ENCONTROS CIRCENSES NO BRASIL: espaço público, arte e lazer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montanini Fernandes, Jéssica Adriana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferreira Ribeiro, Olívia Cristina, Coelho Bortoleto, Marco Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos do Lazer
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/21660
Resumo: Public leisure spaces allow the enjoyment of various practices, among which are the artistic-circus. In Brazil, several circus meetings emerged from the 1990s with the aim of exchanging knowledge and promoting the use of public space as a form of leisure and artistic promotion. Many of these meetings take place until today with wide popular participation, leading us to study four of them, held in the state of São Paulo: Circo no Beco, Encontro Campineiro de Malabarismo, Encontro de Malabarismo e Circo da Praça Roosevelt e o Encontro de Artes Circenses da Zona Leste – Circo na Praça. The objective of this study was to know how each meeting was conceived, what are its characteristics and their relevance for leisure practices and artistic diffusion in the urban space. It is a qualitative research, which included direct observations at the meetings, as well as questionnaires and semi-structured interviews with participants and organizers. The results showed that these meetings are held through voluntary citizen action, generally independent of the public power, with wide popular participation, which can be considered important spaces for the enjoyment of leisure and the promotion of the circus in the local community.
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It is a qualitative research, which included direct observations at the meetings, as well as questionnaires and semi-structured interviews with participants and organizers. The results showed that these meetings are held through voluntary citizen action, generally independent of the public power, with wide popular participation, which can be considered important spaces for the enjoyment of leisure and the promotion of the circus in the local community.Los espacios públicos de ocio permiten el flujo de varias prácticas, entre las cuales se encuentran las artístico-circenses. En Brasil, varios encuentros de circo emergen desde la década de 1990 con el objetivo de intercambiar conocimientos y promocionar el uso del espacio público como una forma de difusión artística y de ocio. Muchas de estos encuentros tienen lugar hasta hoy con una amplia participación popular, lo que nos llenó a estudiar cuatro de ellas, celebradas en el estado de São Paulo: Circo no Beco, Encuentro Campineiro de Malabares, Encuentro de Malabares y Circo de la Plaza Roosevelt y Encuentro de las Artes de la Zona Este. El objetivo de este trabajo fue saber cómo se concibió cada uno de esos encuentros, cuáles son sus características y su relevancia para las prácticas de ocio y difusión artística. Llevamos a cabo una investigación cualitativa, que incluyo observaciones directas de los encuentros y la realización de encuestas y entrevistas semiestructuradas con participantes y organizadores. Los resultados indican que se tratan de eventos organizados por la acción ciudadana voluntaria, generalmente independiente del poder público, con amplia participación popular, lo que no permite considerar espacios importantes para el disfrute del ocio y fomentando del circo en las comunidades locales.Os espaços públicos de lazer permitem a fruição de diversas práticas, dentre elas, as artístico-circenses. No Brasil,diversos encontros de circo surgiram a partir da década de 1990 contribuindo para o fomento do uso do espaço público para o lazer, bem como para a troca de conhecimentos e promoção artística. Muitos desses encontros ocorrem até os dias de hoje com ampla participação popular. O objetivo foi analisar quatro desses encontros realizados no estado de São Paulo: Circo no Beco, Encontro Campineiro de Malabarismo, Encontro de Malabarismo e Circo da Praça Roosevelt, e o Encontro de Artes Circenses da Zona Leste –Circo na Praça. De modo específico, buscou-se descrever como foram idealizados, suas principais características, quais atividades circenses são praticadas, os motivos para a participação dos praticantes de circo e se existia algum tipo de relação com o poder público local para seu fomento e manutenção.Realizou-se uma pesquisa qualitativa com observações diretas nos encontros, aplicaçãode questionários e a realização de entrevistas semi-estruturadas com participantes e organizadores. Os resultados mostraram que esses encontros são realizados fundamentalmente por meio da ação cidadã voluntária, geralmente de modo independente do poder público, com ampla participação popular. Conclui-se que os encontros circenses representamimportantes espaços para a fruição do lazer nos espaços urbanos e de fomento do circo na comunidade local.ANPEL2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/21660Revista Brasileira de Estudos do Lazer; v. 7 n. 2 (2020): Revista Brasileira de Estudos do Lazer - RBEL; p. 43-632358-1239reponame:Revista Brasileira de Estudos do Lazerinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/21660/20134Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Estudos do Lazerhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Montanini Fernandes, Jéssica AdrianaFerreira Ribeiro, Olívia CristinaCoelho Bortoleto, Marco Antonio2020-12-03T03:19:23Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21660Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rbelPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/oairbel.anpel@gmail.com || edilson@lcc.ufmg.br2358-12392358-1239opendoar:2020-12-03T03:19:23Revista Brasileira de Estudos do Lazer - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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