THE MEANING OF WORK FOR STORE MANAGERS IN SHOPPING MALLS: THE CASE OF A CITY OF STREET VENDORS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade |
DOI: | 10.25113/farol.v6i17.4197 |
Texto Completo: | https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/4197 |
Resumo: | Busca-se analisar e compreender a percepção do sentido do trabalho para profissionais que atuam em um shopping center localizado na cidade de Caruaru, na região do Agreste de Pernambuco. Discute-se a centralidade do trabalho na contemporaneidade, de forma situada, considerando a realidade social e histórica da região em questão. Foram entrevistados sete gerentes e os resultados apresentaram as categorias horário, infraestrutura, público, trabalho e centralidade, empowerment e busca de melhores condições de trabalho em cidades maiores. A conclusão indica que os sujeitos pontuam o trabalho como elemento central em suas vidas e reproduzem discursos gerencialistas, impostos pelas organizações contemporâneas. Estes discursos, entretanto, se chocam com modos de vida e de trabalho tipicamente agrestinos, reforçando a existência de uma realidade híbrida no contexto do Agreste, no qual shopping e comércio/feira representam a dinâmica cultural dessa região. |
id |
UFMG-18_2103b86415dd2fd1d985216350944476 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4197 |
network_acronym_str |
UFMG-18 |
network_name_str |
Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade |
spelling |
THE MEANING OF WORK FOR STORE MANAGERS IN SHOPPING MALLS: THE CASE OF A CITY OF STREET VENDORSEL SIGNIFICADO DEL TRABAJO PARA LOS GERENTES DE TIENDAS EN CENTROS COMERCIALES: EL CASO DE UNA CIUDAD DE VENDEDORES AMBULANTESO SENTIDO DO TRABALHO PARA GESTORES DE LOJAS EM SHOPPING CENTER: O CASO DE UMA CIDADE DE FEIRANTESSignificado del trabajoShopping centerAgresteSentido do trabalhoShopping centerAgresteMeaning of workShopping centerAgresteBusca-se analisar e compreender a percepção do sentido do trabalho para profissionais que atuam em um shopping center localizado na cidade de Caruaru, na região do Agreste de Pernambuco. Discute-se a centralidade do trabalho na contemporaneidade, de forma situada, considerando a realidade social e histórica da região em questão. Foram entrevistados sete gerentes e os resultados apresentaram as categorias horário, infraestrutura, público, trabalho e centralidade, empowerment e busca de melhores condições de trabalho em cidades maiores. A conclusão indica que os sujeitos pontuam o trabalho como elemento central em suas vidas e reproduzem discursos gerencialistas, impostos pelas organizações contemporâneas. Estes discursos, entretanto, se chocam com modos de vida e de trabalho tipicamente agrestinos, reforçando a existência de uma realidade híbrida no contexto do Agreste, no qual shopping e comércio/feira representam a dinâmica cultural dessa região.Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), FACE/UFMG2020-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/419710.25113/farol.v6i17.4197Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade; v. 6 n. 17 (2019): Dezembro; 1035-1078Farol - Revista de Estudios Organizacionales y Sociedad; Vol. 6 Núm. 17 (2019): Diciembre; 1035-1078Farol - Journal of Organization Studies and Society; Vol. 6 No. 17 (2019): December; 1035-10782358-6311reponame:Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedadeinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/4197/3015Copyright (c) 2019 Wagner Rocha Gomes, Elisabeth Cavalcante Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Wagner RochaSantos, Elisabeth Cavalcante2020-03-20T22:00:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4197Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farolPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/oaisaraiva@face.ufmg.br || farol@face.ufmg.br2358-63112358-6311opendoar:2020-03-20T22:00:20Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
THE MEANING OF WORK FOR STORE MANAGERS IN SHOPPING MALLS: THE CASE OF A CITY OF STREET VENDORS EL SIGNIFICADO DEL TRABAJO PARA LOS GERENTES DE TIENDAS EN CENTROS COMERCIALES: EL CASO DE UNA CIUDAD DE VENDEDORES AMBULANTES O SENTIDO DO TRABALHO PARA GESTORES DE LOJAS EM SHOPPING CENTER: O CASO DE UMA CIDADE DE FEIRANTES |
