Gestão da Informação: O Papel dos Observatórios e Turismo Brasileiros para a Tomada de Decisão do Setor Público
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Marketing & Tourism Review |
Texto Completo: | https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3837 |
Resumo: | A quantidade de informação disponível em nosso dia-a-dia cresce cada vez mais, surgindo a preocupação em relação ao direcionamento de informações personalizadas para o usuário, visto que a tomada de decisão ocorre baseada em informações específicas. É por isso que a gestão da informação tem tido bastante relevância atualmente, pois “a informação é fundamental no apoio às estratégias e processos de tomadas de decisão” (Beuren, 1998, p.42) e, sem ela, “os gestores sentem-se impotentes para qualquer coisa” (1998, p. 44). Com essa perspectiva em vista, começaram a surgir no Brasil os chamados Observatórios de Turismo, cujo papel é de mediar todo o conhecimento e técnicas produzidas para o planejamento e gestão da atividade turística dentro da sua área geográfica de referência. A partir disso, o seguinte artigo busca investigar o papel dos observatórios de turismo como aliados na elaboração das políticas públicas, indagando se a produção científica e dados presentes nos mesmos são levados em conta na formulação das mesmas. Para alcançar os objetivos propostos neste artigo, o estudo se baseia em pesquisas bibliográficas, coleta de informações relacionadas a todos os observatórios de turismo brasileiros que estão registrados na plataforma do Ministério do Turismo e aplicação de questionários online e qualitativos com os gestores dos mesmos e tomadores de decisão do setor público que demandam as informações geradas pelos observatórios. A partir deste estudo, é possível ter um diagnóstico da realidade dos observatórios no país a fim de contribuir na elaboração de estratégias para a melhoria da gestão da informação em cada instituição, além de mostrar sua atual importância no planejamento de ações que sejam benéficas para o turismo brasileiro. |
id |
UFMG-16_ad3ea781334fc1d3de025d50fb5ac8b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3837 |
network_acronym_str |
UFMG-16 |
network_name_str |
Marketing & Tourism Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão da Informação: O Papel dos Observatórios e Turismo Brasileiros para a Tomada de Decisão do Setor PúblicoGestão da informaçãoObservatóriosTurismoTomada de decisãoSetor públicoA quantidade de informação disponível em nosso dia-a-dia cresce cada vez mais, surgindo a preocupação em relação ao direcionamento de informações personalizadas para o usuário, visto que a tomada de decisão ocorre baseada em informações específicas. É por isso que a gestão da informação tem tido bastante relevância atualmente, pois “a informação é fundamental no apoio às estratégias e processos de tomadas de decisão” (Beuren, 1998, p.42) e, sem ela, “os gestores sentem-se impotentes para qualquer coisa” (1998, p. 44). Com essa perspectiva em vista, começaram a surgir no Brasil os chamados Observatórios de Turismo, cujo papel é de mediar todo o conhecimento e técnicas produzidas para o planejamento e gestão da atividade turística dentro da sua área geográfica de referência. A partir disso, o seguinte artigo busca investigar o papel dos observatórios de turismo como aliados na elaboração das políticas públicas, indagando se a produção científica e dados presentes nos mesmos são levados em conta na formulação das mesmas. Para alcançar os objetivos propostos neste artigo, o estudo se baseia em pesquisas bibliográficas, coleta de informações relacionadas a todos os observatórios de turismo brasileiros que estão registrados na plataforma do Ministério do Turismo e aplicação de questionários online e qualitativos com os gestores dos mesmos e tomadores de decisão do setor público que demandam as informações geradas pelos observatórios. A partir deste estudo, é possível ter um diagnóstico da realidade dos observatórios no país a fim de contribuir na elaboração de estratégias para a melhoria da gestão da informação em cada instituição, além de mostrar sua atual importância no planejamento de ações que sejam benéficas para o turismo brasileiro. Federal University of Minas Gerais2016-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/383710.29149/mtr.v1i2.3837Marketing & Tourism Review; v. 1 n. 2 (2016)Marketing & Tourism Review; Vol. 1 No. 2 (2016)2525-81762525-817610.29149/mtr.v1i2reponame:Marketing & Tourism Reviewinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3837/pdfCopyright (c) 2016 Rafael Almeida de Oliveira, Isabela Peixoto de Miranda, Joâo Pedro Sampaio Amaralinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Rafael Almeida deMiranda, Isabela Peixoto deAmaral, Joâo Pedro Sampaio2019-09-07T01:08:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3837Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtrPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/oaimkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com2525-81762525-8176opendoar:2019-09-07T01:08:56Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão da Informação: O Papel dos Observatórios e Turismo Brasileiros para a Tomada de Decisão do Setor Público |
