ESCOLHAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS: A PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA E DIALÉTICA NO PERCURSO DA INVESTIGAÇÃO SOCIOLÓGICA DO TURISMO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Marketing & Tourism Review |
DOI: | 10.29149/mtr.v4i2.5373 |
Texto Completo: | https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/5373 |
Resumo: | Realizar um movimento dialético e fenomenológico em busca da essência ou sentido das relações sociais que se estabelecem com o desenvolvimento do turismo em lugares de identidades singulares no Brasil e em Cuba foi a perspectiva metodológica que desenvolvemos e empreendemos em tese de doutorado. Conceituamos turismo como um fenômeno social que se dá pelo deslocamento de pessoas a lugares, expressão da era moderna que envolve a oferta de serviços econômicos de hospitalidade, cuja racionalidade impacta socialmente as comunidades hospedeiras. Compartilhamos a tese que o turismo merece a atenção pelas suas próprias características, mas também enquanto elemento central de diversas mudanças socioculturais e políticas na sociedade contemporânea. Esse enfoque epistemológico e metodológico se fez necessário no sentido de buscar compreender as dimensões do fenômeno a partir do viés de um pesquisador considerado como sujeito situado na investigação. As interpretações da realidade são marcadas pela intersubjetividade que se estabelece no contato/confronto do observador e dos sujeitos sociais em análise. Este contato é, acima de tudo, humanizado, como quando turistas e comunidades hospedeiras se inter-relacionam, descobrem o outro, a alteridade, seres culturalmente diferentes em contato, em convivência. Trata-se de experiência social que se dá em um determinado lugar. O objetivo do presente trabalho é compartilhar princípios e pressupostos teóricos dessa perspectiva metodológica desenvolvida e vivenciada em investigações empíricas em Sociologia do Turismo, afirmando a tese de sua legitimidade dada à adequação com a especificidade do objeto de estudos. |
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ESCOLHAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS: A PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA E DIALÉTICA NO PERCURSO DA INVESTIGAÇÃO SOCIOLÓGICA DO TURISMOTurismo, Sociologia, Fenomenologia, Dialética.Realizar um movimento dialético e fenomenológico em busca da essência ou sentido das relações sociais que se estabelecem com o desenvolvimento do turismo em lugares de identidades singulares no Brasil e em Cuba foi a perspectiva metodológica que desenvolvemos e empreendemos em tese de doutorado. Conceituamos turismo como um fenômeno social que se dá pelo deslocamento de pessoas a lugares, expressão da era moderna que envolve a oferta de serviços econômicos de hospitalidade, cuja racionalidade impacta socialmente as comunidades hospedeiras. Compartilhamos a tese que o turismo merece a atenção pelas suas próprias características, mas também enquanto elemento central de diversas mudanças socioculturais e políticas na sociedade contemporânea. Esse enfoque epistemológico e metodológico se fez necessário no sentido de buscar compreender as dimensões do fenômeno a partir do viés de um pesquisador considerado como sujeito situado na investigação. As interpretações da realidade são marcadas pela intersubjetividade que se estabelece no contato/confronto do observador e dos sujeitos sociais em análise. Este contato é, acima de tudo, humanizado, como quando turistas e comunidades hospedeiras se inter-relacionam, descobrem o outro, a alteridade, seres culturalmente diferentes em contato, em convivência. Trata-se de experiência social que se dá em um determinado lugar. O objetivo do presente trabalho é compartilhar princípios e pressupostos teóricos dessa perspectiva metodológica desenvolvida e vivenciada em investigações empíricas em Sociologia do Turismo, afirmando a tese de sua legitimidade dada à adequação com a especificidade do objeto de estudos. Federal University of Minas Gerais2020-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/537310.29149/mtr.v4i2.5373Marketing & Tourism Review; v. 4 n. 2 (2019): v. 4, número 2Marketing & Tourism Review; Vol. 4 No. 2 (2019): v. 4, número 22525-81762525-817610.29149/mtr.v4i2reponame:Marketing & Tourism Reviewinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/5373/3064Copyright (c) 2020 HÉLIO FERNANDO LOBO NOGUEIRA DA GAMAinfo:eu-repo/semantics/openAccessGAMA, HÉLIO FERNANDO LOBO NOGUEIRA DA2020-05-28T20:32:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5373Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtrPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/oaimkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com2525-81762525-8176opendoar:2020-05-28T20:32:09Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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