ESCOLHAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS: A PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA E DIALÉTICA NO PERCURSO DA INVESTIGAÇÃO SOCIOLÓGICA DO TURISMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GAMA, HÉLIO FERNANDO LOBO NOGUEIRA DA
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Marketing & Tourism Review
DOI: 10.29149/mtr.v4i2.5373
Texto Completo: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/5373
Resumo: Realizar um movimento dialético e fenomenológico em busca da essência ou sentido das relações sociais que se estabelecem com o desenvolvimento do turismo em lugares de identidades singulares no Brasil e em Cuba foi a perspectiva metodológica que desenvolvemos e empreendemos em tese de doutorado. Conceituamos turismo como um fenômeno social que se dá pelo deslocamento de pessoas a lugares, expressão da era moderna que envolve a oferta de serviços econômicos de hospitalidade, cuja racionalidade impacta socialmente as comunidades hospedeiras. Compartilhamos a tese que o turismo merece a atenção pelas suas próprias características, mas também enquanto elemento central de diversas mudanças socioculturais e políticas na sociedade contemporânea. Esse enfoque epistemológico e metodológico se fez necessário no sentido de buscar compreender as dimensões do fenômeno a partir do viés de um pesquisador considerado como sujeito situado na investigação. As interpretações da realidade são marcadas pela intersubjetividade que se estabelece no contato/confronto do observador e dos sujeitos sociais em análise. Este contato é, acima de tudo, humanizado, como quando turistas e comunidades hospedeiras se inter-relacionam, descobrem o outro, a alteridade, seres culturalmente diferentes em contato, em convivência. Trata-se de experiência social que se dá em um determinado lugar. O objetivo do presente trabalho é compartilhar princípios e pressupostos teóricos dessa perspectiva metodológica desenvolvida e vivenciada em investigações empíricas em Sociologia do Turismo, afirmando a tese de sua legitimidade dada à adequação com a especificidade do objeto de estudos.  
id UFMG-16_7f50a0ab0c1cfbd93ae853738a7efca6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5373
network_acronym_str UFMG-16
network_name_str Marketing & Tourism Review
spelling ESCOLHAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS: A PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA E DIALÉTICA NO PERCURSO DA INVESTIGAÇÃO SOCIOLÓGICA DO TURISMOTurismo, Sociologia, Fenomenologia, Dialética.Realizar um movimento dialético e fenomenológico em busca da essência ou sentido das relações sociais que se estabelecem com o desenvolvimento do turismo em lugares de identidades singulares no Brasil e em Cuba foi a perspectiva metodológica que desenvolvemos e empreendemos em tese de doutorado. Conceituamos turismo como um fenômeno social que se dá pelo deslocamento de pessoas a lugares, expressão da era moderna que envolve a oferta de serviços econômicos de hospitalidade, cuja racionalidade impacta socialmente as comunidades hospedeiras. Compartilhamos a tese que o turismo merece a atenção pelas suas próprias características, mas também enquanto elemento central de diversas mudanças socioculturais e políticas na sociedade contemporânea. Esse enfoque epistemológico e metodológico se fez necessário no sentido de buscar compreender as dimensões do fenômeno a partir do viés de um pesquisador considerado como sujeito situado na investigação. As interpretações da realidade são marcadas pela intersubjetividade que se estabelece no contato/confronto do observador e dos sujeitos sociais em análise. Este contato é, acima de tudo, humanizado, como quando turistas e comunidades hospedeiras se inter-relacionam, descobrem o outro, a alteridade, seres culturalmente diferentes em contato, em convivência. Trata-se de experiência social que se dá em um determinado lugar. O objetivo do presente trabalho é compartilhar princípios e pressupostos teóricos dessa perspectiva metodológica desenvolvida e vivenciada em investigações empíricas em Sociologia do Turismo, afirmando a tese de sua legitimidade dada à adequação com a especificidade do objeto de estudos.  Federal University of Minas Gerais2020-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/537310.29149/mtr.v4i2.5373Marketing & Tourism Review; v. 4 n. 2 (2019): v. 4, número 2Marketing & Tourism Review; Vol. 4 No. 2 (2019): v. 4, número 22525-81762525-817610.29149/mtr.v4i2reponame:Marketing & Tourism Reviewinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/5373/3064Copyright (c) 2020 HÉLIO FERNANDO LOBO NOGUEIRA DA GAMAinfo:eu-repo/semantics/openAccessGAMA, HÉLIO FERNANDO LOBO NOGUEIRA DA2020-05-28T20:32:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5373Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtrPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/oaimkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com2525-81762525-8176opendoar:2020-05-28T20:32:09Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv ESCOLHAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS: A PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA E DIALÉTICA NO PERCURSO DA INVESTIGAÇÃO SOCIOLÓGICA DO TURISMO
title ESCOLHAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS: A PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA E DIALÉTICA NO PERCURSO DA INVESTIGAÇÃO SOCIOLÓGICA DO TURISMO
spellingShingle ESCOLHAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS: A PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA E DIALÉTICA NO PERCURSO DA INVESTIGAÇÃO SOCIOLÓGICA DO TURISMO
ESCOLHAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS: A PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA E DIALÉTICA NO PERCURSO DA INVESTIGAÇÃO SOCIOLÓGICA DO TURISMO
GAMA, HÉLIO FERNANDO LOBO NOGUEIRA DA
Turismo, Sociologia, Fenomenologia, Dialética.