title |
Gestão da Informação: O Papel dos Observatórios e Turismo Brasileiros para a Tomada de Decisão do Setor Público |
spellingShingle |
Gestão da Informação: O Papel dos Observatórios e Turismo Brasileiros para a Tomada de Decisão do Setor Público Oliveira, Rafael Almeida de Gestão da informação Observatórios Turismo Tomada de decisão Setor público |
title_short |
Gestão da Informação: O Papel dos Observatórios e Turismo Brasileiros para a Tomada de Decisão do Setor Público |
title_full |
Gestão da Informação: O Papel dos Observatórios e Turismo Brasileiros para a Tomada de Decisão do Setor Público |
title_fullStr |
Gestão da Informação: O Papel dos Observatórios e Turismo Brasileiros para a Tomada de Decisão do Setor Público |
title_full_unstemmed |
Gestão da Informação: O Papel dos Observatórios e Turismo Brasileiros para a Tomada de Decisão do Setor Público |
title_sort |
Gestão da Informação: O Papel dos Observatórios e Turismo Brasileiros para a Tomada de Decisão do Setor Público |
author |
Oliveira, Rafael Almeida de |
author_facet |
Oliveira, Rafael Almeida de Miranda, Isabela Peixoto de Amaral, Joâo Pedro Sampaio |
author_role |
author |
author2 |
Miranda, Isabela Peixoto de Amaral, Joâo Pedro Sampaio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Rafael Almeida de Miranda, Isabela Peixoto de Amaral, Joâo Pedro Sampaio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão da informação Observatórios Turismo Tomada de decisão Setor público |
topic |
Gestão da informação Observatórios Turismo Tomada de decisão Setor público |
description |
A quantidade de informação disponível em nosso dia-a-dia cresce cada vez mais, surgindo a preocupação em relação ao direcionamento de informações personalizadas para o usuário, visto que a tomada de decisão ocorre baseada em informações específicas. É por isso que a gestão da informação tem tido bastante relevância atualmente, pois “a informação é fundamental no apoio às estratégias e processos de tomadas de decisão” (Beuren, 1998, p.42) e, sem ela, “os gestores sentem-se impotentes para qualquer coisa” (1998, p. 44). Com essa perspectiva em vista, começaram a surgir no Brasil os chamados Observatórios de Turismo, cujo papel é de mediar todo o conhecimento e técnicas produzidas para o planejamento e gestão da atividade turística dentro da sua área geográfica de referência. A partir disso, o seguinte artigo busca investigar o papel dos observatórios de turismo como aliados na elaboração das políticas públicas, indagando se a produção científica e dados presentes nos mesmos são levados em conta na formulação das mesmas. Para alcançar os objetivos propostos neste artigo, o estudo se baseia em pesquisas bibliográficas, coleta de informações relacionadas a todos os observatórios de turismo brasileiros que estão registrados na plataforma do Ministério do Turismo e aplicação de questionários online e qualitativos com os gestores dos mesmos e tomadores de decisão do setor público que demandam as informações geradas pelos observatórios. A partir deste estudo, é possível ter um diagnóstico da realidade dos observatórios no país a fim de contribuir na elaboração de estratégias para a melhoria da gestão da informação em cada instituição, além de mostrar sua atual importância no planejamento de ações que sejam benéficas para o turismo brasileiro. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3837 10.29149/mtr.v1i2.3837 |
url |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3837 |
identifier_str_mv |
10.29149/mtr.v1i2.3837 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3837/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Marketing & Tourism Review; v. 1 n. 2 (2016) Marketing & Tourism Review; Vol. 1 No. 2 (2016) 2525-8176 2525-8176 10.29149/mtr.v1i2 reponame:Marketing & Tourism Review instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Marketing & Tourism Review |
collection |
Marketing & Tourism Review |
repository.name.fl_str_mv |
Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
mkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com |
_version_ |
1798321033436987392 |