DESENVOLVIMENTO E CONTRADIÇÃO: REFLEXOS DO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO (PAC) NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Priscilla Borgonhoni
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade
Texto Completo: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/3222
Resumo: A política econômica brasileira a partir de 2003 foi fundamentada nas premissas do chamado novo desenvolvimentismo em uma estratégia ideológica do capital para responder ao processo de deslegitimação que o projeto neoli­beral vivencia na contemporaneidade. Nesse sentido, o argumento que norteia esse trabalho é de que as estratégias capitalistas processam modelos de desenvolvimento “repaginados”, como é o caso do chamado novo desenvolvimentismo e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), promovem reorganizações espaciais e conduzem a um desenvolvimento geográfico desigual às regiões que recebem os investimentos. O município do Rio Grande (RS), por possuir uma vantagem locacional, se configura como um território estratégico para o projeto de expansão e acumulação capitalista no modelo de desenvolvimentismo vigente no país. Contradições e conflitos foram gerados e ampliados e demonstram que os investimentos no Polo Naval de Rio Grande promoveram reorganizações espaciais e conduziram um desenvolvimento geográfico desigual na cidade.
id UFMG-18_9493af532ec70248be8dd58dad5ca383
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3222
network_acronym_str UFMG-18
network_name_str Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade
repository_id_str
spelling DESENVOLVIMENTO E CONTRADIÇÃO: REFLEXOS DO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO (PAC) NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS)DesenvolvimentoPrograma de Aceleração do CrescimentoNovo desenvolvimentismo.A política econômica brasileira a partir de 2003 foi fundamentada nas premissas do chamado novo desenvolvimentismo em uma estratégia ideológica do capital para responder ao processo de deslegitimação que o projeto neoli­beral vivencia na contemporaneidade. Nesse sentido, o argumento que norteia esse trabalho é de que as estratégias capitalistas processam modelos de desenvolvimento “repaginados”, como é o caso do chamado novo desenvolvimentismo e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), promovem reorganizações espaciais e conduzem a um desenvolvimento geográfico desigual às regiões que recebem os investimentos. O município do Rio Grande (RS), por possuir uma vantagem locacional, se configura como um território estratégico para o projeto de expansão e acumulação capitalista no modelo de desenvolvimentismo vigente no país. Contradições e conflitos foram gerados e ampliados e demonstram que os investimentos no Polo Naval de Rio Grande promoveram reorganizações espaciais e conduziram um desenvolvimento geográfico desigual na cidade. Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), FACE/UFMG2017-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/3222Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade; v. 4 n. 9 (2017): Abril; 81-147Farol - Revista de Estudios Organizacionales y Sociedad; Vol. 4 Núm. 9 (2017): Abril; 81-147Farol - Journal of Organization Studies and Society; Vol. 4 No. 9 (2017): Abril; 81-1472358-6311reponame:Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedadeinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/3222/2371Copyright (c) 2017 Priscilla Borgonhoni Chagasinfo:eu-repo/semantics/openAccessChagas, Priscilla Borgonhoni2018-05-29T00:08:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3222Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farolPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/oaisaraiva@face.ufmg.br || farol@face.ufmg.br2358-63112358-6311opendoar:2018-05-29T00:08:09Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO E CONTRADIÇÃO: REFLEXOS DO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO (PAC) NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS)
title DESENVOLVIMENTO E CONTRADIÇÃO: REFLEXOS DO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO (PAC) NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS)
spellingShingle DESENVOLVIMENTO E CONTRADIÇÃO: REFLEXOS DO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO (PAC) NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS)
Chagas, Priscilla Borgonhoni
Desenvolvimento
Programa de Aceleração do Crescimento
Novo desenvolvimentismo.
title_short DESENVOLVIMENTO E CONTRADIÇÃO: REFLEXOS DO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO (PAC) NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS)
title_full DESENVOLVIMENTO E CONTRADIÇÃO: REFLEXOS DO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO (PAC) NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS)
title_fullStr DESENVOLVIMENTO E CONTRADIÇÃO: REFLEXOS DO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO (PAC) NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS)
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO E CONTRADIÇÃO: REFLEXOS DO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO (PAC) NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS)
title_sort DESENVOLVIMENTO E CONTRADIÇÃO: REFLEXOS DO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO (PAC) NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS)
author Chagas, Priscilla Borgonhoni
author_facet Chagas, Priscilla Borgonhoni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas, Priscilla Borgonhoni
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento
Programa de Aceleração do Crescimento
Novo desenvolvimentismo.
topic Desenvolvimento
Programa de Aceleração do Crescimento
Novo desenvolvimentismo.
description A política econômica brasileira a partir de 2003 foi fundamentada nas premissas do chamado novo desenvolvimentismo em uma estratégia ideológica do capital para responder ao processo de deslegitimação que o projeto neoli­beral vivencia na contemporaneidade. Nesse sentido, o argumento que norteia esse trabalho é de que as estratégias capitalistas processam modelos de desenvolvimento “repaginados”, como é o caso do chamado novo desenvolvimentismo e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), promovem reorganizações espaciais e conduzem a um desenvolvimento geográfico desigual às regiões que recebem os investimentos. O município do Rio Grande (RS), por possuir uma vantagem locacional, se configura como um território estratégico para o projeto de expansão e acumulação capitalista no modelo de desenvolvimentismo vigente no país. Contradições e conflitos foram gerados e ampliados e demonstram que os investimentos no Polo Naval de Rio Grande promoveram reorganizações espaciais e conduziram um desenvolvimento geográfico desigual na cidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/3222
url https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/3222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/3222/2371
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Priscilla Borgonhoni Chagas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Priscilla Borgonhoni Chagas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), FACE/UFMG
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), FACE/UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade; v. 4 n. 9 (2017): Abril; 81-147
Farol - Revista de Estudios Organizacionales y Sociedad; Vol. 4 Núm. 9 (2017): Abril; 81-147
Farol - Journal of Organization Studies and Society; Vol. 4 No. 9 (2017): Abril; 81-147
2358-6311
reponame:Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade
collection Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade
repository.name.fl_str_mv Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv saraiva@face.ufmg.br || farol@face.ufmg.br
_version_ 1798045929840836608