PRESSUPOSTOS PARA O ESTUDO DA LIDERANÇA COMO UM FENÔMENO DISCURSIVO E SOCIALMENTE CONSTRUÍDO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade |
Texto Completo: | https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/4068 |
Resumo: | Apesar de estudos recentes contribuírem para o entendimento da liderança como fenômeno discursivo e socialmente construído, um problema permanece saliente: como distinguir a liderança dentre outras formas de discurso nas organizações? Este artigo busca mitigar esse problema ao delinear pressupostos para o estudo da liderança como um fenômeno discursivo. Combinando a teoria relacional e a teoria de atividade, o artigo delineia pressupostos para o estudo da liderança discursiva. Os pressupostos são aplicados em um estudo de caso de um projeto de voluntariado da comunidade acadêmica da UFSC. Resultados demonstram que os pressupostos auxiliam a distinguir a liderança discursiva de outros discursos na organização pesquisada, na medida em que a primeira emerge de um processo de construção coletiva de comprometimento, alinhamento e direcionamento distinto dos discursos pré-existentes. O artigo conclui com uma apreciação crítica das vantagens e desvantagens da abordagem proposta. |
id |
UFMG-18_a1750054cc15b3bef452b81800df9b8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4068 |
network_acronym_str |
UFMG-18 |
network_name_str |
Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
PRESSUPOSTOS PARA O ESTUDO DA LIDERANÇA COMO UM FENÔMENO DISCURSIVO E SOCIALMENTE CONSTRUÍDOliderançadiscursoconstrução socialprocesso de liderançaliderança discursiva.Apesar de estudos recentes contribuírem para o entendimento da liderança como fenômeno discursivo e socialmente construído, um problema permanece saliente: como distinguir a liderança dentre outras formas de discurso nas organizações? Este artigo busca mitigar esse problema ao delinear pressupostos para o estudo da liderança como um fenômeno discursivo. Combinando a teoria relacional e a teoria de atividade, o artigo delineia pressupostos para o estudo da liderança discursiva. Os pressupostos são aplicados em um estudo de caso de um projeto de voluntariado da comunidade acadêmica da UFSC. Resultados demonstram que os pressupostos auxiliam a distinguir a liderança discursiva de outros discursos na organização pesquisada, na medida em que a primeira emerge de um processo de construção coletiva de comprometimento, alinhamento e direcionamento distinto dos discursos pré-existentes. O artigo conclui com uma apreciação crítica das vantagens e desvantagens da abordagem proposta. Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), FACE/UFMG2017-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/4068Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade; v. 4 n. 11 (2017): Dezembro; 1317-1372Farol - Revista de Estudios Organizacionales y Sociedad; Vol. 4 Núm. 11 (2017): Dezembro; 1317-1372Farol - Journal of Organization Studies and Society; Vol. 4 No. 11 (2017): Dezembro; 1317-13722358-6311reponame:Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedadeinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/4068/2495Copyright (c) 2017 Vitor Hugo Klein Jr.info:eu-repo/semantics/openAccessKlein Jr., Vitor Hugo2018-06-18T02:36:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4068Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farolPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/oaisaraiva@face.ufmg.br || farol@face.ufmg.br2358-63112358-6311opendoar:2018-06-18T02:36:06Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRESSUPOSTOS PARA O ESTUDO DA LIDERANÇA COMO UM FENÔMENO DISCURSIVO E SOCIALMENTE CONSTRUÍDO |
title |
PRESSUPOSTOS PARA O ESTUDO DA LIDERANÇA COMO UM FENÔMENO DISCURSIVO E SOCIALMENTE CONSTRUÍDO |
spellingShingle |
PRESSUPOSTOS PARA O ESTUDO DA LIDERANÇA COMO UM FENÔMENO DISCURSIVO E SOCIALMENTE CONSTRUÍDO Klein Jr., Vitor Hugo liderança discurso construção social processo de liderança liderança discursiva. |
title_short |
PRESSUPOSTOS PARA O ESTUDO DA LIDERANÇA COMO UM FENÔMENO DISCURSIVO E SOCIALMENTE CONSTRUÍDO |
title_full |
PRESSUPOSTOS PARA O ESTUDO DA LIDERANÇA COMO UM FENÔMENO DISCURSIVO E SOCIALMENTE CONSTRUÍDO |
title_fullStr |
PRESSUPOSTOS PARA O ESTUDO DA LIDERANÇA COMO UM FENÔMENO DISCURSIVO E SOCIALMENTE CONSTRUÍDO |
title_full_unstemmed |
PRESSUPOSTOS PARA O ESTUDO DA LIDERANÇA COMO UM FENÔMENO DISCURSIVO E SOCIALMENTE CONSTRUÍDO |
title_sort |
PRESSUPOSTOS PARA O ESTUDO DA LIDERANÇA COMO UM FENÔMENO DISCURSIVO E SOCIALMENTE CONSTRUÍDO |
author |
Klein Jr., Vitor Hugo |
author_facet |
Klein Jr., Vitor Hugo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Klein Jr., Vitor Hugo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
liderança discurso construção social processo de liderança liderança discursiva. |
topic |
liderança discurso construção social processo de liderança liderança discursiva. |
description |
Apesar de estudos recentes contribuírem para o entendimento da liderança como fenômeno discursivo e socialmente construído, um problema permanece saliente: como distinguir a liderança dentre outras formas de discurso nas organizações? Este artigo busca mitigar esse problema ao delinear pressupostos para o estudo da liderança como um fenômeno discursivo. Combinando a teoria relacional e a teoria de atividade, o artigo delineia pressupostos para o estudo da liderança discursiva. Os pressupostos são aplicados em um estudo de caso de um projeto de voluntariado da comunidade acadêmica da UFSC. Resultados demonstram que os pressupostos auxiliam a distinguir a liderança discursiva de outros discursos na organização pesquisada, na medida em que a primeira emerge de um processo de construção coletiva de comprometimento, alinhamento e direcionamento distinto dos discursos pré-existentes. O artigo conclui com uma apreciação crítica das vantagens e desvantagens da abordagem proposta. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/4068 |
url |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/4068 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/4068/2495 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Vitor Hugo Klein Jr. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Vitor Hugo Klein Jr. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), FACE/UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), FACE/UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade; v. 4 n. 11 (2017): Dezembro; 1317-1372 Farol - Revista de Estudios Organizacionales y Sociedad; Vol. 4 Núm. 11 (2017): Dezembro; 1317-1372 Farol - Journal of Organization Studies and Society; Vol. 4 No. 11 (2017): Dezembro; 1317-1372 2358-6311 reponame:Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade |
collection |
Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
saraiva@face.ufmg.br || farol@face.ufmg.br |
_version_ |
1798045930386096128 |