A consciência da definição e utilização de estratégias de desenvolvimento sustentável de acordo com os gestores de organizações públicas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Danilo de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Plácido, Eliel Carlos Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Marketing & Tourism Review
Texto Completo: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3717
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo verificar o conhecimento dos gestores e dirigentes de empresas públicas brasileiras sobre o significado de desenvolvimento sustentável. O estudo foi realizado entre abril e outubro de 2014 na cidade de Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais, Brasil. A pesquisa foi do tipo descritiva e exploratória com viés qualitativo. A coleta de dados respeitou as cinco variáveis teóricas (meio ambiente natural, sociedade, economia, consumo sustentável e variável institucional) propostas por Elkington (1987; 1999), García (2010) e Dresner (2002), sendo entrevistados sete gestores públicos, utilizando-se um roteiro semiestruturado. Foram analisados os discursos e falas dos gestores por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo. Verificou-se que o conhecimento sobre o desenvolvimento sustentável dos gestores das organizações públicas brasileiras entrevistadas é parcialmente compreendido e pouco incentivado aos funcionários e sociedade. Notou-se a necessidade de instruir e capacitar os gestores sobre o significado de desenvolvimento sustentável e como implementar planos de ação respeitando as demandas dos cidadãos. Acredita-se que as estratégias para apoiar as aspirações sociais, econômicas e ambientais devem estar presentes com maior ênfase na gestão das organizações públicas brasileiras pesquisadas. Assim, atender as demandas da sociedade e proporcionar uma melhor qualidade vida são metas que o setor público brasileiro deve priorizar.
id UFMG-16_6bb9067aa0713a9fb9bc91ccc2a6e071
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3717
network_acronym_str UFMG-16
network_name_str Marketing & Tourism Review
repository_id_str
spelling A consciência da definição e utilização de estratégias de desenvolvimento sustentável de acordo com os gestores de organizações públicas no Brasilgestores públicosdesenvolvimento sustentávelorganizações públicasEsta pesquisa teve como objetivo verificar o conhecimento dos gestores e dirigentes de empresas públicas brasileiras sobre o significado de desenvolvimento sustentável. O estudo foi realizado entre abril e outubro de 2014 na cidade de Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais, Brasil. A pesquisa foi do tipo descritiva e exploratória com viés qualitativo. A coleta de dados respeitou as cinco variáveis teóricas (meio ambiente natural, sociedade, economia, consumo sustentável e variável institucional) propostas por Elkington (1987; 1999), García (2010) e Dresner (2002), sendo entrevistados sete gestores públicos, utilizando-se um roteiro semiestruturado. Foram analisados os discursos e falas dos gestores por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo. Verificou-se que o conhecimento sobre o desenvolvimento sustentável dos gestores das organizações públicas brasileiras entrevistadas é parcialmente compreendido e pouco incentivado aos funcionários e sociedade. Notou-se a necessidade de instruir e capacitar os gestores sobre o significado de desenvolvimento sustentável e como implementar planos de ação respeitando as demandas dos cidadãos. Acredita-se que as estratégias para apoiar as aspirações sociais, econômicas e ambientais devem estar presentes com maior ênfase na gestão das organizações públicas brasileiras pesquisadas. Assim, atender as demandas da sociedade e proporcionar uma melhor qualidade vida são metas que o setor público brasileiro deve priorizar.Federal University of Minas Gerais2016-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/371710.29149/mtr.v1i1.3717Marketing & Tourism Review; v. 1 n. 1 (2016)Marketing & Tourism Review; Vol. 1 No. 1 (2016)2525-81762525-817610.29149/mtr.v1i1reponame:Marketing & Tourism Reviewinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3717/1812Copyright (c) 2016 Danilo de Oliveira Sampaio, Eliel Carlos Rosa Plácidoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSampaio, Danilo de OliveiraPlácido, Eliel Carlos Rosa2019-09-07T01:08:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3717Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtrPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/oaimkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com2525-81762525-8176opendoar:2019-09-07T01:08:57Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A consciência da definição e utilização de estratégias de desenvolvimento sustentável de acordo com os gestores de organizações públicas no Brasil
title A consciência da definição e utilização de estratégias de desenvolvimento sustentável de acordo com os gestores de organizações públicas no Brasil
spellingShingle A consciência da definição e utilização de estratégias de desenvolvimento sustentável de acordo com os gestores de organizações públicas no Brasil
Sampaio, Danilo de Oliveira
gestores públicos
desenvolvimento sustentável
organizações públicas
title_short A consciência da definição e utilização de estratégias de desenvolvimento sustentável de acordo com os gestores de organizações públicas no Brasil
title_full A consciência da definição e utilização de estratégias de desenvolvimento sustentável de acordo com os gestores de organizações públicas no Brasil
title_fullStr A consciência da definição e utilização de estratégias de desenvolvimento sustentável de acordo com os gestores de organizações públicas no Brasil
title_full_unstemmed A consciência da definição e utilização de estratégias de desenvolvimento sustentável de acordo com os gestores de organizações públicas no Brasil
title_sort A consciência da definição e utilização de estratégias de desenvolvimento sustentável de acordo com os gestores de organizações públicas no Brasil
author Sampaio, Danilo de Oliveira
author_facet Sampaio, Danilo de Oliveira
Plácido, Eliel Carlos Rosa
author_role author
author2 Plácido, Eliel Carlos Rosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Danilo de Oliveira
Plácido, Eliel Carlos Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv gestores públicos
desenvolvimento sustentável
organizações públicas
topic gestores públicos
desenvolvimento sustentável
organizações públicas
description Esta pesquisa teve como objetivo verificar o conhecimento dos gestores e dirigentes de empresas públicas brasileiras sobre o significado de desenvolvimento sustentável. O estudo foi realizado entre abril e outubro de 2014 na cidade de Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais, Brasil. A pesquisa foi do tipo descritiva e exploratória com viés qualitativo. A coleta de dados respeitou as cinco variáveis teóricas (meio ambiente natural, sociedade, economia, consumo sustentável e variável institucional) propostas por Elkington (1987; 1999), García (2010) e Dresner (2002), sendo entrevistados sete gestores públicos, utilizando-se um roteiro semiestruturado. Foram analisados os discursos e falas dos gestores por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo. Verificou-se que o conhecimento sobre o desenvolvimento sustentável dos gestores das organizações públicas brasileiras entrevistadas é parcialmente compreendido e pouco incentivado aos funcionários e sociedade. Notou-se a necessidade de instruir e capacitar os gestores sobre o significado de desenvolvimento sustentável e como implementar planos de ação respeitando as demandas dos cidadãos. Acredita-se que as estratégias para apoiar as aspirações sociais, econômicas e ambientais devem estar presentes com maior ênfase na gestão das organizações públicas brasileiras pesquisadas. Assim, atender as demandas da sociedade e proporcionar uma melhor qualidade vida são metas que o setor público brasileiro deve priorizar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3717
10.29149/mtr.v1i1.3717
url https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3717
identifier_str_mv 10.29149/mtr.v1i1.3717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3717/1812
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Danilo de Oliveira Sampaio, Eliel Carlos Rosa Plácido
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Danilo de Oliveira Sampaio, Eliel Carlos Rosa Plácido
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Marketing & Tourism Review; v. 1 n. 1 (2016)
Marketing & Tourism Review; Vol. 1 No. 1 (2016)
2525-8176
2525-8176
10.29149/mtr.v1i1
reponame:Marketing & Tourism Review
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Marketing & Tourism Review
collection Marketing & Tourism Review
repository.name.fl_str_mv Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv mkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com
_version_ 1798321033429647360