Fatores de influência no Processo de Compra de Serviço de Turismo por Idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Levrini, Gabriel R. D.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Maciel, Giuliane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Marketing & Tourism Review
Texto Completo: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3715
Resumo: O aumento da população da terceira idade está se tornando muito atrativo para o mercado de consumo, o crescimento deste grupo somado à disponibilidade de tempo indica que a terceira idade seja um segmento em potencial principalmente pelo interesse por viajar. O setor de turismo deve então explorar esses clientes e preparar-se para satisfazê-los. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar os fatores que influenciam os idosos na decisão de compra por viagens de lazer. Para a coleta de dados, foi utilizado o método qualitativo exploratório, aplicado através de entrevistas em profundidade por meio de roteiro semiestruturado, com quinze entrevistados com faixa etária que varia entre 60 e 90 anos de idade, que realizam viagens de lazer. Na análise dos dados, as respostas obtidas nas entrevistas foram analisadas de acordo com os objetivos específicos embasadas na teoria apresentada neste estudo. Dessa forma, foi possível concluir que os fatores influenciadores na decisão de compra dos consumidores idosos, são principalmente, o estilo de vida que o indivíduo leva suas motivações e suas culturas. Além disso, os idosos necessitam de reconhecimento, assim como inclusão nos meios sociais, o que de fato, é o que buscam ao realizar viagens de lazer. 
id UFMG-16_e0e16304cd0716e0ae18f1ef99ab1386
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3715
network_acronym_str UFMG-16
network_name_str Marketing & Tourism Review
repository_id_str
spelling Fatores de influência no Processo de Compra de Serviço de Turismo por IdososConsumidor da Terceira Idadetomada de decisãoturismoO aumento da população da terceira idade está se tornando muito atrativo para o mercado de consumo, o crescimento deste grupo somado à disponibilidade de tempo indica que a terceira idade seja um segmento em potencial principalmente pelo interesse por viajar. O setor de turismo deve então explorar esses clientes e preparar-se para satisfazê-los. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar os fatores que influenciam os idosos na decisão de compra por viagens de lazer. Para a coleta de dados, foi utilizado o método qualitativo exploratório, aplicado através de entrevistas em profundidade por meio de roteiro semiestruturado, com quinze entrevistados com faixa etária que varia entre 60 e 90 anos de idade, que realizam viagens de lazer. Na análise dos dados, as respostas obtidas nas entrevistas foram analisadas de acordo com os objetivos específicos embasadas na teoria apresentada neste estudo. Dessa forma, foi possível concluir que os fatores influenciadores na decisão de compra dos consumidores idosos, são principalmente, o estilo de vida que o indivíduo leva suas motivações e suas culturas. Além disso, os idosos necessitam de reconhecimento, assim como inclusão nos meios sociais, o que de fato, é o que buscam ao realizar viagens de lazer. Federal University of Minas Gerais2016-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/371510.29149/mtr.v1i1.3715Marketing & Tourism Review; v. 1 n. 1 (2016)Marketing & Tourism Review; Vol. 1 No. 1 (2016)2525-81762525-817610.29149/mtr.v1i1reponame:Marketing & Tourism Reviewinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3715/1810Copyright (c) 2016 Gabriel R. D. Levrini, Giuliane Macielinfo:eu-repo/semantics/openAccessLevrini, Gabriel R. D.Maciel, Giuliane2019-09-07T01:08:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3715Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtrPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/oaimkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com2525-81762525-8176opendoar:2019-09-07T01:08:57Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores de influência no Processo de Compra de Serviço de Turismo por Idosos
title Fatores de influência no Processo de Compra de Serviço de Turismo por Idosos
spellingShingle Fatores de influência no Processo de Compra de Serviço de Turismo por Idosos
Levrini, Gabriel R. D.
Consumidor da Terceira Idade
tomada de decisão
turismo
title_short Fatores de influência no Processo de Compra de Serviço de Turismo por Idosos
title_full Fatores de influência no Processo de Compra de Serviço de Turismo por Idosos
title_fullStr Fatores de influência no Processo de Compra de Serviço de Turismo por Idosos
title_full_unstemmed Fatores de influência no Processo de Compra de Serviço de Turismo por Idosos
title_sort Fatores de influência no Processo de Compra de Serviço de Turismo por Idosos
author Levrini, Gabriel R. D.
author_facet Levrini, Gabriel R. D.
Maciel, Giuliane
author_role author
author2 Maciel, Giuliane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Levrini, Gabriel R. D.
Maciel, Giuliane
dc.subject.por.fl_str_mv Consumidor da Terceira Idade
tomada de decisão
turismo
topic Consumidor da Terceira Idade
tomada de decisão
turismo
description O aumento da população da terceira idade está se tornando muito atrativo para o mercado de consumo, o crescimento deste grupo somado à disponibilidade de tempo indica que a terceira idade seja um segmento em potencial principalmente pelo interesse por viajar. O setor de turismo deve então explorar esses clientes e preparar-se para satisfazê-los. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar os fatores que influenciam os idosos na decisão de compra por viagens de lazer. Para a coleta de dados, foi utilizado o método qualitativo exploratório, aplicado através de entrevistas em profundidade por meio de roteiro semiestruturado, com quinze entrevistados com faixa etária que varia entre 60 e 90 anos de idade, que realizam viagens de lazer. Na análise dos dados, as respostas obtidas nas entrevistas foram analisadas de acordo com os objetivos específicos embasadas na teoria apresentada neste estudo. Dessa forma, foi possível concluir que os fatores influenciadores na decisão de compra dos consumidores idosos, são principalmente, o estilo de vida que o indivíduo leva suas motivações e suas culturas. Além disso, os idosos necessitam de reconhecimento, assim como inclusão nos meios sociais, o que de fato, é o que buscam ao realizar viagens de lazer. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3715
10.29149/mtr.v1i1.3715
url https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3715
identifier_str_mv 10.29149/mtr.v1i1.3715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/3715/1810
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Gabriel R. D. Levrini, Giuliane Maciel
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Gabriel R. D. Levrini, Giuliane Maciel
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Marketing & Tourism Review; v. 1 n. 1 (2016)
Marketing & Tourism Review; Vol. 1 No. 1 (2016)
2525-8176
2525-8176
10.29149/mtr.v1i1
reponame:Marketing & Tourism Review
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Marketing & Tourism Review
collection Marketing & Tourism Review
repository.name.fl_str_mv Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv mkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com
_version_ 1798321033426501632