CURRÍCULO-LAZER E AS EXPERIÊNCIAS JUVENIS:: REFLEXÕES SOBRE O RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE NEGRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos do Lazer |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/48582 |
Resumo: | O objetivo desse artigo é apresentar algumas reflexões sobre as juventudes e o reconhecimento da identidade negra a partir do currículo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto, parte de uma pesquisa de doutorado cujo tema principal foi o diálogo entre as experiências juvenis com o lazer de jovens estudantes e o currículo do Ensino Médio Integrado a partir das ações protagonizadas por coletivos juvenis. Assim, nesta discussão, apresento algumas reflexões sobre como os coletivos juvenis fizeram/fazem funcionar os artefatos culturais no Currículo-lazer potencializando o reconhecer-se negro, traçando pistas para diálogos sobre a formação da identidade negra na Educação Profissional e Tecnológica. |
id |
UFMG-17_92c2f69a49836a6537096a2a5533cf25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/48582 |
network_acronym_str |
UFMG-17 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos do Lazer |
repository_id_str |
|
spelling |
CURRÍCULO-LAZER E AS EXPERIÊNCIAS JUVENIS:: REFLEXÕES SOBRE O RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE NEGRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAAtividades de LazerCurrículoEducação ProfissionalizanteEscolaO objetivo desse artigo é apresentar algumas reflexões sobre as juventudes e o reconhecimento da identidade negra a partir do currículo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto, parte de uma pesquisa de doutorado cujo tema principal foi o diálogo entre as experiências juvenis com o lazer de jovens estudantes e o currículo do Ensino Médio Integrado a partir das ações protagonizadas por coletivos juvenis. Assim, nesta discussão, apresento algumas reflexões sobre como os coletivos juvenis fizeram/fazem funcionar os artefatos culturais no Currículo-lazer potencializando o reconhecer-se negro, traçando pistas para diálogos sobre a formação da identidade negra na Educação Profissional e Tecnológica.ANPEL2024-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/48582Revista Brasileira de Estudos do Lazer; v. 10 n. 03 (2023): Revista Brasileira de Estudos do Lazer - RBEL | Dossiê Lazer e Relações étnico-raciais; 164-1872358-1239reponame:Revista Brasileira de Estudos do Lazerinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/48582/43231Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Estudos do Lazerhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Marie Luce2024-02-06T21:42:33Zoai:periodicos.ufmg.br:article/48582Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rbelPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/oairbel.anpel@gmail.com || edilson@lcc.ufmg.br2358-12392358-1239opendoar:2024-02-06T21:42:33Revista Brasileira de Estudos do Lazer - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CURRÍCULO-LAZER E AS EXPERIÊNCIAS JUVENIS:: REFLEXÕES SOBRE O RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE NEGRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA |
title |
CURRÍCULO-LAZER E AS EXPERIÊNCIAS JUVENIS:: REFLEXÕES SOBRE O RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE NEGRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA |
spellingShingle |
CURRÍCULO-LAZER E AS EXPERIÊNCIAS JUVENIS:: REFLEXÕES SOBRE O RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE NEGRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Tavares, Marie Luce Atividades de Lazer Currículo Educação Profissionalizante Escola |
title_short |
CURRÍCULO-LAZER E AS EXPERIÊNCIAS JUVENIS:: REFLEXÕES SOBRE O RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE NEGRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA |
title_full |
CURRÍCULO-LAZER E AS EXPERIÊNCIAS JUVENIS:: REFLEXÕES SOBRE O RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE NEGRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA |
title_fullStr |
CURRÍCULO-LAZER E AS EXPERIÊNCIAS JUVENIS:: REFLEXÕES SOBRE O RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE NEGRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA |
title_full_unstemmed |
CURRÍCULO-LAZER E AS EXPERIÊNCIAS JUVENIS:: REFLEXÕES SOBRE O RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE NEGRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA |
title_sort |
CURRÍCULO-LAZER E AS EXPERIÊNCIAS JUVENIS:: REFLEXÕES SOBRE O RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE NEGRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA |
author |
Tavares, Marie Luce |
author_facet |
Tavares, Marie Luce |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Marie Luce |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades de Lazer Currículo Educação Profissionalizante Escola |
topic |
Atividades de Lazer Currículo Educação Profissionalizante Escola |
description |
O objetivo desse artigo é apresentar algumas reflexões sobre as juventudes e o reconhecimento da identidade negra a partir do currículo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto, parte de uma pesquisa de doutorado cujo tema principal foi o diálogo entre as experiências juvenis com o lazer de jovens estudantes e o currículo do Ensino Médio Integrado a partir das ações protagonizadas por coletivos juvenis. Assim, nesta discussão, apresento algumas reflexões sobre como os coletivos juvenis fizeram/fazem funcionar os artefatos culturais no Currículo-lazer potencializando o reconhecer-se negro, traçando pistas para diálogos sobre a formação da identidade negra na Educação Profissional e Tecnológica. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/48582 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/48582 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/48582/43231 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Estudos do Lazer http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Estudos do Lazer http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEL |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos do Lazer; v. 10 n. 03 (2023): Revista Brasileira de Estudos do Lazer - RBEL | Dossiê Lazer e Relações étnico-raciais; 164-187 2358-1239 reponame:Revista Brasileira de Estudos do Lazer instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos do Lazer |
collection |
Revista Brasileira de Estudos do Lazer |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos do Lazer - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbel.anpel@gmail.com || edilson@lcc.ufmg.br |
_version_ |
1798316367403810816 |