Pesquisa da área do marketing do SEMEAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Leandro Divino Miranda de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Jussara Goulart da, Dutra, Sérgio Mendes, Fernandes, Bárbara Ádria Oliveira Farias, Amuy, Larissa Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Marketing & Tourism Review
Texto Completo: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4684
Resumo: O objetivo deste estudo foi descrever e analisar a produção cientifica da área de marketing no período de 2011 a 2016, representado pelos artigos científicos aprovados no Seminário de Administração, promovido pela Pós-Graduação em Administração da Universidade de São Paulo. No referencial teórico abordou-se a pesquisa de marketing, o estudo bibliométrico e o SEMEAD. Esse estudo é caracterizado como um estudo bibliométrico, exploratório e quantitativo. A primeira etapa foi compreendida por selecionar todos os artigos da área de marketing aprovados no SEMEAD dentro do período de 2011 a 2016. Posteriormente, utilizou-se de planilhas do software Microsoft Excel, feitas as análises individual de todos os artigos, iniciando pelos artigos aprovados no ano de 2011, e assim sucessivamente até o ano de 2016, totalizando dentro deste período 387 artigos científicos.  É possível concluir que em relação a abordagem da pesquisa que dos 387 artigos analisados, 47,02% são qualitativos, 45,99% são quantitativos e por fim 6,97% foram tanto qualitativo como quantitativo. Em relação aos procedimentos técnicos, conclui-se que houve mais artigos científicos com os procedimentos de survey e entrevistas, que representando 73,64% do total, 9,56% por meio de pesquisas bibliográficas ou bibliométricas, 6,71% foram estudos de caso, 5,95% por meio de pesquisa documental, 2,84% pesquisa experimental e 1,30% por meio da etnografia. Foi possível fazer um estudo aprofundado com as análises dos artigos científicos, realçando os pontos de maior relevância, demonstrando desta forma a importância do estudo bibliométrico.
id UFMG-16_5870fc4cb043d454771ebed473000667
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4684
network_acronym_str UFMG-16
network_name_str Marketing & Tourism Review
repository_id_str
spelling Pesquisa da área do marketing do SEMEADSemeadestudo bibliométricoartigos científicos.O objetivo deste estudo foi descrever e analisar a produção cientifica da área de marketing no período de 2011 a 2016, representado pelos artigos científicos aprovados no Seminário de Administração, promovido pela Pós-Graduação em Administração da Universidade de São Paulo. No referencial teórico abordou-se a pesquisa de marketing, o estudo bibliométrico e o SEMEAD. Esse estudo é caracterizado como um estudo bibliométrico, exploratório e quantitativo. A primeira etapa foi compreendida por selecionar todos os artigos da área de marketing aprovados no SEMEAD dentro do período de 2011 a 2016. Posteriormente, utilizou-se de planilhas do software Microsoft Excel, feitas as análises individual de todos os artigos, iniciando pelos artigos aprovados no ano de 2011, e assim sucessivamente até o ano de 2016, totalizando dentro deste período 387 artigos científicos.  É possível concluir que em relação a abordagem da pesquisa que dos 387 artigos analisados, 47,02% são qualitativos, 45,99% são quantitativos e por fim 6,97% foram tanto qualitativo como quantitativo. Em relação aos procedimentos técnicos, conclui-se que houve mais artigos científicos com os procedimentos de survey e entrevistas, que representando 73,64% do total, 9,56% por meio de pesquisas bibliográficas ou bibliométricas, 6,71% foram estudos de caso, 5,95% por meio de pesquisa documental, 2,84% pesquisa experimental e 1,30% por meio da etnografia. Foi possível fazer um estudo aprofundado com as análises dos artigos científicos, realçando os pontos de maior relevância, demonstrando desta forma a importância do estudo bibliométrico.Federal University of Minas Gerais2018-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/468410.29149/mtr.v3i3.4684Marketing & Tourism Review; v. 3 n. 3 (2018): v.3, n.3, 2018Marketing & Tourism Review; Vol. 3 No. 3 (2018): v.3, n.3, 20182525-81762525-817610.29149/mtr.v3i3reponame:Marketing & Tourism Reviewinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4684/2791Copyright (c) 2018 Leandro Divino Miranda de Oliveira, Jussara Goulart da Silva, Sérgio Mendes Dutra, Bárbara Ádria Oliveira Farias Fernandes, Larissa Costa Amuyinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Leandro Divino Miranda deSilva, Jussara Goulart daDutra, Sérgio MendesFernandes, Bárbara Ádria Oliveira FariasAmuy, Larissa Costa2019-09-07T01:08:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4684Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtrPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/oaimkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com2525-81762525-8176opendoar:2019-09-07T01:08:46Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa da área do marketing do SEMEAD
title Pesquisa da área do marketing do SEMEAD
spellingShingle Pesquisa da área do marketing do SEMEAD
Oliveira, Leandro Divino Miranda de
Semead
estudo bibliométrico
artigos científicos.