GAMA, HÉLIO FERNANDO LOBO NOGUEIRA DA
Turismo, Sociologia, Fenomenologia, Dialética.
title_short ESCOLHAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS: A PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA E DIALÉTICA NO PERCURSO DA INVESTIGAÇÃO SOCIOLÓGICA DO TURISMO
title_full ESCOLHAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS: A PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA E DIALÉTICA NO PERCURSO DA INVESTIGAÇÃO SOCIOLÓGICA DO TURISMO
title_fullStr ESCOLHAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS: A PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA E DIALÉTICA NO PERCURSO DA INVESTIGAÇÃO SOCIOLÓGICA DO TURISMO
ESCOLHAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS: A PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA E DIALÉTICA NO PERCURSO DA INVESTIGAÇÃO SOCIOLÓGICA DO TURISMO
title_full_unstemmed ESCOLHAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS: A PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA E DIALÉTICA NO PERCURSO DA INVESTIGAÇÃO SOCIOLÓGICA DO TURISMO
ESCOLHAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS: A PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA E DIALÉTICA NO PERCURSO DA INVESTIGAÇÃO SOCIOLÓGICA DO TURISMO
title_sort ESCOLHAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS: A PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA E DIALÉTICA NO PERCURSO DA INVESTIGAÇÃO SOCIOLÓGICA DO TURISMO
author GAMA, HÉLIO FERNANDO LOBO NOGUEIRA DA
author_facet GAMA, HÉLIO FERNANDO LOBO NOGUEIRA DA
GAMA, HÉLIO FERNANDO LOBO NOGUEIRA DA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GAMA, HÉLIO FERNANDO LOBO NOGUEIRA DA
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo, Sociologia, Fenomenologia, Dialética.
topic Turismo, Sociologia, Fenomenologia, Dialética.
description Realizar um movimento dialético e fenomenológico em busca da essência ou sentido das relações sociais que se estabelecem com o desenvolvimento do turismo em lugares de identidades singulares no Brasil e em Cuba foi a perspectiva metodológica que desenvolvemos e empreendemos em tese de doutorado. Conceituamos turismo como um fenômeno social que se dá pelo deslocamento de pessoas a lugares, expressão da era moderna que envolve a oferta de serviços econômicos de hospitalidade, cuja racionalidade impacta socialmente as comunidades hospedeiras. Compartilhamos a tese que o turismo merece a atenção pelas suas próprias características, mas também enquanto elemento central de diversas mudanças socioculturais e políticas na sociedade contemporânea. Esse enfoque epistemológico e metodológico se fez necessário no sentido de buscar compreender as dimensões do fenômeno a partir do viés de um pesquisador considerado como sujeito situado na investigação. As interpretações da realidade são marcadas pela intersubjetividade que se estabelece no contato/confronto do observador e dos sujeitos sociais em análise. Este contato é, acima de tudo, humanizado, como quando turistas e comunidades hospedeiras se inter-relacionam, descobrem o outro, a alteridade, seres culturalmente diferentes em contato, em convivência. Trata-se de experiência social que se dá em um determinado lugar. O objetivo do presente trabalho é compartilhar princípios e pressupostos teóricos dessa perspectiva metodológica desenvolvida e vivenciada em investigações empíricas em Sociologia do Turismo, afirmando a tese de sua legitimidade dada à adequação com a especificidade do objeto de estudos.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/5373
10.29149/mtr.v4i2.5373
url https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/5373
identifier_str_mv 10.29149/mtr.v4i2.5373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/5373/3064
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 HÉLIO FERNANDO LOBO NOGUEIRA DA GAMA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 HÉLIO FERNANDO LOBO NOGUEIRA DA GAMA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Marketing & Tourism Review; v. 4 n. 2 (2019): v. 4, número 2
Marketing & Tourism Review; Vol. 4 No. 2 (2019): v. 4, número 2
2525-8176
2525-8176
10.29149/mtr.v4i2
reponame:Marketing & Tourism Review
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Marketing & Tourism Review
collection Marketing & Tourism Review
repository.name.fl_str_mv Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv mkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com
_version_ 1822181110361096192
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.29149/mtr.v4i2.5373