A PANDEMIA DE DISTOPIA: QUE FORMA DE GOVERNO ESTÁ SURGINDO?
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade |
Texto Completo: | https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/6330 |
Resumo: | O paradigma de governo, enunciado por Giorgio Agamben, é explorado por meio dos três conceitos chave de iatrogênese, gestão de risco e biossegurança. O primeiro fora explorado por Ivan Illich e expõe a contraprodutividade do empreendimento médico. O segundo emerge quando as instituições modernas perdem suas identidades para tornarem-se um sistema social integrado que redefine as identidades das pessoas. Sob a alegação de promover autonomia e decisões informadas, as esferas de expertise se extendem a todos aspectos da vida. Finalmente, a biossegurança é um novo ápice no qual em vez de ter direito à saúde, as pessoas se tornam obrigadas a estarem saudáveis. Cada aspecto da vida se torna mediado por tecnologias de vigilância. O resultado é que apenas a vida nua (zoè) é salvaguardada, e para escapar disso seria necessário escapar da pobreza modernizada. A pandemia poderia criar espaço para a discussão pública sobre as consequências deletérias do industrialismo. |
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A PANDEMIA DE DISTOPIA: QUE FORMA DE GOVERNO ESTÁ SURGINDO?LA PANDEMIA DE DISTOPÍA: ¿QUÉ FORMA DE GOBIERNO ESTÁ SURGIENDO?THE PANDEMIC OF DISTOPIA: WHAT FORM OF GOVERNMENT IS ARISING?BioseguridadGestion de riesgosLatrogenesisCovid-19La vida desnudaBiosecurityRisk managementLatrogenesisCovid-19Bare lifeBiossegurançaGerenciamento de riscoLatrogêneseCovid-19Vida nuaO paradigma de governo, enunciado por Giorgio Agamben, é explorado por meio dos três conceitos chave de iatrogênese, gestão de risco e biossegurança. O primeiro fora explorado por Ivan Illich e expõe a contraprodutividade do empreendimento médico. O segundo emerge quando as instituições modernas perdem suas identidades para tornarem-se um sistema social integrado que redefine as identidades das pessoas. Sob a alegação de promover autonomia e decisões informadas, as esferas de expertise se extendem a todos aspectos da vida. Finalmente, a biossegurança é um novo ápice no qual em vez de ter direito à saúde, as pessoas se tornam obrigadas a estarem saudáveis. Cada aspecto da vida se torna mediado por tecnologias de vigilância. O resultado é que apenas a vida nua (zoè) é salvaguardada, e para escapar disso seria necessário escapar da pobreza modernizada. A pandemia poderia criar espaço para a discussão pública sobre as consequências deletérias do industrialismo.El paradigma del gobierno, enunciado por Giorgio Agamben, se explora bajo los tres conceptos clave de iatrogénesis, gestión de riesgos y bioseguridad. El primero fue explorado por Ivan Illich y expone la contraproductividad médica. El segundo surge cuando las instituciones modernas pierden sus identidades para formar un sistema social integrado que redefine el yo de las personas. Bajo la supuesta promoción de la autonomía y las decisiones informadas, las esferas de experiencia se extienden a todos los aspectos de la vida. Finalmente, la bioseguridad es un nuevo vértice en el que, en lugar de tener derecho a la salud, las personas se ven obligadas a estar saludables. Cada aspecto de la vida se convierte en parte de la vigilancia masiva. El resultado es que solo se salvaguarda la vida desnuda (zoè), y para escapar de esto, sería necesario escapar de la pobreza modernizada. O paradigma de governo, enunciado por Giorgio Agamben, é explorado por meio dos três conceitos chave de iatrogênese, gestão de risco e biossegurança. O primeiro fora explorado por Ivan Illich e expõe a contraprodutividade do empreendimento médico. O segundo emerge quando as instituições modernas perdem suas identidades para tornarem-se um sistema social integrado que redefine as identidades das pessoas. Sob a alegação de promover autonomia e decisões informadas, as esferas de expertise se extendem a todos aspectos da vida. Finalmente, a biossegurança é um novo ápice no qual em vez de ter direito à saúde, as pessoas se tornam obrigadas a estarem saudáveis. Cada aspecto da vida se torna mediado por tecnologias de vigilância. O resultado é que apenas a vida nua (zoè) é salvaguardada, e para escapar disso seria necessário escapar da pobreza modernizada. A pandemia poderia criar espaço para a discussão pública sobre as consequências deletérias do industrialismo.Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), FACE/UFMG2021-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/633010.25113/farol.v7i20.6330Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade; v. 7 n. 20 (2020): Dezembro; 941-965Farol - Revista de Estudios Organizacionales y Sociedad; Vol. 7 Núm. 20 (2020): Dezembro; 941-965Farol - Journal of Organization Studies and Society; Vol. 7 No. 20 (2020): Dezembro; 941-9652358-6311reponame:Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedadeinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/6330/3392Copyright (c) 2021 Nilo Coradini de Freitas, Lucas Casagrandehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCoradini de Freitas, NiloCasagrande, Lucas2021-07-22T23:31:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6330Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farolPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/oaisaraiva@face.ufmg.br || farol@face.ufmg.br2358-63112358-6311opendoar:2021-07-22T23:31:13Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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