Determinantes do valor adicionado do turismo de Minas Gerais: uma análise com modelos de dados em painel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Marketing & Tourism Review |
Texto Completo: | https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4644 |
Resumo: | Apesar do reconhecido potencial turístico do estado de Minas a literatura acerca do tema carece de estudos investigativos dos determinantes desta atividade. Este artigo se propõe identificar variáveis que se relacionam com o valor adicionado do turismo de Minas Gerais, calculado pela Fundação João Pinheiro com detalhamento a nível municipal. Para isto, este artigo realizou uma análise econométrica dos determinantes da produção do turismo nos municípios do Estado de Minas Gerais nos anos de 2010 a 2014, utilizando regressões de dados em painel e a técnica dos Mínimos Quadrados Generalizados (MGQ). Estes instrumentos possibilitaram a identificação de que variáveis como PIB per capita, densidade demográfica, proximidade de aeroportos, constituição de consórcios de turismo e ser base de visitação regional impactam nos resultados do valor adicionado do turismo dos municípios de Minas Gerais. O mesmo não pode ser dito para as variáveis que indicam a vinculação de um município com circuitos turísticos, presença de atrativos turísticos específicos, existência de tombamentos patrimoniais, além do valor adicionado do turismo não apresentar relação com o gasto per capita do estado com turismo. A identificação destas variáveis explicativas demonstra o potencial dos estudos nesta área, além de sinalizar direcionamentos para políticas públicas. |
id |
UFMG-16_8ae47556cbb0775de89c3e8048f31826 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4644 |
network_acronym_str |
UFMG-16 |
network_name_str |
Marketing & Tourism Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Determinantes do valor adicionado do turismo de Minas Gerais: uma análise com modelos de dados em painelTurismoDados em painelMinas GeraisApesar do reconhecido potencial turístico do estado de Minas a literatura acerca do tema carece de estudos investigativos dos determinantes desta atividade. Este artigo se propõe identificar variáveis que se relacionam com o valor adicionado do turismo de Minas Gerais, calculado pela Fundação João Pinheiro com detalhamento a nível municipal. Para isto, este artigo realizou uma análise econométrica dos determinantes da produção do turismo nos municípios do Estado de Minas Gerais nos anos de 2010 a 2014, utilizando regressões de dados em painel e a técnica dos Mínimos Quadrados Generalizados (MGQ). Estes instrumentos possibilitaram a identificação de que variáveis como PIB per capita, densidade demográfica, proximidade de aeroportos, constituição de consórcios de turismo e ser base de visitação regional impactam nos resultados do valor adicionado do turismo dos municípios de Minas Gerais. O mesmo não pode ser dito para as variáveis que indicam a vinculação de um município com circuitos turísticos, presença de atrativos turísticos específicos, existência de tombamentos patrimoniais, além do valor adicionado do turismo não apresentar relação com o gasto per capita do estado com turismo. A identificação destas variáveis explicativas demonstra o potencial dos estudos nesta área, além de sinalizar direcionamentos para políticas públicas.Federal University of Minas Gerais2018-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/464410.29149/mtr.v3i1.4644Marketing & Tourism Review; v. 3 n. 1 (2018)Marketing & Tourism Review; Vol. 3 No. 1 (2018)2525-81762525-817610.29149/mtr.v3i1reponame:Marketing & Tourism Reviewinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4644/pdfCopyright (c) 2018 Caio César Soares Gonçalves, Luiza Castellaneinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Caio César SoaresCastellane, Luiza2019-09-07T01:08:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4644Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtrPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/oaimkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com2525-81762525-8176opendoar:2019-09-07T01:08:52Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Determinantes do valor adicionado do turismo de Minas Gerais: uma análise com modelos de dados em painel |
title |
Determinantes do valor adicionado do turismo de Minas Gerais: uma análise com modelos de dados em painel |
spellingShingle |
Determinantes do valor adicionado do turismo de Minas Gerais: uma análise com modelos de dados em painel Gonçalves, Caio César Soares Turismo Dados em painel Minas Gerais |
title_short |
Determinantes do valor adicionado do turismo de Minas Gerais: uma análise com modelos de dados em painel |
title_full |
Determinantes do valor adicionado do turismo de Minas Gerais: uma análise com modelos de dados em painel |
title_fullStr |
Determinantes do valor adicionado do turismo de Minas Gerais: uma análise com modelos de dados em painel |
title_full_unstemmed |
Determinantes do valor adicionado do turismo de Minas Gerais: uma análise com modelos de dados em painel |
title_sort |
Determinantes do valor adicionado do turismo de Minas Gerais: uma análise com modelos de dados em painel |
author |
Gonçalves, Caio César Soares |
author_facet |
Gonçalves, Caio César Soares Castellane, Luiza |
author_role |
author |
author2 |
Castellane, Luiza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Caio César Soares Castellane, Luiza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Dados em painel Minas Gerais |
topic |
Turismo Dados em painel Minas Gerais |
description |
Apesar do reconhecido potencial turístico do estado de Minas a literatura acerca do tema carece de estudos investigativos dos determinantes desta atividade. Este artigo se propõe identificar variáveis que se relacionam com o valor adicionado do turismo de Minas Gerais, calculado pela Fundação João Pinheiro com detalhamento a nível municipal. Para isto, este artigo realizou uma análise econométrica dos determinantes da produção do turismo nos municípios do Estado de Minas Gerais nos anos de 2010 a 2014, utilizando regressões de dados em painel e a técnica dos Mínimos Quadrados Generalizados (MGQ). Estes instrumentos possibilitaram a identificação de que variáveis como PIB per capita, densidade demográfica, proximidade de aeroportos, constituição de consórcios de turismo e ser base de visitação regional impactam nos resultados do valor adicionado do turismo dos municípios de Minas Gerais. O mesmo não pode ser dito para as variáveis que indicam a vinculação de um município com circuitos turísticos, presença de atrativos turísticos específicos, existência de tombamentos patrimoniais, além do valor adicionado do turismo não apresentar relação com o gasto per capita do estado com turismo. A identificação destas variáveis explicativas demonstra o potencial dos estudos nesta área, além de sinalizar direcionamentos para políticas públicas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4644 10.29149/mtr.v3i1.4644 |
url |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4644 |
identifier_str_mv |
10.29149/mtr.v3i1.4644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4644/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Caio César Soares Gonçalves, Luiza Castellane info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Caio César Soares Gonçalves, Luiza Castellane |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Marketing & Tourism Review; v. 3 n. 1 (2018) Marketing & Tourism Review; Vol. 3 No. 1 (2018) 2525-8176 2525-8176 10.29149/mtr.v3i1 reponame:Marketing & Tourism Review instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Marketing & Tourism Review |
collection |
Marketing & Tourism Review |
repository.name.fl_str_mv |
Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
mkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com |
_version_ |
1798321033520873472 |