Gestão da Informação: O Papel dos Observatórios e Turismo Brasileiros para a Tomada de Decisão do Setor Público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rafael Almeida de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Miranda, Isabela Peixoto de, Amaral, Joâo Pedro Sampaio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Marketing & Tourism Review
Texto Completo: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3837
Resumo: A quantidade de informação disponível em nosso dia-a-dia cresce cada vez mais, surgindo a preocupação em relação ao direcionamento de informações personalizadas para o usuário, visto que a tomada de decisão ocorre baseada em informações específicas. É por isso que a gestão da informação tem tido bastante relevância atualmente, pois “a informação é fundamental no apoio às estratégias e processos de tomadas de decisão” (Beuren, 1998, p.42) e, sem ela, “os gestores sentem-se impotentes para qualquer coisa” (1998, p. 44).  Com essa perspectiva em vista, começaram a surgir no Brasil os chamados Observatórios de Turismo, cujo papel é de mediar todo o conhecimento e técnicas produzidas para o planejamento e gestão da atividade turística dentro da sua área geográfica de referência. A partir disso, o seguinte artigo busca investigar o papel dos observatórios de turismo como aliados na elaboração das políticas públicas, indagando se a produção científica e dados presentes nos mesmos são levados em conta na formulação das mesmas. Para alcançar os objetivos propostos neste artigo, o estudo se baseia em pesquisas bibliográficas, coleta de informações relacionadas a todos os observatórios de turismo brasileiros que estão registrados na plataforma do Ministério do Turismo e aplicação de questionários online e qualitativos com os gestores dos mesmos e tomadores de decisão do setor público que demandam as informações geradas pelos observatórios. A partir deste estudo, é possível ter um diagnóstico da realidade dos observatórios no país a fim de contribuir na elaboração de estratégias para a melhoria da gestão da informação em cada instituição, além de mostrar sua atual importância no planejamento de ações que sejam benéficas para o turismo brasileiro. 
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