title_short Pesquisa da área do marketing do SEMEAD
title_full Pesquisa da área do marketing do SEMEAD
title_fullStr Pesquisa da área do marketing do SEMEAD
title_full_unstemmed Pesquisa da área do marketing do SEMEAD
title_sort Pesquisa da área do marketing do SEMEAD
author Oliveira, Leandro Divino Miranda de
author_facet Oliveira, Leandro Divino Miranda de
Silva, Jussara Goulart da
Dutra, Sérgio Mendes
Fernandes, Bárbara Ádria Oliveira Farias
Amuy, Larissa Costa
author_role author
author2 Silva, Jussara Goulart da
Dutra, Sérgio Mendes
Fernandes, Bárbara Ádria Oliveira Farias
Amuy, Larissa Costa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Leandro Divino Miranda de
Silva, Jussara Goulart da
Dutra, Sérgio Mendes
Fernandes, Bárbara Ádria Oliveira Farias
Amuy, Larissa Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Semead
estudo bibliométrico
artigos científicos.
topic Semead
estudo bibliométrico
artigos científicos.
description O objetivo deste estudo foi descrever e analisar a produção cientifica da área de marketing no período de 2011 a 2016, representado pelos artigos científicos aprovados no Seminário de Administração, promovido pela Pós-Graduação em Administração da Universidade de São Paulo. No referencial teórico abordou-se a pesquisa de marketing, o estudo bibliométrico e o SEMEAD. Esse estudo é caracterizado como um estudo bibliométrico, exploratório e quantitativo. A primeira etapa foi compreendida por selecionar todos os artigos da área de marketing aprovados no SEMEAD dentro do período de 2011 a 2016. Posteriormente, utilizou-se de planilhas do software Microsoft Excel, feitas as análises individual de todos os artigos, iniciando pelos artigos aprovados no ano de 2011, e assim sucessivamente até o ano de 2016, totalizando dentro deste período 387 artigos científicos.  É possível concluir que em relação a abordagem da pesquisa que dos 387 artigos analisados, 47,02% são qualitativos, 45,99% são quantitativos e por fim 6,97% foram tanto qualitativo como quantitativo. Em relação aos procedimentos técnicos, conclui-se que houve mais artigos científicos com os procedimentos de survey e entrevistas, que representando 73,64% do total, 9,56% por meio de pesquisas bibliográficas ou bibliométricas, 6,71% foram estudos de caso, 5,95% por meio de pesquisa documental, 2,84% pesquisa experimental e 1,30% por meio da etnografia. Foi possível fazer um estudo aprofundado com as análises dos artigos científicos, realçando os pontos de maior relevância, demonstrando desta forma a importância do estudo bibliométrico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4684
10.29149/mtr.v3i3.4684
url https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4684
identifier_str_mv 10.29149/mtr.v3i3.4684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4684/2791
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Marketing & Tourism Review; v. 3 n. 3 (2018): v.3, n.3, 2018
Marketing & Tourism Review; Vol. 3 No. 3 (2018): v.3, n.3, 2018
2525-8176
2525-8176
10.29149/mtr.v3i3
reponame:Marketing & Tourism Review
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Marketing & Tourism Review
collection Marketing & Tourism Review
repository.name.fl_str_mv Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv mkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com
_version_ 1798321033528213504