1995 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Mirna de Lima Medeiros, Danielle Fernandes Costa Machado, João Luiz Passador info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Mirna de Lima Medeiros, Danielle Fernandes Costa Machado, João Luiz Passador |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Marketing & Tourism Review; v. 2 n. 1 (2017) Marketing & Tourism Review; Vol. 2 No. 1 (2017) 2525-8176 2525-8176 10.29149/mtr.v2i1 reponame:Marketing & Tourism Review instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Marketing & Tourism Review |
collection |
Marketing & Tourism Review |
repository.name.fl_str_mv |
Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
mkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com |
_version_ |
1798321033452716032 |