title |
THE MEANING OF WORK FOR STORE MANAGERS IN SHOPPING MALLS: THE CASE OF A CITY OF STREET VENDORS |
spellingShingle |
THE MEANING OF WORK FOR STORE MANAGERS IN SHOPPING MALLS: THE CASE OF A CITY OF STREET VENDORS THE MEANING OF WORK FOR STORE MANAGERS IN SHOPPING MALLS: THE CASE OF A CITY OF STREET VENDORS Gomes, Wagner Rocha Significado del trabajo Shopping center Agreste Sentido do trabalho Shopping center Agreste Meaning of work Shopping center Agreste Gomes, Wagner Rocha Significado del trabajo Shopping center Agreste Sentido do trabalho Shopping center Agreste Meaning of work Shopping center Agreste |
title_short |
THE MEANING OF WORK FOR STORE MANAGERS IN SHOPPING MALLS: THE CASE OF A CITY OF STREET VENDORS |
title_full |
THE MEANING OF WORK FOR STORE MANAGERS IN SHOPPING MALLS: THE CASE OF A CITY OF STREET VENDORS |
title_fullStr |
THE MEANING OF WORK FOR STORE MANAGERS IN SHOPPING MALLS: THE CASE OF A CITY OF STREET VENDORS THE MEANING OF WORK FOR STORE MANAGERS IN SHOPPING MALLS: THE CASE OF A CITY OF STREET VENDORS |
title_full_unstemmed |
THE MEANING OF WORK FOR STORE MANAGERS IN SHOPPING MALLS: THE CASE OF A CITY OF STREET VENDORS THE MEANING OF WORK FOR STORE MANAGERS IN SHOPPING MALLS: THE CASE OF A CITY OF STREET VENDORS |
title_sort |
THE MEANING OF WORK FOR STORE MANAGERS IN SHOPPING MALLS: THE CASE OF A CITY OF STREET VENDORS |
author |
Gomes, Wagner Rocha |
author_facet |
Gomes, Wagner Rocha Gomes, Wagner Rocha Santos, Elisabeth Cavalcante Santos, Elisabeth Cavalcante |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Elisabeth Cavalcante |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Wagner Rocha Santos, Elisabeth Cavalcante |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Significado del trabajo Shopping center Agreste Sentido do trabalho Shopping center Agreste Meaning of work Shopping center Agreste |
topic |
Significado del trabajo Shopping center Agreste Sentido do trabalho Shopping center Agreste Meaning of work Shopping center Agreste |
description |
Busca-se analisar e compreender a percepção do sentido do trabalho para profissionais que atuam em um shopping center localizado na cidade de Caruaru, na região do Agreste de Pernambuco. Discute-se a centralidade do trabalho na contemporaneidade, de forma situada, considerando a realidade social e histórica da região em questão. Foram entrevistados sete gerentes e os resultados apresentaram as categorias horário, infraestrutura, público, trabalho e centralidade, empowerment e busca de melhores condições de trabalho em cidades maiores. A conclusão indica que os sujeitos pontuam o trabalho como elemento central em suas vidas e reproduzem discursos gerencialistas, impostos pelas organizações contemporâneas. Estes discursos, entretanto, se chocam com modos de vida e de trabalho tipicamente agrestinos, reforçando a existência de uma realidade híbrida no contexto do Agreste, no qual shopping e comércio/feira representam a dinâmica cultural dessa região. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/4197 10.25113/farol.v6i17.4197 |
url |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/4197 |
identifier_str_mv |
10.25113/farol.v6i17.4197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/4197/3015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Wagner Rocha Gomes, Elisabeth Cavalcante Santos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Wagner Rocha Gomes, Elisabeth Cavalcante Santos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), FACE/UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), FACE/UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade; v. 6 n. 17 (2019): Dezembro; 1035-1078 Farol - Revista de Estudios Organizacionales y Sociedad; Vol. 6 Núm. 17 (2019): Diciembre; 1035-1078 Farol - Journal of Organization Studies and Society; Vol. 6 No. 17 (2019): December; 1035-1078 2358-6311 reponame:Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade |
collection |
Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
saraiva@face.ufmg.br || farol@face.ufmg.br |
_version_ |
1822180456586543104 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.25113/farol.v6i17.4197 |